O foco de TI é apenas garantir o bom funcionamento de uma empresa, ou poderia e até deveria ter um papel mais estratégico dentro das empresas, visto que o departamento perpassa por todas as áreas de uma companhia, independentemente do porte ou segmento? Mesmo tendo um papel de destaque nas operações, o setor ainda é visto por muitos como um suporte, sendo acionado, principalmente, nos momentos em que algo falha – enquanto, na verdade, deveria ter um papel decisivo para o desenvolvimento estratégico de qualquer negócio.
É certo que a tecnologia faz parte do cotidiano das
empresas. Contar com o apoio eficiente do TI é parte fundamental para assegurar
resultados positivos. No entanto, a missão do setor na organização vai muito
além de atender a chamados, devendo auxiliar efetivamente as tomadas de decisão
em prol do crescimento e aumento da competitividade da empresa em seu segmento
de atuação.
Contudo, para que isso aconteça, é primordial
integrar o setor em todos os processos. Infelizmente, essa ainda não é uma
realidade para todos. Prova disso é que, segundo um levantamento conduzido pela
IT Mídia, em 2022, foi constatado que, embora os profissionais de tecnologia
valorizem o feedback, 31% afirmam recebê-los raramente. Ou seja, na
maioria das empresas, trata-se de um departamento marginalizado, assumindo
meras funções de suporte em vez de estratégicas.
Se esse dado, por si só, já chama atenção, não
podemos deixar de abordar outro problema recorrente nas companhias: a
utilização de sistemas ineficientes. De nada adianta considerar a área de TI
como um elemento fundamental para a empresa, sem que esses profissionais tenham
acesso a ferramentas de ponta, capazes de agregar valor para o negócio.
Afinal, é um bom sistema de gestão que irá permitir
que a empresa se desenvolva e execute as tarefas com maior precisão, eficiência
e produtividade. Por sua vez, integrar o setor de TI aos aspectos estratégicos,
nem sempre é uma tarefa fácil. Nessa jornada, alguns passos são essenciais.
Primeiramente, tenha uma ferramenta que seja
intuitiva, estável e que apoie a gestão da empresa. Levando em conta o fluxo de
trabalho e demandas, é essencial que a solução tenha uma boa aderência e
proporcione um controle efetivo de gestão, fornecendo dados que apoiem o
processo de tomada de decisão.
Também é fundamental investir no backoffice.
Pode até parecer redundante falar sobre isso, mas muitas ferramentas não têm a
funcionalidade de entregar o básico. São essas informações que irão ajudar a
empresa a identificar qual a sua situação atual, bem como localizar possíveis
gargalos que precisam ser solucionados a fim de maximizar resultados no curto,
médio e longo prazo.
Somando a isso, obviamente, também é importante
fazer uma gestão operacional, que contemple todos os processos da empresa, como
fluxo de caixa, estoque, planejamento de vendas, entre outras funções. Tudo deve
estar indexado ao sistema para uma melhor perspectiva do desempenho da
organização quanto ao seu futuro.
A boa notícia é que todos esses pontos podem ser
facilmente solucionados com a utilização de um software de gestão, como um ERP.
Além do sistema conciliar todos esses itens em sua implementação, também agrega
mais segurança às operações, eliminando instabilidades sistêmicas, que impactam
o desempenho dos projetos de uma empresa.
E, em que isso favorece o TI? Em absolutamente
tudo! A partir do momento em que a empresa passa a contar com um sistema de
gestão completo, estável, simples e intuitivo, como consequência, a equipe de
TI poderá redirecionar sua atenção que hoje está quase que totalmente focada em
suporte, para uma nova atuação mais estratégica, avaliando melhorias nos
processos, buscando novas tecnologias que agreguem valor ao negócio e, dessa
maneira, ganhando mais importância e protagonismo dentro da empresa.
Importante salientar que, para que todos esses
benefícios sejam obtidos, é essencial que as empresas evoluam, deixando de lado
métodos antigos e passem a olhar para um futuro muito mais promissor. É através
de medidas efetivas hoje que se obtém resultados positivos amanhã. Afinal, a
missão do TI não pode se limitar ao suporte.
Cristiano Silvestrin - diretor da ALFA Campinas, consultoria SAP Business One Gold Partner.
Convite:
Participe do evento “TI: suporte ou estratégia?”
Data: 08/02/23, das19:00 às 21:00h
Local: Campinas, Restaurante Pobre Juan – Shopping Galleria Campinas
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