Confira as
indicações para otimizar os processos responsáveis por atrair, converter,
fidelizar clientes e gerar faturamento
A comunicação de um negócio tende a ser um fator
decisivo para os resultados a curto e longo prazos, já que seu
objetivo é atrair, converter e fidelizar clientes – o que gera faturamento e
permite a empresa existir.
Existem muitos negócios que, mesmo tendo uma boa
organização interna e um ambiente favorável, acabam não
decolando por cometer erros ao se comunicar com o público.
Por isso, é preciso contar com bons guias para
melhorar a comunicação, tanto da empresa, como do responsável por ela. Confira
a seguir algumas indicações leituras que vão te ajudar a melhorar a
comunicação do seu negócio.
1. Comunicação e Persuasão
O primeiro da nossa lista, é um dos livros para
melhorar a comunicação pessoal do líder ou responsável pelo
negócio. Líderes e empreendedores de sucesso sempre são persuasivos e
habilidosos com as palavras.
É o livro Comunicação e Persuasão, do músico e empresário Álvaro
Fernando, que escreve em um tom lúdico, fácil de entender e prazeroso de ler,
sobre como a persuasão pode ser importante em todo tipo de situação.
Para isso, ele conta histórias sobre vários
tipos de ambiente e situações onde a capacidade de ser persuasivo foi
fundamental para se dar bem com as pessoas e até resolver problemas.
O objetivo da obra, publicada pela DVS Editora, é
transformar a sua forma de falar com as pessoas para se tornar alguém mais
atraente e interessante socialmente.
Ao conseguir isso, você vai ser capaz
de construir amizades e relacionamentos mais saudáveis e prósperos, além
de outras vantagens que pessoas persuasivas costumam ter, como facilidade para
conseguir aumentos de salários, dentre outras.
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2. Não me faça dormir!
Hoje em dia, todo tipo de negócio precisa ter pelo
menos uma parte da sua estratégia de marketing voltada para o ambiente
digital. Nos últimos anos, vimos grandes empresas do varejo
venderem mais pela internet do que em lojas físicas.
Apesar disso, vender através da internet não é uma
tarefa tão simples e oferece certos desafios.
Dois destes desafios são: fazer a mensagem
certa chegar ao público certo, e ainda concorrer com a enxurrada de informações
e estímulos que o público recebe todos os dias, dentre outros desafios.
O excesso de estímulos com os quais a sua
mensagem concorre na internet, cria uma espécie de resistência no cérebro das
pessoas. E somente uma mensagem capaz de romper isso é capaz de gerar boas
vendas no digital.
Pensando nisso, o empresário e publicitário
Natanael Oliveira escreveu o livro Não Me Faça Dormir. De acordo com o autor, o livro ensina a
única coisa que você realmente precisa dominar para gerar vendas diárias na
internet.
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3. 5 Lições de storytelling:
Persuasão, negociação e vendas
Ao montar uma lista de livros para melhorar a
comunicação de empreendedores, líderes ou de empresas, seria muito insensato
não colocar algo relacionado ao bom e velho storytelling.
Storytelling é a arte ou ciência de contar
histórias para cativar a atenção, estimular emoções e influenciar as decisões
das pessoas. Isso pode ser aplicado em todo tipo de ambiente, seja de
forma falada ou escrita.
Para aprender a fazer isso em alto nível, você deve
contar com a ajuda do consultor James McSill, um dos especialistas em
storytelling mais renomados do mundo, autor do livro 5 Lições de Storytelling: Persuasão, Negociação e Vendas.
O Storytelling ativa funções do cérebro que
influenciam profundamente a forma como as pessoas pensam e agem. Ao usá-lo
de forma estratégica e sofisticada, como James McSill ensina no livro, você
pode multiplicar seus resultados.
Diferente de outros livros para melhorar a
comunicação, a obra traz um conteúdo único e de alto valor para quem é
responsável por gerar vendas, negociar contratos ou gerenciar pessoas.
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4. Inovação não violenta
Você já parou para pensar no quão “cegos”
costumamos ser, principalmente como gestores? Na verdade, a repetição constante
das mesmas tarefas e ações nos fazem ignorar a maior parte do cenário em que
estamos inseridos.
Assim, a maioria das empresas têm gestões tão
concentradas nas ações rotineiras que a maioria dos fatores externos – que
costumam ser decisivos para os resultados dessas ações – são completamente
ignorados.
Todos nós, principalmente líderes e
gestores, precisamos perceber melhor a realidade ao nosso redor, sem a
qual agimos no que alguns chamam de “voo cego” – que significa fazer algo sem
entender direito o que se está fazendo.
A especialista em gestão estratégica e marketing
Fernanda Dutra procura desenvolver uma rede de sentidos para captar essa
realidade que nos cerca e utilizá-la no processo de inovação, nos leitores do
seu livro Inovação Não Violenta.
Inovar não precisa ser um ato muito radical, arriscado
e ruidoso, como costuma ser. É possível e cada vez mais necessário inovar de
forma harmônica e estratégica, como Fernanda Dutra ensina no livro.
Existem diversas camadas e fatores da realidade,
como os interesses, valores e sentimentos das pessoas envolvidas no processo e
simplesmente ignorar tudo isso e ir na contramão não é uma atitude inteligente.
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5. As competências das pessoas
Se tem uma coisa que deixamos clara ao longo deste
artigo, foi que, para melhorar a comunicação de um negócio, também
precisamos melhorar a capacidade de persuasão e a mentalidade do responsável
por ele.
Então, destes livros para melhorar a comunicação do
seu negócio, listamos também livros que melhoram a sua comunicação pessoal e o
seu talento para lidar com pessoas e para resolver problemas.
O livro As Competências das Pessoas, do professor e desenvolvimento
pessoal Cláudio Queiroz é um dos melhores para atingir esse objetivo.
Na verdade, existem três grupos de pessoas que
têm muito a ganhar com essa leitura: empreendedores que querem crescer
suas empresas, líderes ou gestores de pessoas e profissionais que querem se
destacar.
Em um cenário como o de hoje, onde existe uma
escassez de pessoas talentosas ou qualificadas, o livro fala sobre as 16
competências mais importantes e valiosas no mercado de trabalho atual.
Além de falar sobre cada uma das 16 competências,
Cláudio Queiroz ensina o leitor, de forma clara e didática, a desenvolver essas
competências e, assim, conquistar todas as vantagens que isso pode render.
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6. Brand Canvas
Desenhar o planejamento de uma marca exige muito
estudo, pesquisas aprofundadas, análises extensas e imersões desgastantes.
Estes caminhos costumam resultar em uma avalanche de dados e informações, mas
que não serão úteis para alcançar os resultados esperados se não forem bem
trabalhados.
Então, como otimizar as ações de forma estratégica? A resposta é
apresentada pelo especialista em planejamento estratégico e branding, Felipe Morais, em Brand Canvas.
Na obra, o autor revela a proposta que dá nome ao livro, fruto da união
entre a metodologia 5Ps de Branding, centrada nos pilares de promessa,
percepção, propósito, posicionamento e pessoas, com o famoso método Business
Canvas Model.
A iniciativa, inédita, ajudará estrategistas na condução de uma
comunicação mais clara e efetiva com os times de criação e conteúdo tanto
dentro da empresa quanto com fornecedores como agências, consultorias ou
freelancers.
Ao tecer análises institucionais de diferentes setores, Brand Canvas oferece uma visão ampliada e organizada sobre como as marcas se
fortalecem e conquistam públicos engajados.
É uma fonte de conhecimento e aprendizados aplicáveis para profissionais
de comunicação, estrategistas de marcas, estudantes, empresários,
empreendedores e interessados em desbravar o universo de construção de imagem e
reputação das organizações.
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7. Negócios Recodificados
No livro Negócios Recodificados, o CEO da maior rede de marketing
global ensina a combinar lucro com propósito, tecnologias inteligentes com
pessoas criativas e inovação radical com impacto sustentável. Para chegar lá, o
autor propõe uma direção contrária ao que se costuma ver. Ao invés de olhar o
amanhã a partir da ótica presente, ele sugere retroceder do futuro para hoje.
De título original Business Recoded,
a obra oferece um vasto e completo conteúdo, de quase 500 páginas, para
responder a questões provocativas, como: onde estão as melhores oportunidades
para crescer mais e mais rápido? O que é preciso para ter mais inovações
radicais? Como as melhores equipes podem realizar mais em conjunto? O que é
preciso para transformar sua empresa de forma eficaz?
Ao todo, o leitor encontrará 49 códigos que definem
um novo DNA para as organizações e seus líderes. A partir de indicações
imperativas, no sentido de ação – crie, experimente, faça, transforme, entre
outras -, a proposta é que cada empresa desenvolva seu próprio código que
permitirá concretizar o futuro potencial, o progresso e o sucesso nos
negócios.
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8. Conteúdo S.A.
Considerado o papa do Marketing de Conteúdo, o
palestrante e escritor Joe Pulizzi é reverenciado por
suas contribuições para o franco
desenvolvimento de negócios, especialmente os digitais, no mundo todo.
Conteúdo
S.A., obra mais conhecida do
especialista, é adotada por empreendedores de
diferentes áreas como guia para o desenvolvimento de estratégias assertivas que engajam, retém e convertem o público.
A nova
versão conta com estratégias aprimoradas para plataformas de viralização como
TikTok, SnapChat e Instagram, mais explicações sobre como fazer Marketing de
Conteúdo na prática e exemplos atuais de empresas que implementaram essas
técnicas com sucesso.
Pensado
para quem tem pouco ou nenhum dinheiro para investir, o livro é a resposta para
pequenas e grandes empresas entenderem como estabelecer um público que estará
disposto a comprar produtos ou serviços.
Ao longo
das páginas, os leitores encontrarão explicações sobre como encontrar
oportunidades de conteúdo, escolher a plataforma correta, testar e ajustar o
tom das publicações e definir um calendário de postagens.
O livro
reúne, ainda, lições que ensinam como “roubar” a audiência de influenciadores,
construir um modelo de receita, diversificar canais e construir extensões e até
mesmo definir um plano de saída para o caso do modelo apresentado já não fizer
mais sentido.
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