A tecnologia e a internet não apenas aceleraram a
velocidade e a quantidade de dados a que todos têm acesso, como também
transformaram a comunicação e o trabalho colaborativo, dando maior protagonismo
aos usuários e ampliando as possibilidades de aprendizagens significativas. No
meio escolar, estendeu-se como um novo meio para o fim. Ainda é
perceptível o receio de alguns docentes sobre o uso de itens tecnológicos
nas dependências escolares: menos da metade, 40% dos professores, solicitam em
algum momento, o uso de tecnologias para realizações de trabalhos, exercícios e
trabalhos em grupo pela internet.
Hoje, a tecnologia é uma realidade que está disponível
para todas as gerações de estudantes e se faz presente, fortemente, no dia a
dia. O momento agora é de atualizar o entendimento sobre o quanto tais
ferramentas passaram nos últimos anos para a esfera de facilitadores,
refletindo e planejando sobre a utilização das inovações disponíveis em
diversas dimensões, definindo com clareza, para a escola e seus aprendizes, por
que e para qual finalidade utilizá-las, assim como, o que e quando criar,
realizar, registrar, avaliar, comunicar e compartilhar.
A International Society for Technology in Education
(ISTE)/Sociedade Internacional da Tecnologia em Educação, a qual a
Sphere International School, do Grupo SEB está baseada, atua como uma estrutura
para que estudantes, educadores, administradores, treinadores e educadores de
ciência da computação repensem o assunto e criem ambientes de aprendizado
inovadores, trazendo diferentes possibilidades e fontes de pesquisas, realidade
aumentada, aplicativos por área de conhecimento e mídias sociais, que permitem
compartilhar projetos, atrair os estudantes e dar maior protagonismo, dinamismo
e interação entre todos dentro de sala de aula.
O educador, nesse contexto, deixa de lado as
atividades mais mecânicas, como elaboração de provas e correção de exercícios,
e se torna um mediador da aprendizagem, um provocador e curador de conteúdos,
criando estratégias pedagógicas híbridas, que mesclam modos de ensino online e
offline, seja por meio de games e plataformas onlines ou com trabalhos de
mentoria em grupo, diversificando fontes e perspectivas e fornecendo diferentes
possibilidades de aprendizagem, de comunicação e de avaliação. Espera-se, aos
aprendizes, que desenvolvam habilidades de investigação e análise do processo
de elaboração de um projeto, demonstrando habilidades técnicas, socioemocionais
e criativas com o uso e aplicações destas.
Vale salientar que, apesar do incentivo ao uso de
diferentes tecnologias, em nenhum momento os novos recursos substituem ou devem
minimizar as possibilidades de aprendizagem por meio de outros sentidos, seja
pelo contato com a natureza, com a exploração de diferentes formas de expressão
e de estímulo às diferentes inteligências. Por isso, é importante compreender o
uso das tecnologias integrado em todos os segmentos, não como uma ferramenta ou
disciplina isolada e desconectada do contexto geral de aprendizagem, mas sim
assimilada como meio.
Arno Krug - - CEO da Sphere International School, Arno
Krug é graduado pela UFSC em varejo e negócios, e especializações sobre o
assunto na Columbia Business School e FAE, além cursos de Educação Executiva e
Estratégia Disruptiva pela Harvard Business School.