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segunda-feira, 25 de maio de 2015

Afinal, por que o açúcar é tão mal falado?




Comer alimentos ricos em açúcar não é um problema desde que com equilíbrio, já que o corpo precisa desse nutriente para um bom funcionamento
O açúcar se tornou o vilão das dietas e da alimentação. Além de muitas vezes ser tratado como responsável pela obesidade, é possível encontrar inúmeras receitas e opções de regimes com a exclusão do açúcar. Para entender por que o açúcar é tão mal falado, convidamos o sociólogo Raul Lody, antropólogo e autor do livro “Caminhos do açúcar”, e o endocrinologista Dr. Marcio Mancini, responsável pelo Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da USP, para esclarecer os principais mitos sobre o tema.
Segundo Lody, para entender o cenário da “vilanização” é preciso ter conhecimento da história cultural do ingrediente. “O açúcar surgiu há milhares de anos e passou a ser reconhecido no mercado na Idade Média, quando comerciantes árabes aproximaram o mundo oriental do ocidental no processo de trocas. O açúcar era uma especiaria, assim como o cravo e a canela. Tinha um preço elevado e, portanto, acessível apenas para os ricos. Na época, o produto era mais caro que a grama do ouro e considerado como um medicamento ou até presente, entregue para reis, papas e nobreza”, explica.
Porém, em paralelo, o sabor doce já era apreciado desde muito tempo. Aliás, era o sabor adocicado que ajudava as primeiras tribos de humanos a diferenciarem um alimento bom para consumo de um perigoso. Antes da expansão do açúcar, os pratos usavam o açúcar de beterraba e o mel de abelha. Foram os portugueses que abriram o mercado do ingrediente durante as Grandes Navegações com caminhos para o comércio entre os países. No Brasil, Portugal encontrou solo adequado para o grande plantio da cana-de-açúcar. Já na Revolução Industrial, surgiram novas necessidades para a indústria alimentar, consolidando milhares de receitas com o componente.
No Brasil, o açúcar se tornou uma importante fonte de renda e virou parte da cultura. “Como cultura, o açúcar é o mocinho. O brasileiro tem uma relação forte com o ingrediente e isso é refletido até na enorme produção dos doces no Brasil. O paladar para o doce é extremamente cultural. Da mesma forma que uma pessoa não nasce falando um idioma ou optando por uma religião, as receitas doces foram introduzidas no paladar, o que denominamos como memória cultural”, explica Lody.
Apesar de ser o “mocinho” cultural, o ingrediente, tão estabelecido na dieta brasileira, tem sido citado como o “vilão” da saúde, colocado como principal causador de doenças, como a obesidade. “O açúcar como vilão é uma conclusão generalizada de dados e estudos individuais. Cada pesquisa tem um determinado viés, e nem sempre é ajustada a outros fatores que envolvem a saúde, como o estilo de vida de cada um.”, afirma o Dr. Marcio Mancini, chefe do Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica da Disciplina de Endocrinologia e Metabologia do Hospital das Clínicas.
Assim, a ligação do açúcar com a obesidade e outros problemas de saúde é tênue e os dados limitados. Muitas vezes, estudos sofrem interpretações exageradas impondo conclusões não necessariamente corretas.
De acordo com o Dr. Mancini, “É preciso ingerir calorias com equilíbrio e sem exageros, não excluindo um determinado alimento. Muitas vezes, as pessoas que consomem açúcar ao extremo são as mesmas que comem mais gordura e fazem menos atividade física. Então, é complicado eleger um vilão, seja ele qual for”, diz.
Enfim, açúcar faz mal?
Não, o açúcar não faz mal, desde que o seu consumo seja equilibrado.  O ingrediente é a principal fonte de energia do cérebro e ativa o neurotransmissor serotonina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar. “Esse ingrediente age no organismo como qualquer outro. Se você consumir o sal ou gorduras em excesso, não fará bem também”, explica Dr. Mancini.
Muito tem se falado sobre o açúcar como responsável pela obesidade. “É mito dizer que esse ingrediente é o culpado pela obesidade. Essa doença não pode ser incriminada isoladamente, pois é um problema com diferentes indícios. Pessoas com obesidade e até mesmo com diabetes não precisam eliminar totalmente o açúcar da sua alimentação. O imprescindível para esses casos é ingeri-lo com acompanhamento médico”, finaliza Dr. Mancini.
A Campanha Doce Equilíbrio, é uma iniciativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e tem como objetivo promover a informação sobre o equilíbrio na alimentação e estilo de vida. Equalizando o debate sobre o açúcar como componente que pode e deve fazer parte de uma vida saudável, a campanha visa o bem-estar da sociedade. Nas plataformas de blog (http://www.campanhadoceequilibrio.com.br/), Facebook (www.facebook.com/campanhadoceequilibrio) e Instagram (http://instagram.com/campanhadoceequilibrio), o público pode acompanhar e participar interativamente dos conteúdos relacionados ao universo do açúcar.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Lançamento Beautycolor e Sabrina Sato




A BEAUTYCOLOR e Sabrina Sato lançaram três novos esmaltes, o evento aconteceu no salão Studio Tez, em São Paulo. 


A apresentadora optou por cores nude e justificou: "Acho que no verão a gente já tem tantas cores, tudo é tão colorido, e acho que o nude tem uma cor mais limpa, mais clean”.
Os tons de nude chegam para completar a coleção da apresentadora em parceria à BEAUTYCOLOR, que já possui 29 cores à venda.


JOHNSON’S® apresenta “A vida bem de perto”



JOHNSON’S® apresenta “A vida bem de perto”

Nova campanha da marca com três filmes com histórias reais
terá estreia exclusiva na internet





São Paulo, maio de 2015 – Hoje, a marca de cuidados femininos JOHNSON’S® estreia sua nova campanha de antitranspirantes, com o tema “A vida bem de perto”. Feita em parceria com a DM9DDB, a divulgação contará com três vídeos que serão veiculados exclusivamente no ambiente digital.

O primeiro filme apresenta a história real de duas irmãs gêmeas, de 24 anos, que moram em países diferentes. Uma delas, jornalista está na África do Sul, e trabalha com crianças órfãs, e a irmã está em Porto Alegre, terminando a faculdade. O enredo traduz o conceito da marca de estar presente no dia a dia e valorizar as relações entre as pessoas.

“JOHNSON’S® tem como missão estar presente no dia a dia das pessoas com produtos que cuidam da pele e as ajudam a sentir-se bem, protegidas e tranquilas para viverem as relações com pessoas que são importantes para elas. A nova campanha consegue retratar de forma verdadeira o que a marca acredita”, afirma Juliana Sztrajtman, diretora de Marketing de Beauty, Baby e Suncare da Johnson & Johnson Consumo do Brasil.

O portfólio da marca JOHNSON’S® conta com antitranspirantes, hidratantes e sabonetes em barra, para um cuidado completo com a pele da mulher brasileira.

II Meeting Brasileiro de Nutrição & Estética recebe mais de mil nutricionistas e 50 marcas de suplementos e alimentos




Evento que promove atualização científica para profissionais no setor contou com ciclo de palestras sobre a relação da nutrição com a beleza e o bem-estar 
O II Meeting Brasileiro de Nutrição & Estética que aconteceu no dia 16 de maio, no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo, promoveu o conhecimento e atualização científica a mais de 1200 profissionais da área da saúde. O público total do evento chegou a 1500 pessoas, superando a primeira edição que aconteceu em 2014.
“A principal missão do evento, organizado pela agência E4 é trabalhar a estética de dentro para fora sem a utilização de métodos invasivos”, explica Gustavo Negrini, diretor do evento e também idealizador Gluten Free e do Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva.
O ciclo de palestras ministradas por renomados profissionais mostrou que a alimentação é uma ferramenta que permite a modulação de diversos desequilíbrios orgânicos e doenças em prol da saúde estética. Fatores ambientais, genéticos e dieta são postos-chave para uma saúde equilibrada e para a manutenção da beleza.
Abrindo a programação, o Dr. Gabriel de Carvalho, nutricionista e farmacêutico bioquímico de Porto Alegre (RS) falou sobre os compostos fenólicos e a ação dos antioxidantes na estética. Esses compostos encontrados nas plantas são parte essencial da dieta humana, e são muito estudados pelas suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antialérgicas e moduladoras do sistema imunológicos. São capazes de diminuir a incidência de lesões como as rugas e dificultam a ocorrência da acne, além de melhorar lesões já instaladas.
A segunda palestra, com a percursora da Nutrição Estética no Brasil, Aline Schneider, abordou a suplementação de óleos, gorduras e ácidos graxos para estética, ou seja, utilização de óleos comumente utilizados no plano alimentar, como óleo de peixe, óleo de prímula, óleo de semente de uva, azeite de oliva, entre outros, que contribuem através de sua ação anti-inflamatória.
Posteriormente a Dra. Sheila Mustafá, graduada em nutrição e esteticista facial e corporal, apontou os nutricosméticos e fórmulas magistrais que atuam promovendo o combate à celulite, envelhecimento cutâneo e outros problemas relacionados à saúde estética.
A programação da tarde contou com uma palestra dinâmica da Chef Funcional Lidiane Barbosa, que mostrou como a gastronomia funcional pode potencializar os resultados da nutrição estética. Depois, Henry Okigami, farmacêutico especialista em homeopatia, fitoterapia e farmácia hospitalar, falou sobre gordura localizada, a formação e modulação do tecido adiposo. E para finalizar o sábado repleto de conhecimento, o Doutor em alimentos e nutrição e pós-doutor em Ciência de Alimentos Luciano Bruno, falou sobre compostos bioativos na redução de gordura corporal.
Além das palestras, o evento contou com dois coffee breaks organizados pela Chef Funcional Renata Macena, com alimentos saudáveis e funcionais, e salão de expositores com mais de 50 marcas apresentando as novidades no setor.
Fitoterapia Funcional
Lucyanna Kalluf lançou durante o Meeting de Nutrição Estética a segunda edição do livro Fitoterapia Funcional, que traz os conhecimentos adquiridos pela autora ao longo de anos de prática em clínica e conta como as duas áreas se completam e se alimentam continuamente. 
Pioneira na criação do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fitoterapia e Nutrição com foco em aplicação clínica, Lucyanna reúne todos os anos profissionais seguidores de seus conhecimentos, em várias cidades do país. “Este livro é o resultado de anos de estudos e dedicação obtidos no tratamento de meus pacientes beneficiados pela alquimia de recursos fitoterápicos”, afirma Lucyanna.

Shopping Taboão promove feira de adoção de cães e gatos






Ação em parceria com o Projeto Adote Taboão da Serra disponibilizará 20 cães e 20 gatos para adoção
Quem visitou a mostra “Bem na Foto”, em cartaz no Shopping desde o dia 8 de maio e se apaixonou por um dos cães e gatos “modelos” da exposição de fotos, terá a chance de encontrá-los pessoalmente na feira de adoração que será realizada de 22 a 24 de maio em um espaço montado próximo à Portaria 5 do Shopping.
“Quase todos os bichos fotografados estarão disponíveis para adoção. Estamos otimistas que conseguiremos um novo lar para todos eles. O povo de Taboão é solidário e entende a importância de ações como essa. Contamos com a ajuda de todos para divulgar o evento para aquele amigo que está em busca de um melhor amigo”, destaca Alessandra Tiraboschi gerente de marketing do Shopping Taboão.
Serão 20 cães e 20 gatos já vacinados, vermifugados e castrados disponíveis para adoção no local.  Não haverá nenhum custo para as adoções, porém os interessados precisam ter mais de 18 anos e levar RG, CPF e comprovante de endereço. Além disso, será necessário assinar um termo de responsabilidade e preencher um formulário com dados sobre a família que vai receber o animal. A feira será realizada das 13h às 18h.
A mostra Bem na Foto é resultado do trabalho realizado pela Associação Adote Taboão da Serra que “produz” os animais acolhidos pelo Centro de Zoonoses e Prefeitura de Taboão da Serra e monta um ensaio artístico, onde os cachorros e gatos em busca de um novo lar são as estrelas principais. Esta é a primeira vez que as fotos produzidas serão expostas em painéis. A proposta é comover o público e incentivar a adoção.

Feira de adoção de cães e gatos
Período: 22 a 24/05
Local: Portaria 5
Horário: das 13h às 18h

Exposição Bem na Foto
Período: 8 a 24/05
Local: Corredor, próximo a Lojas Marisa
Horário: de segunda a domingo, das 10h às 22h

Shopping Taboão
Rodovia Régis Bittencourt, 2643 – Taboão da Serra
Mais informações pelo site: www.shoppingtaboao.com.br ou pelo telefone (11) 2699-4000.

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