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quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Tecnologia como aliada do conhecimento e da educação


A tecnologia e a internet não apenas aceleraram a velocidade e a quantidade de dados a que todos têm acesso, como também transformaram a comunicação e o trabalho colaborativo, dando maior protagonismo aos usuários e ampliando as possibilidades de aprendizagens significativas. No meio escolar, estendeu-se como um novo meio para o fim. Ainda é  perceptível o receio de alguns docentes sobre o uso de itens tecnológicos nas dependências escolares: menos da metade, 40% dos professores, solicitam em algum momento, o uso de tecnologias para realizações de trabalhos, exercícios e trabalhos em grupo pela internet.  

Hoje, a tecnologia é uma realidade que está disponível para todas as gerações de estudantes e se faz presente, fortemente, no dia a dia. O momento agora é de atualizar o entendimento sobre o quanto tais ferramentas passaram nos últimos anos para a esfera de facilitadores, refletindo e planejando sobre a utilização das inovações disponíveis em diversas dimensões, definindo com clareza, para a escola e seus aprendizes, por que e para qual finalidade utilizá-las, assim como, o que e quando criar, realizar, registrar, avaliar, comunicar e compartilhar. 

A International Society for Technology in Education (ISTE)/Sociedade Internacional da Tecnologia em Educação, a qual a Sphere International School, do Grupo SEB está baseada, atua como uma estrutura para que estudantes, educadores, administradores, treinadores e educadores de ciência da computação repensem o assunto e criem ambientes de aprendizado inovadores, trazendo diferentes possibilidades e fontes de pesquisas, realidade aumentada, aplicativos por área de conhecimento e mídias sociais, que permitem compartilhar projetos, atrair os estudantes e dar maior protagonismo, dinamismo e interação entre todos dentro de sala de aula. 

O educador, nesse contexto, deixa de lado as atividades mais mecânicas, como elaboração de provas e correção de exercícios, e se torna um mediador da aprendizagem, um provocador e curador de conteúdos, criando estratégias pedagógicas híbridas, que mesclam modos de ensino online e offline, seja por meio de games e plataformas onlines ou com trabalhos de mentoria em grupo, diversificando fontes e perspectivas e fornecendo diferentes possibilidades de aprendizagem, de comunicação e de avaliação. Espera-se, aos aprendizes, que desenvolvam habilidades de investigação e análise do processo de elaboração de um projeto, demonstrando habilidades técnicas, socioemocionais e criativas com o uso e aplicações destas. 

Vale salientar que, apesar do incentivo ao uso de diferentes tecnologias, em nenhum momento os novos recursos substituem ou devem minimizar as possibilidades de aprendizagem por meio de outros sentidos, seja pelo contato com a natureza, com a exploração de diferentes formas de expressão e de estímulo às diferentes inteligências. Por isso, é importante compreender o uso das tecnologias integrado em todos os segmentos, não como uma ferramenta ou disciplina isolada e desconectada do contexto geral de aprendizagem, mas sim assimilada como meio.





Arno Krug -  - CEO da Sphere International School, Arno Krug é graduado pela UFSC em varejo e negócios, e  especializações sobre o assunto na Columbia Business School e FAE, além cursos de Educação Executiva e Estratégia Disruptiva pela Harvard Business School.



Língua portuguesa é falada por cerca de 250 milhões


Dia Internacional da Língua Materna é comemorado nas escolas


Educadores de todo canto do mundo certamente prepararam uma aula especial para comemorar o Dia Internacional da Língua Materna, celebrado nesta quinta-feira (21). Afinal, essa é uma grande oportunidade para abordar o tema e promover nos alunos o desejo da inclusão e da tolerância entre os povos, estimulando uma educação mais humana em favor do bem-estar coletivo.

Criada pela Unesco, em 1999, o Dia Internacional da Língua Materna tem o objetivo de proteger todas as línguas faladas no mundo. Hoje, estima-se que quase metade de um total de 7 mil línguas correm o risco de desaparecer, o que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), empobreceria a humanidade em relação à diversidade linguística.

Atualmente, a Língua Portuguesa é falada por cerca de 250 milhões de pessoas. No Brasil, é ensinada desde os primeiros anos de vida da criança como língua materna. “Nos comunicamos, pensamos, sentimos, criamos com e pela língua materna, que representa a identidade cultural dos povos”, explica a coordenadora pedagógica do Colégio Marista Champagnat, em Ribeirão Preto (SP), Juliana Christina Rezende de Souza.

Também conhecida como língua nativa ou primeira língua, a língua materna é aprendida de forma natural sem intervenção pedagógica, mas é por meio dela que se promove o desenvolvimento pessoal e social de todo e qualquer cidadão. É no ambiente escolar que a criança aprende sobre o respeito pela pluralidade de culturas, características individuais, socialização, interação com as comunidades, despertar da curiosidade e pensamento crítico.






Rede Marista de Colégios (RMC)




Brasileiros formados no exterior terão nova data para fase de acolhimento


Com a mudança, o início das atividades dos brasileiros formados no exterior nos municípios será antecipado em cerca de duas semanas. Agora, os profissionais selecionados começam a atuar nos dias 28 e 29 de março


O Ministério da Saúde antecipou o cronograma para a realização do módulo de acolhimento dos brasileiros formados no exterior participantes do Mais Médicos. Agora, os profissionais, que selecionaram as vagas remanescentes no último dia 13 de fevereiro, terão entre os dias 12 a 26 de março para a realização da próxima etapa do programa. Os médicos começarão as atividades nos municípios nos dias 28 e 29. A mudança nos prazos estava sendo estudada pelo Ministério da Saúde, visando agilizar a assistência à população.

O módulo de acolhimento destes profissionais será realizado, na modalidade presencial pelos Ministérios da Saúde e Educação, em Brasília (DF). Assuntos como a legislação referente ao sistema de saúde brasileiro, o funcionamento e atribuições do SUS, Atenção Básica em saúde, protocolos clínicos de atendimento definidos pelo Ministério da Saúde, Língua Portuguesa e Código de Ética Médica serão tratados durante o treinamento destes profissionais.

Para prosseguir no programa, os brasileiros formados no exterior deverão participar de todas as etapas do módulo de acolhimento e avaliação, conforme determina a legislação. Se aprovados, estes profissionais serão encaminhados diretamente para o município de alocação.

A lista de profissionais com os respectivos municípios selecionados já foi divulgada no site do programa Mais Médicos. Os 1.397 brasileiros formados no exterior selecionaram vagas remanescentes em 667 localidades, preenchendo assim, todas as 8.517 vagas do atual edital, que ficaram abertas após o fim da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).





Victor Maciel
Agência Saúde



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