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terça-feira, 18 de abril de 2023

Mulheres serão maioria na medicina até 2030

 

Freepik

Mesmo não existindo políticas de incentivo exclusivas para mulheres, elas estão conquistando seus espaços


A partir de 2024, a maioria da especialidade médica será de mulheres jovens. É o que revela os dados divulgados pela Demografia Médica no Brasil 2023. Hoje, 562.229 médicos estão inscritos nos 27 CRMs (Conselhos Regionais de Medicina), e estudo indica que, até 2035, o país terá mais de um milhão de médicos em atividade.

“O estudo já indicava nas edições anteriores que haveria uma proporção maior de mulheres na medicina. Mesmo não existindo políticas de incentivo exclusivas para mulheres, elas estão conquistando seus espaços em uma das áreas mais concorridas do país, demonstrando suas competências”, disse Júlia De Castilho Lázaro, fundadora da MitFokus, empresa especializada em gestão financeira para empresas da área de saúde. 

A pesquisa aponta que em 2009 existiam aproximadamente 133 mil médicas no país, ao passo que em 2022 já somavam 260 mil, quase o dobro em 13 anos.

Já o número de médicos cresceu 43%, índice inferior ao do gênero feminino. A projeção indica, ainda, que, entre 2023 e 2035, o crescimento previsto entre as médicas será cerca de 118%, enquanto, entre os homens, será de 62%.

O estudo mostra que até 2035, 85% dos médicos e médicas do país terão entre 22 e 45 anos de idade. Desses, 70% das mulheres terão até 40 anos, enquanto 60% dos homens terão essa faixa de idade. Isso imprime uma realidade de que teremos um quadro de jovens mulheres à frente da saúde dos brasileiros.


Evolução ao longo das décadas

A presença feminina na carreira médica começa a crescer ao longo do último século. De acordo com o relatório, em 1910 eram 77,7% homens e 22,3% mulheres. A presença masculina se amplia até 1960, quando chega a 87%, e as mulheres se limitam a 13%. A partir dos anos 1980, as mulheres ampliam sua participação e passam de 23,5% para 46,6%, em 2020.


Desigualdade de distribuição

Independente da proporção de gênero na medicina, tudo indica que a desigualdade entre médicos alocados pelo país continuará sendo um imbróglio na saúde pública do país.

O desequilíbrio geográfico de médicos é um problema mundial. No Brasil, em específico, a escassez se concentra especialmente nas cidades distantes dos grandes centros urbanos e nas periferias, notadamente nas regiões Norte e Nordeste.

Os estados da região Sul (Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina), região Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo), Nordeste (Paraíba), além do Distrito Federal, terão mais médicos por mil habitantes do que a taxa mundial. Esses estados concentrarão mais de 70% do total de médicos do país.

Por outro lado, os estados da região Norte (Amapá, Roraima, Amazonas, Acre e Pará) e Nordeste (Maranhão) deverão ter as menores densidades, abaixo da metade da taxa nacional. Nessas regiões estarão pouco menos de 5% dos médicos.

O que vem chamando atenção dos gestores em saúde, conforme diz o relatório, são os vazios assistenciais (não suprir as principais necessidades de saúde da população), áreas desassistidas ou desertos médicos – que configura o fato dos médicos passarem muito tempo em deslocamento, até mesmo horas, para chegar ao trabalho.

“Essa desigualdade regional acende uma luz sobre a necessidade urgente de políticas públicas que ajudem a minimizar o déficit dos profissionais e equipes de saúde em áreas tão desprovidas de assistência”, reforça Júlia. Para saber mais, acesse o documento completo aqui.

 

Energia solar: ainda vale a pena investir?

Em janeiro deste ano, entrou em vigor o Marco Legal da Geração Distribuída, que passou a cobrar os custos de distribuição de quem utiliza fontes renováveis como a energia solar. A Lei nº 14.300/2022 trouxe mudanças relacionadas ao pagamento de uma taxa que altera a composição total da conta de luz – também chamada de “taxação do Sol”. Esse tributo só passou a ser incluído em projetos homologados a partir de 7 de janeiro de 2023.

Com a regulação, muitos interessados no sistema questionam se sua instalação continua valendo a pena. A resposta é sim. Tendo em vista que o produto dura mais de 20 anos e que o tempo de retorno do investimento deve subir pouco, variando nas diferentes regiões do país. Na prática, o período aumenta em média de quatro anos e meio para cinco anos, segundo estimativas de entidades do setor.

Entre as vantagens, estão a baixa manutenção dos equipamentos; a conta de energia protegida da inflação energética; a valorização do imóvel, uma vez que imóveis sustentáveis valorizam até 30%; e a independência energética, em que o consumidor reduz sua dependência e custos com as redes de energia elétrica de concessionárias.

No cenário nacional, esse tipo de fonte energética é a segunda maior, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Ainda, segundo a entidade, em 2022 houve um crescimento de 64% na categoria em relação a 2021.

As projeções da IEA (Agência Internacional de Energia, na sigla em inglês) mostram que o Brasil terá mais de 66 gigawatts de capacidade solar instalada em 2027, ou seja, triplicará a sua atual capacidade operacional em energia solar (22,9 GW). Uma notícia que só reforça a relevância desse investimento de longo prazo e o impacto crescente que trará ao longo dos anos.

De olho nesse contexto, e considerando papel essencial do setor financeiro na transição para uma economia de baixo carbono, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6,5 milhões de associados e atuação em todas as regiões do Brasil, possui uma equipe atenta às oportunidades para apoiar seus associados. Dessa forma, tem um compromisso firmado para colaborar com iniciativas que fomentem a sustentabilidade ambiental e econômica nas milhares de comunidades onde se insere.

Entendemos que energia solar é para todos e temos cooperado para isso. Hoje, mais da metade dos novos sistemas são investimentos de associados Sicredi de famílias de classe B e C. Até mesmo a presença das pequenas e médias empresas como grandes consumidoras de energia solar aponta que os painéis já não são para poucos.

Como possível reflexo dessa tendência, o financiamento para energia solar atingiu o total de concessão de 50.355 novos créditos, totalizando o valor financiado de mais de R$ 2,7 bi em 2022. Os estabelecimentos que mais procuram o produto são os mais diversos, como de cultivo de soja, criação de bovinos, restaurantes e similares, condomínios prediais, minimercados e armazéns.

No geral, além de ser sustentável, o uso da energia solar é atraente por conta da economia que gera. Com um negócio ou produção sendo movido por um sistema fotovoltaico, as despesas podem reduzir drasticamente e, com isso, é possível realocar essa economia para novos investimentos e aumentar sua competitividade em seu mercado de atuação. No dia a dia, vemos com entusiasmo a ampliação de iniciativas para o desenvolvimento sustentável, aquele que gera impacto positivo não apenas econômico, mas social, ambiental e climático.

  

Thiago Rossoni - superintendente de Crédito e Negócios do Sicredi.


8 livros para melhorar a comunicação do seu negócio

Confira as indicações para otimizar os processos responsáveis por atrair, converter, fidelizar clientes e gerar faturamento

 

A comunicação de um negócio tende a ser um fator decisivo para os resultados a curto e longo prazos, já que seu objetivo é atrair, converter e fidelizar clientes – o que gera faturamento e permite a empresa existir.

Existem muitos negócios que, mesmo tendo uma boa organização interna e um ambiente favorável, acabam não decolando por cometer erros ao se comunicar com o público.

Por isso, é preciso contar com bons guias para melhorar a comunicação, tanto da empresa, como do responsável por ela. Confira a seguir algumas indicações leituras que vão te ajudar a melhorar a comunicação do seu negócio.

 

1. Comunicação e Persuasão

O primeiro da nossa lista, é um dos livros para melhorar a comunicação pessoal do líder ou responsável pelo negócio. Líderes e empreendedores de sucesso sempre são persuasivos e habilidosos com as palavras.

É o livro Comunicação e Persuasão, do músico e empresário Álvaro Fernando, que escreve em um tom lúdico, fácil de entender e prazeroso de ler, sobre como a persuasão pode ser importante em todo tipo de situação.

Para isso, ele conta histórias sobre vários tipos de ambiente e situações onde a capacidade de ser persuasivo foi fundamental para se dar bem com as pessoas e até resolver problemas.

O objetivo da obra, publicada pela DVS Editora, é transformar a sua forma de falar com as pessoas para se tornar alguém mais atraente e interessante socialmente.

Ao conseguir isso, você vai ser capaz de construir amizades e relacionamentos mais saudáveis e prósperos, além de outras vantagens que pessoas persuasivas costumam ter, como facilidade para conseguir aumentos de salários, dentre outras.

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2. Não me faça dormir!

Hoje em dia, todo tipo de negócio precisa ter pelo menos uma parte da sua estratégia de marketing voltada para o ambiente digital. Nos últimos anos, vimos grandes empresas do varejo venderem mais pela internet do que em lojas físicas.

Apesar disso, vender através da internet não é uma tarefa tão simples e oferece certos desafios.

Dois destes desafios são: fazer a mensagem certa chegar ao público certo, e ainda concorrer com a enxurrada de informações e estímulos que o público recebe todos os dias, dentre outros desafios.

O excesso de estímulos com os quais a sua mensagem concorre na internet, cria uma espécie de resistência no cérebro das pessoas. E somente uma mensagem capaz de romper isso é capaz de gerar boas vendas no digital.

Pensando nisso, o empresário e publicitário Natanael Oliveira escreveu o livro Não Me Faça Dormir. De acordo com o autor, o livro ensina a única coisa que você realmente precisa dominar para gerar vendas diárias na internet.

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3. 5 Lições de storytelling: Persuasão, negociação e vendas

Ao montar uma lista de livros para melhorar a comunicação de empreendedores, líderes ou de empresas, seria muito insensato não colocar algo relacionado ao bom e velho storytelling.

Storytelling é a arte ou ciência de contar histórias para cativar a atenção, estimular emoções e influenciar as decisões das pessoas. Isso pode ser aplicado em todo tipo de ambiente, seja de forma falada ou escrita.

Para aprender a fazer isso em alto nível, você deve contar com a ajuda do consultor James McSill, um dos especialistas em storytelling mais renomados do mundo, autor do livro 5 Lições de Storytelling: Persuasão, Negociação e Vendas

O Storytelling ativa funções do cérebro que influenciam profundamente a forma como as pessoas pensam e agem. Ao usá-lo de forma estratégica e sofisticada, como James McSill ensina no livro, você pode multiplicar seus resultados.

Diferente de outros livros para melhorar a comunicação, a obra traz um conteúdo único e de alto valor para quem é responsável por gerar vendas, negociar contratos ou gerenciar pessoas.

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4. Inovação não violenta

Você já parou para pensar no quão “cegos” costumamos ser, principalmente como gestores? Na verdade, a repetição constante das mesmas tarefas e ações nos fazem ignorar a maior parte do cenário em que estamos inseridos.

Assim, a maioria das empresas têm gestões tão concentradas nas ações rotineiras que a maioria dos fatores externos – que costumam ser decisivos para os resultados dessas ações – são completamente ignorados.

Todos nós, principalmente líderes e gestores, precisamos perceber melhor a realidade ao nosso redor, sem a qual agimos no que alguns chamam de “voo cego” – que significa fazer algo sem entender direito o que se está fazendo.

A especialista em gestão estratégica e marketing Fernanda Dutra procura desenvolver uma rede de sentidos para captar essa realidade que nos cerca e utilizá-la no processo de inovação, nos leitores do seu livro Inovação Não Violenta.

Inovar não precisa ser um ato muito radical, arriscado e ruidoso, como costuma ser. É possível e cada vez mais necessário inovar de forma harmônica e estratégica, como Fernanda Dutra ensina no livro.

Existem diversas camadas e fatores da realidade, como os interesses, valores e sentimentos das pessoas envolvidas no processo e simplesmente ignorar tudo isso e ir na contramão não é uma atitude inteligente.

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5. As competências das pessoas

Se tem uma coisa que deixamos clara ao longo deste artigo, foi que, para melhorar a comunicação de um negócio, também precisamos melhorar a capacidade de persuasão e a mentalidade do responsável por ele.

Então, destes livros para melhorar a comunicação do seu negócio, listamos também livros que melhoram a sua comunicação pessoal e o seu talento para lidar com pessoas e para resolver problemas.

O livro As Competências das Pessoas, do professor e desenvolvimento pessoal Cláudio Queiroz é um dos melhores para atingir esse objetivo.

Na verdade, existem três grupos de pessoas que têm muito a ganhar com essa leitura: empreendedores que querem crescer suas empresas, líderes ou gestores de pessoas e profissionais que querem se destacar.

Em um cenário como o de hoje, onde existe uma escassez de pessoas talentosas ou qualificadas, o livro fala sobre as 16 competências mais importantes e valiosas no mercado de trabalho atual.

Além de falar sobre cada uma das 16 competências, Cláudio Queiroz ensina o leitor, de forma clara e didática, a desenvolver essas competências e, assim, conquistar todas as vantagens que isso pode render.

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6. Brand Canvas


Desenhar o planejamento de uma marca exige muito estudo, pesquisas aprofundadas, análises extensas e imersões desgastantes. Estes caminhos costumam resultar em uma avalanche de dados e informações, mas que não serão úteis para alcançar os resultados esperados se não forem bem trabalhados.

Então, como otimizar as ações de forma estratégica? A resposta é apresentada pelo especialista em planejamento estratégico e branding, Felipe Morais, em Brand Canvas.

Na obra, o autor revela a proposta que dá nome ao livro, fruto da união entre a metodologia 5Ps de Branding, centrada nos pilares de promessa, percepção, propósito, posicionamento e pessoas, com o famoso método Business Canvas Model.

A iniciativa, inédita, ajudará estrategistas na condução de uma comunicação mais clara e efetiva com os times de criação e conteúdo tanto dentro da empresa quanto com fornecedores como agências, consultorias ou freelancers.

Ao tecer análises institucionais de diferentes setores, Brand Canvas oferece uma visão ampliada e organizada sobre como as marcas se fortalecem e conquistam públicos engajados.

É uma fonte de conhecimento e aprendizados aplicáveis para profissionais de comunicação, estrategistas de marcas, estudantes, empresários, empreendedores e interessados em desbravar o universo de construção de imagem e reputação das organizações.

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7. Negócios Recodificados

No livro Negócios Recodificados, o CEO da maior rede de marketing global ensina a combinar lucro com propósito, tecnologias inteligentes com pessoas criativas e inovação radical com impacto sustentável. Para chegar lá, o autor propõe uma direção contrária ao que se costuma ver. Ao invés de olhar o amanhã a partir da ótica presente, ele sugere retroceder do futuro para hoje.

De título original Business Recoded, a obra oferece um vasto e completo conteúdo, de quase 500 páginas, para responder a questões provocativas, como: onde estão as melhores oportunidades para crescer mais e mais rápido? O que é preciso para ter mais inovações radicais? Como as melhores equipes podem realizar mais em conjunto? O que é preciso para transformar sua empresa de forma eficaz?

Ao todo, o leitor encontrará 49 códigos que definem um novo DNA para as organizações e seus líderes. A partir de indicações imperativas, no sentido de ação – crie, experimente, faça, transforme, entre outras -, a proposta é que cada empresa desenvolva seu próprio código que permitirá concretizar o futuro potencial, o progresso e o sucesso nos negócios. 

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8. Conteúdo S.A.

Considerado o papa do Marketing de Conteúdo, o palestrante e escritor Joe Pulizzi é reverenciado por suas contribuições para o franco desenvolvimento de negócios, especialmente os digitais, no mundo todo.

Conteúdo S.A., obra mais conhecida do especialista, é adotada por empreendedores de diferentes áreas como guia para o desenvolvimento de estratégias assertivas que engajam, retém e convertem o público.

A nova versão conta com estratégias aprimoradas para plataformas de viralização como TikTok, SnapChat e Instagram, mais explicações sobre como fazer Marketing de Conteúdo na prática e exemplos atuais de empresas que implementaram essas técnicas com sucesso.

Pensado para quem tem pouco ou nenhum dinheiro para investir, o livro é a resposta para pequenas e grandes empresas entenderem como estabelecer um público que estará disposto a comprar produtos ou serviços. 

Ao longo das páginas, os leitores encontrarão explicações sobre como encontrar oportunidades de conteúdo, escolher a plataforma correta, testar e ajustar o tom das publicações e definir um calendário de postagens.

O livro reúne, ainda, lições que ensinam como “roubar” a audiência de influenciadores, construir um modelo de receita, diversificar canais e construir extensões e até mesmo definir um plano de saída para o caso do modelo apresentado já não fizer mais sentido.

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7 brasileiros estão entre os 10 principais favoritos ao título da Libertadores 2023

A Betfair, especialista em análise de dados, mostra que as equipes brasileiras estão entre as principais candidatas ao título da Libertadores; Flamengo e Palmeiras são os dois primeiros favoritos 

 

As expectativas por mais um clube brasileiro como campeão da CONMEBOL Libertadores 2023 são grandes. Após quatro anos consecutivos atuando como protagonistas, os clubes brasileiros já elencam 22 taças erguidas desde a primeira edição, em 1960. A Betfair, especialista em análises de probabilidades, calculou as chances dos clubes brasileiros passarem de fase e quais são os favoritos para conquistar a “Glória Eterna” em 2023. 

A esperança no título de uma equipe brasileira vencer novamente a Libertadores está tão viva que se reflete diretamente no mercado de apostas. De acordo com levantamento da Betfair, sete clubes do Brasil estão entre os dez principais favoritos para levar o título. Se a probabilidade acontecer nas quatro linhas, esse ‘novo’ título brasileiro poderá ajudar a diminuir a diferença no número de títulos em toda a história da Libertadores: são 25 títulos dos hermanos argentinos contra 22 do Brasil em toda a história do torneio.

E o principal favorito ao título é a equipe campeã de 2022, o Flamengo, que puxa a fila com alta probabilidade de tornar-se o primeiro tetracampeão brasileiro do torneio, com 17% de chances de título, sendo seguido de perto pelo Palmeiras, com 15%, que conquistou a vaga após ganhar o Campeonato Brasileiro de 2022 e na primeira rodada da Copa foi derrotado fora de casa sobre o Bolívar. Em terceiro aparece o campeão argentino River Plate, com 12%. Atlético Mineiro, Corinthians, Fluminense, Internacional e Athletico Paranaense estão entre os dez primeiros favoritos entre as 32 classificadas para a edição de 2023. 

Confira abaixo o Ranking Betfair de favoritos ao título da Libertadores 2023:

  1. Flamengo - 17% (odd de 4.5)
  2. Palmeiras - 14% (5.5)
  3. River Plate (ARG) - 12% (6.5)
  4. Atlético-MG - 8% (10.0)
  5. Boca Juniors (ARG) e Corinthians - 6% (13.0)
  6. Fluminense - 5% (15.0)
  7. Internacional-RS - 4% (21.0)
  8. Athletico-PR, Atlético Nacional Medellin (COL), Racing (ARG), - 3% (26.0)

 

Vencedores na fase de grupos

A Betfair também calculou também as chances dos clubes conquistarem a primeira posição na fase de grupos do torneio continental. Com o Fluminense e Corinthians garantidos em grupos da morte e Flamengo e Palmeiras favoritos em sua chave, confira o panorama dos clubes brasileiros na primeira fase.

Além de ser principal candidato ao título segundo a probabilidade da Betfair, o Flamengo é favorito a passar em primeiro lugar no Grupo A, são 70% de chances de terminar em primeiro, contra 22% do seu principal rival, o argentino Racing.

Pelo Grupo B, o Internacional aparece com 65% de chances de classificação em primeiro lugar. Nacional do Uruguai com 20% e Independiente Medellín da Colômbia com 18% aparecem com pouco favoritismo ao título do grupo.

No Grupo C, o Palmeiras leva a maior vantagem entre os brasileiros para conquistar a vaga em primeiro lugar: são 75% de chances contra 15% do Cerro Portenho, do Paraguai.

Já a situação do Grupo D, considerado grupo da morte por muitos analistas, o Fluminense aparece como favorito a ser o primeiro colocado com 52%, seguido de perto pelo River Plate, com 42% de chances.

O Grupo E deixa o Corinthians com amplo favoritismo para ser líder do grupo com 48% segundo a análise da Betfair, Argentino Juniors e Deportivo Del Valle, campeão da Sulamericana 2022, lutam com 22% e 20%, respectivamente.

E no Grupo G, Athletico Paranaense e Atlético Mineiro fazem o clássico brasileiro nesta semana. Segundo a análise da Betfair, o favorito para vencer a fase de grupos é o clube mineiro, com 55%. O Rubronegro paranaense, vice-campeão da Libertadores 2022, aparece em terceiro com 22% de chances de terminar em primeiro no grupo.

Pedro é favorito para ser artilheiro do campeonato

O levantamento da Betfair também analisou quem poderá ser o artilheiro da Libertadores 2023. O favorito para a chuteira de ouro é o atacante do Flu, German Cano, que foi artilheiro do Brasileirão 2022. Em segundo aparece Pedro, artilheiro da edição de 2022 com 12 gols, vencida pelo seu clube, o Flamengo.

Outros brasileiros também aparecem como favoritos, veja a lista dos cinco principais favoritos à artilharia da competição.

  1. German Cano (Fluminense) - 19% (odd de 4.33)
  2. Pedro (Flamengo) - 15% (6.5)
  3. Paulinho (Atlético Mineiro) - 12% (7.0)
  4. Hulk (Atlético Mineiro) e Roger Guedes (Corinthians) - 10% (11.0)
  5. Gabigol (Flamengo) - 8% (12.0)
  6. Lucas Beltran (River Plate) - 5% (15.0)

 

 Betfair


São Paulo lança serviço inédito de proteção ao CPF para prevenção de fraudes

Blindagem de dados pessoais na Junta Comercial do Estado de São Paulo impede que cidadãos sejam vítimas de golpes e agora pode ser solicitada por terceiros

 

A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), disponibilizará um novo recurso para a blindagem do CPF (Cadastro de Pessoa Física), serviço inédito no país lançado em São Paulo para prevenir possíveis fraudes. Agora, a solicitação para o bloqueio do documento também poderá ser realizada por terceiros autorizado pelo titular do CPF. 

 

A proteção do CPF impede que os dados pessoais sejam usados indevidamente por fraudadores para aplicar golpes. Só no ano passado, segundo a Jucesp, 573 CPFs foram utilizados de forma irregular no estado de São Paulo. “Esses casos acontecem geralmente quando o golpista tenta abrir uma empresa, falsificando assinaturas e utilizando CPFs regulares no processo, gerando, assim, uma grande dor de cabeça para a vítima. Se os dados estiverem protegidos, no entanto, a operação não será concluída com êxito”, explicou Paulo Henrique Schoueri, presidente da Jucesp. 

 

O bloqueio do documento evita também que, numa sociedade, por exemplo, uma das partes seja excluída do contrato sem acordo prévio, ou seja, caso o sócio majoritário de uma empresa tente retirar o outro sócio sem seu consentimento, a parte será comunicada. 

 

O novo serviço permitirá que contadores e advogados, por exemplo, que são 90% dos usuários da junta comercial, possam solicitar o bloqueio dos dados de seus clientes, garantindo, assim, sua proteção. 

 

De acordo com a Jucesp, para bloquear o CPF de outra pessoa, porém, é preciso ter o consentimento dela, que receberá, via e-mail, uma notificação para que realize a assinatura eletrônica por meio do aplicativo Gov.Br. O cidadão assinará um termo de anuência para bloquear a pesquisa do CPF dentro da plataforma, oferecendo mais proteção ao documento. A expectativa é de cerca de 3.600 assinaturas ao ano. O acesso para o serviço de assinatura é realizado por meio de login único no Gov.Br, na conta do cidadão na plataforma, sem necessidade de cadastro prévio, com a autenticação automática do usuário no sistema da Jucesp. 

 

Depois da etapa de assinatura, o serviço deve ser concluído com o pagamento do Dare (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais) no valor de R$ 3,77. O bloqueio tem validade de um mês, mas o interessado pode renovar o pedido mensalmente. Não haverá cobrança para casos em que o cidadão tenha seu documento roubado, furtado ou extraviado, desde que apresente boletim de ocorrência ou declaração de pobreza. 

 

A integração contou com a parceria da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SGD/MGI). 


 

Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SDE

 

Desenvolvimento do agro enfrenta problemas tecnológicos

Produtores relatam falhas no sistema PRODES que alimenta a base de dados do Cadastro Ambiental Rural - CAR, acarretando no embargo indevido de áreas 

 

O uso da tecnologia para a proteção ao meio ambiente com certeza é um avanço ao tema, considerando que esses sistemas possibilitam o monitoramento de áreas mais sensíveis. Contudo, ao que muito teria a contribuir, tem causado transtornos aos que são responsáveis pelo desenvolvimento agrícola. A região que mais tem expressado sua insatisfação com o sistema tem sido a de Rondônia.

Os produtores rurais relatam que o sistema PRODES - programa de monitoramento por satélite do desmatamento da Amazônia Legal, tem fornecido informações a base de dados do CAR que não refletem a realidade das propriedades, detectando desmatamento em regiões que não houve intervenção humana.

Segundo a advogada Érica Assunção, do Moreira Garcia Advogados Associados, que têm se debruçado sobre o tema, elementos físicos podem estar atrapalhando o funcionamento do satélite. “Algumas áreas, no momento em que o satélite realiza a captura da imagem, estão com interferência de algum elemento físico (a exemplos de nuvens) e a sua sombra gera na área uma coloração mais escura, pressupondo um desmate naquela região.”, explica.

A especialista aponta que a falha não está exclusivamente na tecnologia, mas especialmente no tratamento das informações coletadas e transmitidas, pois os órgãos estão alimentando a base de dados do CAR sem realizar qualquer conferência ou confronto, pressupondo como 100% confiável.

A consequência da imperícia dos órgãos tem atingido diretamente as negociações de mercadorias como a soja - tendo ocorrido a incineração de quantia expressiva, em razão da restrição ou embargo da área face à suposta irregularidade. Muitas empresas como medidas de compliance exigem a documentação do CAR como parte da negociação e, por isso, o embargo da área afeta diretamente a economia da região, gerando prejuízos financeiros graves para esses produtores. O mesmo se aplica para transações bancárias para fins de investimento na área, através de financiamento bancário.

A situação tem se agravado, considerando que os produtores não estão sendo notificados quanto ao embargo, nem mesmo a suposta irregularidade tomando conhecimento somente no momento da negociação, gerando uma perda sem tamanho.

“Importante ressaltar a importância da tecnologia no desenvolvimento das medidas preventivas da Administração Pública, e esse fato é reconhecido pelo meio empresarial agro. Porém, o poder público precisa garantir que falhas não venham a prejudicar a economia local”, ressalta Érica.

No momento, o escritório estuda com os produtores as medidas preventivas e remediáveis para que as possíveis perdas sejam evitadas ou minimizadas.

  

Moreira Garcia e Weis Advogados Associados


Cuide de sua marca profissional. Cuidado com o que você fala, como age e se posiciona!

CEO da Prime Talent Executive Search dá dicas de como ficar atento (a) às ações e reações no ambiente corporativo, já que deslizes podem afetar a credibilidade profissional 

 

Toda ação leva a uma reação. O famoso princípio da Terceira Lei de Newton está presente frequentemente no cotidiano das pessoas. Não raros são os casos veiculados na mídia e nas redes sociais de pessoas públicas que complicam suas vidas por algo inoportuno que disseram ou fizeram. Numa democracia e em pleno século 21, é fundamental haver espaços para que as pessoas expressem suas diferentes opiniões e pontos de vista sobre os diversos assuntos que pautam a atualidade. Essa, inclusive, está sendo considerada a tão falada e buscada inovação, que muitos atrelam somente ao desenvolvimento tecnológico. Todavia, no ambiente profissional, é sempre importante estar atento e também refletir sobre qual é o impacto das falas, ações e posicionamentos das pessoas diante de inúmeras situações. 

Para o headhunter e CEO da Prime Talent Executive Search, David Braga, nos últimos anos a cultura do mundo corporativo tem buscado se pautar pela diversidade de ideias e pessoas. “Dessa forma, temáticas de diversidade sendo cada vez mais aplicadas dentro das organizações, é primordial aceitar o diferente, especialmente aquele que tem ideias opostas às nossas. Do contrário, inicia-se o processo de polarização, o que é péssimo para qualquer tipo de relação. No entanto, é preciso estarmos atentos à empatia no trato relacional, seja no ambiente profissional, seja na nossa vida pessoal”, sugere. 

Isso porque assistimos a uma individualização do ser humano, onde cada um está com seu celular, seu fone de ouvido e, quase no automático, todos a postos para dar opiniões, principalmente nas redes sociais, sobre absolutamente tudo. 

“É o novo mundo, que, de certa forma, proporciona inúmeros benefícios. Porém, tenho abordado constantemente com executivos e profissionais de diversas carreiras e áreas de atuação, que é necessário ter cautela na forma como nos expressamos. A maneira como nos portamos e emitimos um ponto de vista diz muito sobre nós mesmos e afeta diretamente nossa credibilidade, qualidade avaliada continuamente por líderes, pares, liderados, clientes e até familiares ou amigos”, acrescenta o headhunter. 

Uma de suas orientações é fazer uma análise sobre a imagem que você tem deixado nas pessoas com quem se relaciona no ambiente profissional (e também no pessoal). Para Braga, em um momento em que se fala em legado e propósito, esse tipo de reflexão não pode ser apenas um discurso vazio, com ações contraditórias entre o que o profissional diz e o que faz. 

“Importante lembrar que, quando se atua em uma empresa, o colaborador representa uma marca. E aí eu te pergunto, como você tem representado a marca da empresa onde trabalha? Entender esse aspecto, com certeza, ajudará a direcionar suas ações. Reflita sobre isso. Como você tem se posicionado ao falar do seu trabalho com amigos? No ambiente corporativo, como você expressa suas opiniões, mesmo quando  não concorda com o que está sendo apresentado? Cada decisão que tomamos ou deixamos de tomar produz reflexos em nosso dia a dia”, analisa. 

Para mudar esse cenário, David Braga recomenda atitude. Se você está em uma empresa com a qual não compactua dos mesmos valores, comece a criar uma estratégia para se desligar. Se sua opinião não é escutada ou você não é valorizado em seu atual emprego, avalie de que forma pode alterar esse contexto. 

“Terceirizar esse tipo de problema sugere imaturidade. Lembre-se de que profissionais de sucesso assumem sempre o controle de suas vidas. Usualmente, eles criam caminhos para mudar aquilo com o que não concordam ou que os deixa insatisfeitos. Já os demais – ou os medianos – o que fazem? Preferem deixar a vida passar. Quando percebem, meses ou até mesmo anos se passaram. Atualmente, as pessoas têm buscado mais equilíbrio, a fim de conseguir dar conta de todas as esferas da vida – profissional, pessoal e espiritual. Reconheça que você está exatamente aonde batalhou para estar e se não estiver contente com a situação, crie novas formas para mudar, porque nossas ações e expressões, geralmente, não falham quando estamos insatisfeitos. Elas nos entregam de cara”, complementa. 


David Braga - CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent, empresa de busca e seleção de executivos, presente em 30 países pela Agilium Group; é conselheiro de Administração e professor convidado pela Fundação Dom Cabral; além de conselheiro da ABRH MG, ACMinas e ChildFund Brasil. A Prime Talent é uma empresa de busca e seleção de executivos de média e alta gestão, que atua nos 24 setores da economia, com escritórios em São Paulo e Belo Horizonte. Referência nas áreas de Recursos Humanos e Gestão, tem à frente os sócios David Braga (CEO) e Bárbara Nogueira (diretora).


segunda-feira, 17 de abril de 2023

Reconstrução Mamária: a chance para recuperar a autoestima e autoconfiança

ONG Em Boas Mãos: A organização ajuda pessoas que enfrentam desafios devido à sua condição física, proporcionando cirurgias reparadoras, procedimentos reconstrutores e intervenção multidisciplinar. 

A ONG Em Boas Mãos tem como missão promover o acesso à reconstrução mamária e outras cirurgias reparadoras para todas as pessoas que se sentem invalidadas devido à sua condição física. “A organização acredita no poder da cirurgia plástica reconstrutora para transformar vidas, auxiliando na recuperação física e emocional de pacientes que enfrentam diversas dificuldades.” diz a advogada em direito médico e diretora da ONG Em Boas Mãos Beatriz Guedes. 

A reconstrução mamária é um conjunto de procedimentos cirúrgicos que visa restaurar a forma e aparência da mama após a mastectomia, cirurgia que remove parcial ou totalmente a mama devido a um câncer, ou outra doença. O objetivo da reconstrução é devolver a autoestima e qualidade de vida às pacientes, proporcionando um aspecto mais natural e simétrico às mamas.

Existem diferentes técnicas de reconstrução mamária que podem ser utilizadas, incluindo a reconstrução com implante mamário, a reconstrução com tecido próprio (como a retirada de tecido da barriga ou das costas) e a combinação de ambas as técnicas. A escolha da técnica depende de vários fatores, incluindo as preferências e necessidades da paciente, a quantidade e qualidade do tecido mamário remanescente, a presença de cicatrizes ou radioterapia prévia, e a disponibilidade de tecido autólogo suficiente.

A ONG Em Boas Mãos trabalha em parceria com médicos especialistas em cirurgia plástica, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde. Essa abordagem multidisciplinar garante que os pacientes recebam o tratamento mais completo e adequado, levando em consideração todos os aspectos do seu bem-estar físico e emocional. 

“Além da reconstrução mamária, a ONG oferece outros tipos de cirurgias reparadoras para pessoas que enfrentam desafios decorrentes de acidentes, queimaduras, deformidades congênitas e outras condições que afetam a aparência e a funcionalidade do corpo. A organização também busca conscientizar a população sobre a importância desses procedimentos e o impacto positivo que têm na vida dos pacientes.” destaca Beatriz Guedes. 

Para tornar os tratamentos acessíveis a todos, a ONG Em Boas Mãos conta com o apoio de médicos voluntários e parcerias com instituições de saúde, que oferecem os procedimentos a custos reduzidos ou gratuitamente. A organização também realiza campanhas de arrecadação de fundos e eventos beneficentes para financiar as cirurgias e o atendimento multidisciplinar. 

“Se você ou alguém que você conhece está enfrentando dificuldades devido à sua condição física e gostaria de obter informações sobre reconstrução mamária ou outras cirurgias reparadoras, entre em contato com a ONG Em Boas Mãos. A organização está pronta para ajudar e oferecer o apoio necessário para que você possa recuperar a autoestima e qualidade de vida.” Finaliza Beatriz Guedes. 

Para mais informações, visite o site oficial da ONG Em Boas Mãos

  

Beatriz GuedesAdvogada, Formada em direito pela FMU. Pós graduada em direito penal e processo penal pela faculdade Damásio de Jesus. Pós graduada em direito médico ,odontológico e hospitalar pela escola paulista de direito. Presidente da ONG Em Boa Mãos.



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