Pesquisar no Blog

terça-feira, 14 de maio de 2024

A acupuntura no combate à cefaleia: uma alternativa eficiente para o bem-estar

Especialista do Instituto Pierin explica como a técnica é precisa para aliviar os sintomas da doença

 

Com a aproximação do Dia Nacional do Combate à Cefaleia, celebrado em 19 de maio, cresce a discussão sobre as terapias eficazes para o manejo desta condição que impacta a vida de milhões de pessoas no Brasil.

 

Entre as modalidades de tratamento que têm se destacado por sua eficácia e baixo risco está a acupuntura, uma prática milenar originária da medicina tradicional chinesa. Essa técnica não apenas proporciona alívio significativo da dor, mas também contribui para a melhoria geral da qualidade de vida dos pacientes.

 

No Brasil, estimativas da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCE) apontam que cerca de 140 milhões de brasileiros sofrem com dores de cabeça, que são responsáveis por, aproximadamente, 10% das consultas em unidades básicas de saúde. Do total de casos no mundo, em torno de 14% estão relacionados à enxaqueca.

 

A acupuntura se baseia na inserção de agulhas muito finas em pontos específicos do corpo, buscando a regulação das funções corporais. A escolha desses pontos é determinada conforme a necessidade individual de cada paciente, o que faz do tratamento uma solução altamente personalizada. Segundo especialistas, essa prática pode ajudar na liberação de substâncias naturais analgésicas e relaxantes, como endorfina e serotonina, que são cruciais para alívio da dor e relaxamento muscular.

 

Leandro Daval, fisioterapeuta e acupunturista do Instituto Pierin, é uma voz ativa dessa prática para o tratamento das cefaleias. "A acupuntura pode ser um tratamento eficaz para quem sofre de cefaleia, incluindo tipos como a enxaqueca e a cefaleia tensional," explica Daval. "Ela atua através da inserção dessas agulhas em pontos específicos do corpo, estimulando e liberando substâncias analgésicas e relaxantes, que ajudam no controle da dor."

 

Além do controle da dor, os benefícios da acupuntura se estendem à melhoria do humor e da qualidade do sono, elementos que são frequentemente afetados em pacientes com cefaleia frequente. "Além da redução da dor e da frequência das crises, ela vai melhorar a qualidade de vida dos pacientes, melhorando o humor e a qualidade do sono," reitera Daval.

 

O tratamento com acupuntura tem se mostrado útil não apenas para a enxaqueca e a cefaleia tensional, mas também para outros tipos de cefaleia, como a cefaleia em cluster e a cefaleia pós-traumática. "A enxaqueca, para ela, é um tratamento eficaz e seguro, tanto para prevenir as crises, quanto para aliviar a dor durante essas crises," afirma o acupunturista. Ele ainda reforça que o tratamento é caracterizado por uma dor e uma pressão na cabeça, no pescoço, e nos músculos adjacentes dessa região, sendo também eficaz para cefaleia tensional.

 

Diante de um panorama onde muitos pacientes buscam alternativas ou complementos à medicação tradicional, a acupuntura apresenta-se como uma opção valiosa. Daval aconselha que os interessados consultem um acupunturista qualificado para entender melhor essa terapia: "Então é legal você conversar com um acupunturista qualificado para você poder entender mais sobre essa terapia, que ela pode com certeza te ajudar."

 

Este mês de conscientização sobre a cefaleia representa uma oportunidade para pacientes, profissionais de saúde e a comunidade em geral explorarem e reconhecerem a acupuntura como um recurso terapêutico valioso na gestão da cefaleia e na promoção do bem-estar geral.

 


Instituto Pierin
Avenida Pedro Lessa, número 3097, Embaré - Santos
Instagram: @institutopierin


Mitos e verdades sobre reposição hormonal na menopausa

Mesmo com eficácia cientificamente comprovada, método de reposição hormonal segue sendo visto com maus olhos por muitas mulheres

 

Para grande parte das mulheres a menopausa continua sendo tabu e um assunto de pouco conhecimento. Até hoje, alguns métodos que são moderadores e facilitadores da vida feminina nessa fase ainda são vistos com maus olhos por pura falta de informação.

Um clássico exemplo, é que muitas mulheres continuam resistentes a terapia de reposição hormonal porque existe uma construção cultural de que hormônios sempre serão nocivos. Assim, acabam excluindo um método super eficaz de tratamento.   

A médica ginecologista especialista em menopausa e modulação hormonal, Dra. Beatriz Tupinambá (@drabeatriztupinamba), pontua abaixo MITOS E VERDADES sobre o uso de hormônios na menopausa: 

  • Deve-se iniciar os protocolos de reposição hormonal de maneira preventiva ?! VERDADE! Quanto mais tempo a mulher estiver na menopausa, menos receptores para hormônio o corpo dela vai apresentar. Quanto mais cedo se iniciar o tratamento preventivo, melhores e mais rápidos serão os resultados. A eficácia do tratamento hormonal em mulheres que estão há mais tempo na menopausa é naturalmente mais demorada, mas vale a pena ser iniciado; 
  • Estradiol causa câncer?! DEPENDE! O estradiol por via oral não é recomendado. O uso aumenta o risco de câncer de mama, trombose e não apresenta benefícios; 
  • A queda do estradiol no corpo da mulher engorda?! VERDAD! A falta de estradiol deixa o corpo feminino com características mais masculinas com o aumento da cintura e diminuição de nádegas e coxas. 
  • Pessoas que tem ou tiveram miomas não podem fazer uso de hormônios. MITO! Mioma não é contraindicação de reposição hormonal; 
  • Repor estradiol melhora sessa os problemas de libido da mulher ?! MITO! O uso de um comprimido ou um creme de hormônio não vai resolver o problema de libido. Não existe tratamento mágico. Depositar grandes expectativas em uma única receita médica não é o ideal. Procure um médico!

DOENÇA CELÍACA – CONDIÇÃO AUTOIMUNE AFETA 2 MILHÕES DE BRASILEIROS E MERECE CUIDADOS ESPECIAIS

 

Justin Bieber, Miley Cyrus, Isis Valverde, Thiago Leifert, Ivete Sangalo e outros famosos convivem com a doença que exige cuidados especiais e dieta restritiva.

 

O dia 16 de maio é dedicado para a conscientização sobre a condição autoimune que afeta cerca de 2 milhões de brasileiros, mas muitos ainda não sabem do diagnóstico. Pessoas que convivem com a doença celíaca ficam restritas de consumir grande parte dos alimentos que são derivados do trigo, como todos os tipos de pães, biscoitos, massas e bebidas alcoólicas. A doença também se agrava por conta do estresse e única maneira de tratar é a exclusão total do glúten na dieta. 

De acordo com o Dr. Lucas Nacif, Cirurgião Gastrointestinal, e membro titular do colégio brasileiro de cirurgia digestiva (CBCD), a condição pode surgir em qualquer fase da vida e os sintomas variam de pessoa para pessoa e claro, pelo grau de intolerância. “Mas em todos os casos, o sistema imunológico reage de forma anormal ao glúten, atacando e danificando a mucosa do intestino delgado. Isso leva à inflamação e à deterioração das vilosidades intestinais, estruturas responsáveis pela absorção de nutrientes”, resume. 

Os sintomas mais comuns associados à doença celíaca são: dores abdominais; diarreia crônica ou constipação; gases e inchaço abdominal. Na pele, podem aparecer erupções cutâneas como bolhas e coceira intensa ressecando e descamando a pele. Além disso, a sensação de cansaço persistente e fraqueza muscular se fazem presente em algumas pessoas. 

Ainda de acordo com Nacif, não há uma maneira definitiva de prevenir o desenvolvimento da doença celíaca, uma vez que é uma condição de origem genética. No entanto, é possível estar atento ao histórico familiar da doença e iniciar uma investigação precoce caso haja suspeita de predisposição. “A retirada do glúten da alimentação antes do surgimento dos primeiros sintomas pode ajudar a evitar danos à mucosa do intestino delgado, reduzindo assim o risco de complicações associadas à doença celíaca”, explica.

 

Após o diagnóstico, é importante que o paciente saiba que não há cura para a condição, mas existem medicamentos e tratamentos para aliviar os sintomas. “A base do tratamento é a exclusão total do glúten da alimentação. Isso significa retirar todos os alimentos que contenham trigo, cevada, centeio e, em alguns casos, até mesmo aveia, devido ao risco de contaminação cruzada” - orienta Nassif. 

Por isso, o acompanhamento nutricional se faz necessário a todos os pacientes. “Com a ausência de inúmeros alimentos, é imprescindível garantir que todos os nutrientes necessários estão sendo consumidos, só assim é possível evitar grandes danos ao organismo e claro, prevenir deficiências nutricionais que podem surgir devido à exclusão do glúten”, enfatiza. 

Nassif também ressalta que o tratamento adequado da doença celíaca não se limita apenas à eliminação do glúten da dieta, mas também envolve o gerenciamento de possíveis complicações e o monitoramento regular da saúde intestinal. “A inflamação crônica do intestino delgado, se não tratada adequadamente, pode aumentar o risco de desenvolvimento de tumores e outras condições graves no futuro. Portanto, é essencial que os pacientes sigam rigorosamente as orientações médicas e nutricionais para garantir qualidade de vida e prevenir complicações a longo prazo”, conclui.

 

Lucas Nacif Especialista em cirurgia geral do aparelho digestivo, o Dr. Lucas Nacif é reconhecido por sua expertise em cirurgias hepato bilio pancreáticas e transplante de fígado, utilizando técnicas avançadas minimamente invasivas por laparoscopia e robótica. Além de suas contribuições no campo da cirurgia, o Dr. Nacif é membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD) e da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Internacionalmente, ele é membro da ILTS (International Liver Transplantation Society), TTS (The Transplantation Society) e AHPBA (Americas Hepato-Pancreato-Biliary Association). O Dr. Nacif dedica-se integralmente à promoção da saúde digestiva, buscando não apenas a cura, mas também uma melhoria substancial na qualidade de vida de seus pacientes.


SBPC/ML: Como tornar mais eficaz o diagnóstico e a prevenção das hepatites virais

As hepatites virais representam um desafio significativo para a saúde pública brasileira. Apesar da disponibilidade de imunização através do Programa Nacional de Imunização (PNI), é essencial destacar a importância da atenção ao saneamento básico e à higiene individual


O dia 19 de maio é conhecido por ser o Dia Mundial de Combate à Hepatite, um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A infecção por hepatite pode ser desencadeada por uma variedade de fatores socioambientais, incluindo a ingestão de água ou alimentos contaminados devido à falta de saneamento básico, contato sexual desprotegido e outras formas de exposição a sangue ou fluidos corporais infectados. No Brasil, as hepatites mais comuns são dos tipos A, B e C, com o vírus da hepatite D sendo mais prevalente na região Norte e o da hepatite E sendo menos comum.      ‍

Dados do Ministério da Saúde revelam que, entre 2000 e 2021, foram diagnosticados mais de 700 mil casos de hepatites no Brasil, resultando em mais de 62 mil óbitos atribuídos à hepatite C durante esse período. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta preocupante, indicando um aumento significativo nas mortes relacionadas às hepatites, atingindo a alarmante marca de 3,5 mil óbitos por dia em escala global.      ‍

De acordo com João Renato Rebello Pinho, médico Patologista Clínico e membro da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica /Medicina Laboratorial (SBPC/ML), uma detecção precoce da infecção pelo vírus da hepatite C é fundamental para um tratamento eficaz. 

"O desafio da infecção é a ausência de sintomas e sinais precoces da doença, o que dificulta o diagnóstico. É crucial que a comunidade médica solicite sorologias e exames de rotina e discuta a imunização para prevenção das hepatites A e B", ressaltou o especialista, acrescentando que a vacinação contra hepatite A, administrada em dose única aos 15 meses, e hepatite B, administrada ao nascer e completada na adolescência e fase adulta, conforme o esquema vacinal, são fundamentais para prevenir essas infecções.      ‍

Para uma abordagem eficaz no tratamento, uma análise laboratorial detalhada é essencial, especialmente em casos com sintomas claros como icterícia ou em casos assintomáticos. Rebello explica que, além disso, "é importante considerar que as hepatites podem ser causadas por outros vírus, bactérias, uso excessivo de medicamentos ou ingestão de álcool".      ‍

Para o diagnóstico das hepatites B e C, uma variedade de testes laboratoriais estão disponíveis. No caso da hepatite B, os testes incluem HBsAg, HBeAg, Anti-HBc IgM, Anti-HBc IgG, Anti-HBe e Anti-HBs. "Esses testes, combinados, podem confirmar ou descartar a infecção aguda ou crônica, bem como infecções ou vacinações prévias. Já para hepatite C, o teste sorológico principal é o anti-HCV. Se o resultado for reativo, indica a presença da infecção, e a realização da carga viral é essencial para um diagnóstico definitivo", enfatizou o patologista clínico da SBPC/ML.      ‍

A prevenção e o diagnóstico precoce das hepatites virais exigem uma abordagem abrangente que inclua medidas de imunização, atenção ao saneamento básico, conscientização sobre práticas de higiene individual e acesso a testes laboratoriais eficazes. “Somente através de uma combinação dessas estratégias podemos esperar reduzir significativamente o ônus das hepatites virais no Brasil e proteger a saúde de nossa população”, reforçou Rebello.


SBPC/ML - A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial


APAS SHOW 2024 revela hábito de consumo nos supermercados

Análise aponta mudanças significativas nas preferências e comportamento do cliente na hora das compras, principalmente, na busca por produtos mais saudáveis, busca por mercados de bairro e motivação na compra via e-commerce

Carlos Corrêa, diretor geral da APAS em Coletiva de imprensa
APAS SHOW 2024

 

A Associação Paulista de Supermercados (APAS), em parceria com as empresas de pesquisa Scanntech e Shopper Experience, divulgou nesta terça-feira, dia 14, os resultados do estudo "Comportamento do Consumidor”. A apresentação compôs a programação da APAS SHOW 2024, maior evento do setor de alimentos e bebidas das Américas, e a maior feira supermercadista do mundo, que ocorre de 13 a 16 de maio de 2024, no Expo Center Norte, em São Paulo. 

“O estudo foi realizado por meio de metodologia quantitativa e com uma amostra representativa de 1.047 pessoas em todo o Brasil. É um conteúdo que destaca mudanças significativas nas preferências e hábitos de compra dos consumidores. Com idades variando entre 18 e acima de 55 anos, a pesquisa abrangeu diversas faixas etárias e classes sociais”, explica Carlos Corrêa, diretor geral da APAS. 

Um dos pontos altos da pesquisa destaca uma crescente preocupação do consumidor com hábitos alimentares saudáveis, com 57% dos entrevistados procurando manter uma boa alimentação em suas refeições, um crescimento de 4% em comparação com 2023. “Percebemos que os produtos saudáveis cresceram de forma acelerada em todas as cestas com os perecíveis em alta e bebidas com o maior crescimento”, destaca Felipe Queiroz, economista da APAS.


Carlos Corrêa, diretor geral da APAS em Coletiva de imprensa 
 APAS SHOW 2024

Uma análise das vendas de alimentos saudáveis mostrou um crescimento significativo em categorias como frutas (44%), legumes (18%), verduras (26%), água de coco (26%), entre outros. “À medida que o setor de supermercados se adapta às novas realidades do mercado, o estudo destaca a importância de compreender e antecipar as mudanças nas preferências e comportamentos do consumidor. Questões como a valorização da experiência na loja física, a diversificação das escolhas de produtos e o aumento do interesse em alimentos saudáveis apresentam desafios e oportunidades para os varejistas”, aponta Queiroz.

 

Comportamento online

O estudo examinou o crescente interesse dos consumidores nas compras online de supermercado. Do total de entrevistados, 66% relataram que efetuam compras online, porém, a pesquisa mostrou que há mudanças nas motivações dos clientes. A conveniência e a facilidade de encontrar preços competitivos emergiram como principais motivadores nesse segmento, refletindo uma mudança na mentalidade do consumidor em relação à conveniência e eficiência.


Carlos Corrêa, diretor geral da APAS em Coletiva de imprensa
 APAS SHOW 2024

Comportamento de compra para o domicílio

Em relação aos tipos de compras realizadas para o domicílio, os dados mostram uma preferência contínua por compras mensais, com 81% dos entrevistados relatando essa prática em 2024. No entanto, houve uma leve queda nas compras de reposição (70% em 2024, contra 73% em 2023) e emergência (36% em 2024, contra 38% em 2023) em comparação com o ano anterior. 

A pesquisa também destacou a crescente tendência do brasileiro em visitar múltiplos estabelecimentos para as compras de supermercado. Cerca de 7 em cada 10 consumidores afirmaram frequentar mais de uma loja, com diferentes formatos como atacarejo e vizinhança ganhando popularidade. Essa tendência é especialmente pronunciada entre os consumidores da Classe A, onde 83% relataram explorar diferentes opções de estabelecimentos.    ‌  

Quando questionados: “O que faz você concentrar suas compras em uma única loja?”, 34% dos entrevistados apontaram o “preço baixo” como fator principal, seguido por: “praticidade/comodidade (conveniência)”, com 18%; “tem tudo que necessita (conveniência)”, com 15%; “localização (conveniência)”, com 14%; “promoções e ofertas” (10%); “confiança na loja” (10%); “variedade de produtos” (7%); “otimização de tempo (conveniência)”, com 7%; “agilidade no atendimento e entrega (6%); “qualidade dos produtos” (5%); “bom atendimento” (4%); e melhor custo-benefício (3%). “Ou seja, aspectos associados à conveniência representam mais de 50% das menções. Isso é um dado muito importante para que as empresas fidelizem seus clientes”, complementa Corrêa.

 

Gastos por classe social

Uma análise detalhada por classe social revelou insights sobre os gastos médios em compras de supermercado. Entre 2023 e 2024, o consumo médio nos supermercados diminuíram ligeiramente entre todas as classes sociais: Classe A (R$ 2.741,87 em 2024, contra R$ 2.909,62 em 2023), Classe B (R$ 1.097,08 em 2024, contra R$ 1.192,12 em 2023) e C (R$ 686,44 em 2024, contra R$ 767,26 em 2023).

 

Dados do setor

Com um faturamento que representa 30% do total nacional e uma participação de 9,3% no PIB do estado, São Paulo continua a se consolidar como o principal representante do setor supermercadista do país. Além disso, o faturamento do setor supermercadista paulista atingiu R$ 300 bilhões em 2023, mostrando um crescimento constante nos últimos anos.

 

Em 2023, o setor supermercadista experimentou um ano de crescimento, impulsionado pela presença predominante de pequenos estabelecimentos, que representam 61% do total. Com mais de 23 mil lojas espalhadas pelo estado, a maioria delas de micro e pequeno porte, o setor continua a desempenhar um papel vital na economia paulista. 

O estudo também mostra que o setor supermercadista é um importante gerador de empregos, com mais de 669 mil pessoas empregadas diretamente em 2023. Além disso, o perfil diversificado da força de trabalho reflete a inclusão de pessoas de todas as idades, gêneros e habilidades, com 27,9% dos colaboradores com idade até 24 anos e uma significativa participação de pessoas com deficiência (PCD), representando diversas categorias.

 

SERVIÇO: APAS SHOW 2024 – Site oficial
Quando: até 16 de maio de 2024

Horários: de 13 a 15/05, das 12h às 20h; 16/05, das 12h às 18h;

Local: Expo Center Norte

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme. São Paulo, SP


Fisco vai intimar 4 milhões de contribuintes com pendências

ARTE: Max/DC
A Receita Federal alerta que a omissão por 90 dias seguidos de qualquer obrigação acessória poderá acarretar a inaptidão da inscrição no CNPJ

 

A receita Federal está intimando aproximadamente 4 milhões de contribuintes com pendências de obrigações acessórias, dos quais mais de 1,5 milhão já foram notificados.

As notificações são enviadas para quem está em atraso com o cumprimento das seguintes declarações e escriturações: PGDAS-D, DASN-SIMEI, DCTF, DCTFWeb, Defis, ECF e EFD-Contribuições.

Segundo a Receita, as intimações estão sendo envidas para a Caixa Postal dos contribuintes, que terão o prazo de 30 dias para regularizar a situação fiscal. Além do rol das obrigações acessórias faltantes, as mensagens possuem os endereços das páginas com as orientações específicas para cada caso.

O fisco informa que a melhor maneira de consultar um Termo de Intimação ou outro aviso eletrônico enviado pela Receita é por meio da Caixa Postal do e-CAC.

Para os optantes do Simples Nacional, inclusive microempreendedores individuais (MEI), as mensagens disponibilizadas no Caixa Postal do e-CAC também podem ser consultadas no DTE-SN (Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional), acessado por meio do Portal do Simples Nacional.

Para verificar as pendências basta acessar a opção “Consulta Pendências – situação Fiscal” > “Diagnóstico Fiscal” do Portal e-CAC.

A Receita alerta ainda que não é necessário comparecer às Unidades da Receita Federal para regularizar as pendências.


PENALIDADES

A omissão por 90 dias seguidos de qualquer obrigação acessória, a contar da data estabelecida pela legislação para sua apresentação, poderá acarretar a inaptidão da inscrição no CNPJ do sujeito passivo. Esse bloqueio impede a emissão de notas fiscais bem como a obtenção de financiamentos e empréstimos.

Além disso, a pessoa jurídica omissa está sujeita à aplicação de multas e ao arbitramento do lucro, no caso de optante pelo lucro real.


Redação DC
https://www.dcomercio.com.br/publicacao/s/fisco-vai-intimar-4-milhoes-de-contribuintes-com-pendencias


Saiba como não cair em fraudes ao doar para o Rio Grande do Sul

ClearSale contribui no combate a sites e canais online falsos


Em meio ao movimento da população em prol das doações às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, o Threat X, divisão de cibersegurança da ClearSale, referência em inteligência de dados com portfólio para prevenção a fraude, está derrubando gratuitamente sites fraudadores, em um esforço para proteger os cidadãos e garantir que contribuições monetárias não sejam desviadas das comunidades afetadas pela crise. Até o momento, já foram quase 30 páginas online retiradas do ar pela companhia, que está colaborando com bancos e autoridades para bloquear contas de fraudadores.

Diante da tática dos criminosos, que também envolve uso de links falsos e engenharia social para aplicar golpes disfarçados de doações, a proposta da companhia é localizar e remover sites e canais falsos em tempo hábil, garantindo que a população possa realizar doações e navegar por links online com segurança. Nesse cenário, Eduardo Mônaco, CEO da ClearSale, alerta que perfis fakes geralmente copiam a identidade visual das páginas e perfis oficiais, alterando os números do Pix para contas particulares.

“Enquanto empresa antifraude, estamos comprometidos em usar da nossa expertise para ajudar as pessoas afetadas e dar suporte para os órgãos competentes, ainda mais em um momento de vulnerabilidade, em que criminosos estão desviando recursos daqueles que mais precisam. Ressalto que entre as táticas mais aplicadas por fraudadores, a criação de sites falsos, para transações financeiras e obtenção de dados confidenciais, golpes envolvendo o Pix e captura de informações em redes sociais são as mais comuns”, alerta o CEO.

Abaixo, confira como fraudadores agem e dicas para se prevenir:


Não clique em links desconhecidos

Fraudadores podem enviar mensagens falsas solicitando informações pessoais. Nunca clique em links desconhecidos e verifique cuidadosamente os dados disponíveis na transferência, e não forneça suas informações bancárias para sites que não apresentam certificado de segurança. Nenhum órgão sério envia mensagens de texto solicitando dados para pedir doações.


Atenção à URL dos Sites 

Golpistas frequentemente criam sites falsos com erros na URL. Antes de doar qualquer quantia é importante verificar erros de ortografia, letras duplicadas e muitos dígitos na URL dos sites.


Verifique a autenticidade

Antes de efetuar qualquer doação, verifique os dados da entidade para ter certeza de que o destinatário e informações bancárias estejam corretos. Se tiver dúvidas sobre a autenticidade do destino da doação, pesquise sobre a fonte e/ou entre em contato diretamente para confirmar.

 

ClearSale


Conheça o calendário completo do Enem 2024

Em 2023, cerca de 2.7 milhões de pessoas realizaram as provas. Neste ano o exame acontecerá nos dias 3 e 10 de novembro

 

O Instituto Nacional dos Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou o calendário completo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para um dos processos seletivos mais importantes do país serão realizadas entre 27 de maio e 3 de junho no site do INEP .

 

As provas do Enem 2024 vão acontecer nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia serão cobradas questões de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Na segunda etapa será a vez de Matemática e Ciências da Natureza. 

 

O coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista Santa Maria, Sandro Coelho, alerta que a preparação deve começar desde o início do ano. “O Enem requer uma estratégia de estudo abrangente, incluindo a capacidade de contextualizar informações. Por isso, incentivamos nossos alunos a estudar e refletir criticamente sobre os fatos, tanto dentro quanto fora da sala de aula”, pondera. 

 

Nota do Enem


A nota alcançada nas provas pode ser usada de diversas formas. Seja em programas como o Sisu, Prouni ou Fies. Para quem almeja uma universidade pública, o caminho é o Sisu. Já com o Prouni é possível concorrer a uma bolsa de estudos de 50% até 100% em instituições privadas. O Fies é um sistema de financiamento do valor do curso que também é acessado por meio do Enem. Além disso, é possível tentar vagas no exterior, como em Portugal e outros países, por exemplo. Na opinião da diretora do Marista Escola Social Irmão Lourenço, Andreia Aparecida Castro, o período do ENEM promove reflexões importantes na vida dos jovens. “Para muito além das profissões, o exame ajuda o aluno a interpretar questões fundamentais da sociedade e do país e acessar programas que auxiliam a sua formação e desenvolvimento, e todo esse movimento contribui para seu projeto de vida”, avalia, a unidade atende gratuitamente crianças e adolescentes na Zona Leste de São Paulo. 


A necessidade de um plano ESG para PMEs

pexels
Como um plano ESG pode alavancar sua empresa


O conceito de ESG (Environmental, Social, and Governance - Ambiental, Social e Governança) está cada vez mais no centro das preocupações corporativas, as afetando não apenas economicamente mas sim como são percebidas e avaliadas no mercado. Pois o ESG não destaca apenas a importância da sustentabilidade e responsabilidade social, mas também enfatiza a transparência e ética na gestão empresarial.

Para entender um pouco melhor pedimos ajuda ao Glaico Gundim Head de ESG da Impactability que diz. "O "E" é o aspecto ambiental, que impulsiona as organizações a adotarem práticas que minimizem seu impacto no meio ambiente, como a gestão eficiente dos recursos naturais e a redução da emissão de poluentes. O "S" é o âmbito social, crucial na forma como a empresa se relaciona com seus colaboradores, clientes e comunidade, promovendo a igualdade, inclusão e respeito aos direitos humanos. Já o "G" de governança, destaca a transparência, ética e integridade nos processos decisórios da empresa."

Por uma questão lógica de cuidar do seu planeta e sociedade muitas empresas têm sido pressionadas a integrarem os critérios ESG em suas estratégias e práticas. Porém poucas sabem como iniciar nesse processo de mudança, para isso algumas empresas criam planos para guiar outros empresários e empreendedores por um caminho correto e eficiente, como a Impactability por exemplo com seu plano de iniciação ESG First Steps.

Para as PMEs interessadas em começar um plano ESG, o Planos como o ESG First Steps traz diversas vantagens. "Fornecemos um relatório completo sobre o estágio de maturidade ESG da empresa, orientação estratégica, sugestões de iniciativas e feedback personalizado feito por nossos especialistas", diz Glaico Gundim.

Além de melhorar a reputação da empresa, a adoção desses critérios atrai e retém talentos, clientes e investidores que valorizam práticas éticas e sustentáveis. O estudo “Tendências de RH 2023” elaborado pela Korn Ferry na metade de 2023 com a participação de 625 empresas em países da América Latina indicou que 75% das empresas participantes da pesquisa planejam adotar as práticas ESG entre os próximos 12 a 18 meses, uma das possíveis motivações dessa adoção é o visível melhor desempenho ao longo do tempo de empresas com boa gestão socioambiental, pois recebem um retorno em forma de reputação e possíveis investidores.

Mas para iniciar um plano ESG, é crucial compreender sua importância e impacto nos negócios, realizar uma análise de maturidade, definir metas alinhadas aos princípios ESG e envolver os colaboradores e stakeholders.

Em resumo, as empresas precisam de um plano ESG para se adaptarem ao mercado, demonstrarem responsabilidade social e ambiental, atrair investidores e garantir sua sustentabilidade. Com a ajuda de planos externos é possível oferecer direcionamento estratégico para as PMEs que desejam iniciar nesse caminho.

 

Impactability
Glaico Gundim
Head de ESG da Impactability
41 99968-9378
@impactability.hub
glaico@impactability.com.br
https://www.linkedin.com/in/glaico?originalSubdomain=br
www.impactability.com.br


Maio Amarelo: Concessionárias fazem ações para conscientização de caminhoneiros

Foto: CCR RodoAnel
As atividades trazem orientações que vão desde a manutenção dos veículos até a saúde dos condutores, sempre com o objetivo de ampliar a segurança no trânsito

 

Supervisionadas pela ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo, as 20 concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, estão promovendo neste mês dezenas de ações educativas focadas nos caminhoneiros como parte das iniciativas do Maio Amarelo 2024. O lema da campanha deste ano é “Paz no trânsito começa com você”.

 

As atividades estão acontecendo em toda malha rodoviária concedida voltadas aos profissionais que garantem o transporte de mercadorias e produtos em todo país e, assim, trafega com frequência e com cargas de todo tipo pelas rodovias.

 

“O tema deste Maio Amarelo tem uma conexão natural com todas as pessoas que circulam nas vias e ainda mais com os caminhoneiros, para quem as estradas são o local de trabalho no dia a dia”, comenta Milton Persoli, diretor geral da ARTESP. “É importante ressaltar que essas ações educativas que destacamos no Maio Amarelo são realizadas de forma constante durante todo o ano“, complementa. 

Entre as ações recorrentes há a Acorda, Motorista, um alerta para a importância do sono e das pausas durante a jornada de trabalho, realizada em parceria com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv). Já a Bate Coração tem foco na saúde, a partir da realização de exames de pressão arterial, glicemia e eletrocardiograma.  

A programação da última quinzena do mês inclui as ações de conscientização da CCR RodoAnel, que está distribuindo panfletos informativos diariamente ao longo do trecho Oeste do Rodoanel Mário Covas. Nos dias 15, 19, 20 e 22 a ViaRondon fará o Acorda, Motorista das 2h30 às 4h30 em três postos da PMRv na SP-300 (Araçatuba, Penápolis e Andradina). Nesta quarta e quinta (15 e 16), a Renovias vai checar a saúde dos caminhoneiros na ação Bate Coração, em Mogi Mirim, no Auto Posto RVM, das 8h às 16h. 

A SPMar também vai realizar o Acorda, Motorista no dia 21 em Itapecerica da Serra, das 5h às 7h no SAU 04, localizado no km 41 do Rodoanel Mário Covas. No mesmo horário do  dia seguinte, o programa será aplicado pela CART na SP-225, na praça de pedágio de Piratininga. O dia 22 terá uma ação educativa para os caminhoneiros, com dicas de segurança viária, na balança do km 330 da Anhanguera, por meio da concessionária Entrevias, com apoio da PMRv. 

Além disso, vale sempre praticar cuidados básicos como os listados abaixo:


Dicas de Segurança aos Caminhoneiros

·         Realizar a manutenção preventiva do caminhão;

·         Não dirija com sono e cansado;

·         Mantenha uma distância segura dos demais veículos;

·         Planeje o trajeto com antecedência;

·         Obedeça às sinalizações e à legislação de trânsito;

·         Evite distrações durante o percurso;

·         Alimente-se adequadamente;

·         Respeite os limites de velocidade. 

A programação completa das iniciativas voltadas aos caminhoneiros durante o Maio Amarelo pode ser encontrada no site da ARTESP, neste link.


Lei do Bem: por que apenas 22% das empresas utilizam por mais de cinco anos?

Inovar é um forte desejo de muitas empresas. Mas, infelizmente, poucas estão estruturadas para adotar essa estratégia de forma contínua, obtendo resultados no longo prazo. Um dos impeditivos para isso costuma ser a falta de recursos financeiros para apostar em novas ideias. Contudo, o que poucas sabem é que existem diversos mecanismos à inovação no Brasil, tanto na busca de financiamentos a taxas atrativas, quanto na renúncia fiscal dos investimentos que já foram feitos. Entre eles, a Lei 11.196/2005, conhecida como Lei do Bem, desponta como uma das principais ferramentas para quem vê a inovação como atividade fundamental para a perpetuidade dos negócios.

Oficializada em 2005, ela é destinada à concessão de benefícios fiscais às empresas operantes no regime de Lucro Real que realizam investimentos em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento voltados para a inovação tecnológica. Em 2022, este mecanismo alavancou R$ 35,74 bilhões, de acordo com dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Entretanto, de acordo com um levantamento do FI Group, consultoria especializada em mecanismos de fomento à inovação, das mais de 5.588 empresas elegíveis ao programa, apenas 22% buscaram o programa por mais de cinco anos consecutivos.

Entre os principais motivos para isso estão as limitações na própria Lei. Uma das barreiras é o fato de que as empresas que se encontram em situação de prejuízo fiscal não podem usufruir do benefício. Alterações na legislação possibilitariam mais recursos para que elas investissem cada vez mais em novos produtos e serviços que tornariam o Brasil mais competitivo perante o mundo.

A luz no fim deste túnel está na PL 4944/2020, que propõe a modernização da Lei do Bem. O projeto permite que as empresas utilizem os recursos fiscais em exercícios subsequentes – e não apenas no ano em que ocorrer lucro fiscal, ampliando as possibilidades de investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação que podem ser abatidas dos tributos a pagar. A PL também permite a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre equipamentos, máquinas, aparelhos e instrumentos destinados às atividades de PD&I, assim como desvincula as alíquotas de IRPJ e CSLL do cálculo do incentivo, protegendo a Lei do Bem de uma futura reforma tributária. Sem dúvida, seria um salto enorme para o país.


Enquanto isso não ocorre, outro fato que prejudica a persistência das empresas na busca pelo benefício é que poucas dispõem de uma sólida governança de inovação, o que significa que muitas inovam de forma praticamente empírica, sem saber quais são os objetivos desejados, os processos necessários para alcançá-los e, muito menos, os indicadores para saber se estão ou não no caminho certo. Como para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve, a falta de um mapa e uma rota precisa para a inovação faz com que muitas percam valiosas oportunidades de inovar de forma cadenciada e contínua, mantendo a perenidade na busca pela Lei do Bem.

Mais um ponto relevante neste caso é a insegurança jurídica provocada pelo baixo nível de transparência entre o MCTI e a Receita Federal. É preciso haver critérios mais claros sobre o entendimento destes órgãos acerca da aplicabilidade das empresas ao mecanismo fiscal. A jurisprudência neste aspecto precisa ser aperfeiçoada, assim como reduzir o tempo de resposta na comunicação entre os dois órgãos a fim de diminuir as incertezas no processo.

Por fim, mas não menos importante, muitas empresas não contam com orientação especializada, o que pode ocasionar fragilidades devido à falta de conhecimento técnico. Inclusive, muitas acreditam que só é possível obter renúncia em projetos exitosos e concluídos, o que não é verdade. Um projeto elegível que tenha recebido investimentos mas que tenha, posteriormente, sido descartado pela empresa, também pode ter acesso ao programa.

Em suma, a Lei do Bem é o único mecanismo fiscal para inovação disponível no Brasil. Utilizá-la com inteligência é a melhor forma de destravar todo o potencial inovador do nosso país. Com melhorias na legislação e uma maior parceria entre empresas, governos e o ambiente acadêmico, teremos todos os recursos necessários para sermos uma referência global no tema. 



Rafael Costa - diretor do FI Group Brasil, consultoria especializada na gestão de incentivos fiscais e financeiros destinados à PD&I.

FI Group
https://br.fi-group.com/


Geração Z: como construir uma estratégia de marketing assertiva?

No enlace mercadológico que estamos vendo atualmente, onde diferentes gerações estão ficando ativas economicamente em um mesmo espaço de tempo, temos um cenário um pouco caótico, no qual marcas têm como público-alvo principal uma determinada geração enquanto, em segundo e terceiro lugar na escala de número de vendas, possuem outras duas gerações distintas representando uma grande parcela das compras.

Nesse sentido, fica claro que a marca deve começar a se preocupar e tentar dialogar com esses outros públicos antes que uma nova empresa abocanhe essa parcela do mercado como seu nicho principal de trabalho. Tendo isso em mente, torna-se necessário compreender os hábitos da geração Z, que são os nascidos entre 1995-2010, de modo a começar a construir campanhas que conversem com esse grupo.

Um dos primeiros pontos que apela às pessoas da geração Z é a questão das causas sociais. Em uma pesquisa intitulada “Família, Futuro e Diversão: conheça as portas de acesso para a Geração Z”, apresentada pelo Google em 2019, dentro do grupo selecionado que respondeu ao questionário, 85% dos indivíduos disseram que têm interesse em causas sociais e preservação ambiental. Dessa forma, uma empresa que apresenta missões, valores e objetivos (possuindo a melhora de algum aspecto social em seu leque) ganha a atenção dessa geração caso comparada com uma outra que não apresente as mesmas bases definidas.

Outro assunto que representa muita importância é a personalização e segmentação para anúncios pagos. Uma vez que temos a situação de múltiplas gerações ativas e entrelaçadas, faz-se necessária a utilização da maior personalização possível no que se refere aos anúncios pagos, de modo que a mensagem chegue ao seu nicho de preferência. Apesar de não ser uma dica que seja voltada somente para a genZ, de fato, essa é uma tática que deve ser aplicada para todo tipo de fragmento de público, uma vez que estamos na era do marketing 5.0, onde a personalização de anúncios, tida como novidade, já passou, e isso deve ficar claro.

Continuando agora com dicas voltadas para a geração Z em específico, podemos ver nessa seção um grande consumo de vídeos no modelo short e conteúdos gerados pelos usuários (UGC). Temos como explicação a constante degradação do tempo máximo de concentração que as pessoas das novas gerações vêm apresentando – já que, em uma pesquisa feita pela American Psychological Association, foi identificado que, desde 2004, o foco das pessoas diminuiu de 72 segundos para 40 na média.

Seguindo na ideia dos shorts, eles são uma ótima opção para empresas de diversos tamanhos, principalmente porque, hoje, temos micro influenciadores que são uma forma muito mais estratégica de trabalhar com essas “celebridades das redes” do que utilizar as pessoas mais famosas para campanhas em massa. Assim, conteúdos que parecem, ou que são autenticamente criados por esses influenciadores, manifestam uma chance muito maior de serem aceitos pelos seguidores.

Tendo em vista a forma natural com a qual a genZ se adaptou e cresceu cercada de tecnologias em evolução, seus integrantes já possuem uma boa versatilidade no tocante à tecnologia e integração do virtual x real. Assim, podemos dizer que grande parte desse grupo de pessoas têm o funil full journey instalado em seu modo de pensar quando fazem compras, com um longo processo de ponderação antes da conversão.

Isso significa que as marcas que visam esse grupo precisam estar utilizando a estratégia omnichannel e estar em todos ou, pelo menos, na maior parte dos pontos de contato pelos quais as pessoas passam ao considerar um produto. Tais pontos são, geralmente, pesquisas no Google, Instagram da loja (análise), YouTube (reviews), e sites de concorrentes (análise de preços, comparação de fretes, etc.).

Em resumo, para conseguir ter uma boa relação de compra e venda com a genZ, as marcas precisam estar alinhadas com alguma causa social, possuir valores, missões e objetivos definidos, apresentar anúncios personalizados, utilizar estratégias com influenciadores ou micro influenciadores que vão entrar em contato justamente com o nicho dos produtos e, por fim, possuir uma variedade de pontos de contato para sempre estar ali, frente a frente com o possível comprador. 



Renan Cardarello - CEO da iOBEE, Assessoria de Marketing Digital e Tecnologia.


iOBEE
https://iobee.com.br/


Posts mais acessados