Pesquisa exclusiva da Câmara de Comércio
França-Brasil, feita pela Ipsos, mostra que 42% dos associados têm planos de contratar mais funcionários
“Os resultados mostram um otimismo maior dos empresários para 2019, superior ao dos três anos anteriores”, afirma Thierry Fournier, presidente da CCIFB-SP. “Os indicadores econômicos apresentaram melhoras significativas nesta 4.a edição e pela primeira vez, a avaliação positiva supera a regular e negativa, chegando a 40%”, explica. “Entre os países emergentes, o estudo mostra que o Brasil subiu do terceiro para o segundo lugar no ranking global de importância das multinacionais instaladas aqui”, sinaliza Fournier.
Outro ponto importante da pesquisa é que 42% dos entrevistados disseram que pretendem contratar mais funcionários neste ano. A mudança de governo é vista positivamente pelos associados, tanto em relação ao presidente Jair Bolsonaro como com a equipe econômica. O grau de confiança no presidente saltou da média 3,7 para 7,1 neste ano, sendo 10 a nota máxima.
Apesar do otimismo, as empresas veem como os principais riscos para os negócios, a curto prazo, a desaceleração da economia e a não aprovação de reformas estruturais, principalmente a tributária (80%) e a da previdência (49%).
A pesquisa foi realizada pela Ipsos entre novembro e janeiro de 2019, junto à base de associados da CCIFB, em uma tentativa de contato censitário. Sobre o perfil, dos 118 participantes, 63% são presidentes e CEOS e 39% vêm de multinacionais. Dentre os setores de atuação, 65% são da área de serviços, 12% da indústria, 3% do comércio e 19% dos demais segmentos.
A Ipsos é uma empresa independente global na área de pesquisa de mercado presente em 88 países. A companhia tem mais de 5 mil clientes e ocupa a terceira posição na indústria de pesquisa. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de publicidade, fidelização de clientes, marketing, mídia, opinião pública e coleta de dados. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e analisam audiência, medem a opinião pública ao redor do mundo.