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sábado, 9 de julho de 2022

Brincadeira de Circo



Ficha Técnica 

 

Autores:         ALÁDIA CINTRA

ELIZABETH CAVALCANTE

GERALDO FERNANDES 

 

ELENCO:      ELIZABETH CAVALCANTE

GERALDO FERNANDES

ALÁDIA CINTRA

BANDA DA JACA (JOILSON DOS SANTOS (Teclado e Voz),                                DARCY MAROLLA (Percussão) 

 

Cenário e Bonecos: O Grupo

Figurinos/Pesquisa Musical e Folclórica/Coreografia/Administração: Elizabeth Cavalcante/Geraldo Fernandes

Maquiagem: O Grupo

Luz: Gabriel Greghi

Foto: O Grupo

Cominicação: Geraldo Fernandes

Divulgação: A Equipe

Direção Musical: Tarcísio José

Programação Visual: Ensaio Arte & Design/Geraldo Fernandes/Fabrício Oliveira

Produção: Grupo A JACA EST da Cooperativa Paulista de Teatro

 

Direção: Rosi Campos

 

 

           Espetáculo Musical com o Grupo A JACA EST (da Cooperativa Paulista de Teatro), será apresentado em evento composto por ações e atividades artísticas e culturais durante o mês de JULHO 2022, em formato presencial, nos CEUs da Cidade de São Paulo, RECREIO NAS FÉRIAS, organizado pela SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/COCEU/DIAC.

Espetáculo musical infantil interativo, com atores, músicos e bonecos, resgatando através de Gagues e números musicais a história do circo no Brasil. 

Um Palhaço, uma Dançarina e um Apresentador entram em cena empurrando um livro grande e colorido, a única coisa que restou do Circo após um incêndio. Virando-se as páginas deste livro têm-se o cenário necessário às cenas a serem apresentadas. Neste livro estão todas as histórias, memórias e números circenses. Durante o espetáculo, os artistas e bonecos apresentam grandes momentos do circo: Malabares, Número Equestre, Danças, Mágico, Acrobata, Domador - tendo como ponto alto - o Drama - que tem como cenário o próprio livro grande e colorido aberto mostrando o cenário da história. 

No decorrer da apresentação três crianças (bonecos) participam das brincadeiras e seguem o Palhaço para ganhar o ingresso para o Circo. Ao final, os artistas fecham o livro e vão mostrar as Brincadeiras em outros lugares.

Dramaturgia, Concepção, Pesquisa: Geraldo Fernandes, Elizabeth Cavalcante e Aládia Cintra. Elenco: ALÁDIA CINTRA, ELIZABETH CAVALCANTE, GERALDO FERNANDES. Com a BANDA DA JACA (DARCY MAROLLA, JOILSON DOS SANTOS). Direção Musical: TARCÍSIO JOSÉ. Iluminação: GABRIEL GREGHI. Direção: ROSI CAMPOS

 Cronograma

 

CECI JARAGUÁ - 11/07/2022 às 14h

 

CEU JARDIM PAULISTANO - 12/07/2022 às 10h

 

CEU PAZ - 12/07/2022 às 14h

 

CECI KRUKUTU - 13/07/2022 às 10h

 

CECI TENONDÉ-PORÃ - 13/07/2022 às 14h

 

CEU CAPÃO REDONDO - 14/07/2022 às 10h

 

CEU CAMPO LIMPO - 14/07/2022 às 14h

 

CEU JAGUARÉ - 15/07/2022 às 10h

 

  GRÁTIS


Museu Catavento recebe atrações inéditas da Totoy Kids nas férias

A partir de 5 de julho, parceria transporta visitantes do museu para o universo mágico do José Comilão, personagem com série animada na Netflix

 

O Museu Catavento, instituição da Secretaria de Cultura e Economia do estado de São Paulo, firmou parceria com a Totoy Kids, marca infantil, global e líder em contação de histórias educativas originais, para realização de oficinas inéditas do personagem José Comilão durante às férias de julho.

Entre os dias 5 e 31 de julho, as famílias podem se divertir de terça a domingo, das 9h às 17h, com as atrações “Horta do José Comilão” e “Oficina de Bolhas de Sabão Gigantes” que prometem despertar a curiosidade de crianças e adultos com entretenimento e aprendizado.

Essa ação acontece também em celebração ao sucesso do lançamento das séries animadas da Totoy na Netflix, para mais de 50 países da América Latina. Com direção de André Vaz, Isa Vaal e Armando Colussi, a temporada que recebe o título "As Aventuras de José Comilão”. As oficinas trazem aventuras de José para realidade, recriando cenários e ensinamentos da animação.

As duas ativações, que ocorrem na varanda lateral do museu e na área externa (próximo à bilheteria), contam com o auxílio de monitores, e são chanceladas por especialistas das áreas de Pedagogia, Psicologia e Neurociência, como Monique Deheinzelin, Doutora em Educação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), garantindo qualidade e confiança para o público infantil e seus familiares.

As oficinas da Totoy integram um grupo de 10 atrações que serão realizadas no Museu ao longo de julho. Confira!

 

HORTA DO JOSÉ COMILÃO

No quintal super verdinho de José Comilão, ele tem sua horta onde planta os próprios legumes. Essa oficina recria esse espaço do personagem, proporcionando contato com a natureza e ensinando atitudes sustentáveis. A atividade incentiva as crianças a prestarem atenção na natureza, suas diversas formas, cores, cheiros e sabores. A horta estimula o gosto pela alimentação saudável, ajudando os pequenos a identificarem os alimentos que fazem bem para a saúde. No final da experiência as crianças podem levar para casa um kit especial para iniciar o plantio da sua própria horta em casa.

 

OFICINA DE BOLHAS DE SABÃO GIGANTES


José Comilão já se envolveu em muitas trapalhadas com bolhas de sabão gigantes enquanto lavava a louça após preparar sua refeição. Essa oficina traz crianças, familiares e educadores para esse episódio, ensinando na prática como fazer bolhas de sabão gigantes e explicando com uma linguagem divertida e de fácil aprendizado quais são os processos químicos que formam bolhas de sabão gigantes e mais resistentes. No espaço há também a oportunidade de entrar em uma bolha gigante com o José Comilão garantindo os melhores registros fotográficos.

 

Totoy Kids

Instagram: @totoykids_brasil
TikTok: @totoyworld
Linkedin: Totoy Corp
Youtube: Totoy Kids


Sobre o Museu Catavento

O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com uma expografia que contribui para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir relatos de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo.

Facebook: @cataventocultural
Instagram: @museucatavento
Twitter: @MCatavento
Youtube: Museu Catavento

 

 

Serviço:

Onde: Museu Catavento – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n, Brás - São Paulo
Quando: De 5 a 31 de julho
Horários: De terça a domingo das 9h às 17h (a bilheteria fecha às 16h)
Ingresso: Inteira R$15; Meia Entrada R$7,50; Crianças até 7 anos tem entrada gratuita (as atividades da área externa são gratuitas)
Estacionamento: R$15 para visitantes (até 4h); R$30 para ônibus e vans (até 4h)
Site: www.museucatavento.org.br

 

Linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô recebem exposiçãofotográfica que celebra a amizade

Painéis estarão em cartaz nas estações Fradique Coutinho e AACD-Servidor entre os dias 06 e 31 de julho

 

Recorte de um dos painéis expostos na mostra “Amizade não é o tempo, é a conexão”

  

No mês em que se comemora o Dia do Amigo, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, respectivamente, levam para as estações Fradique Coutinho (Linha 4-Amarela) e AACD-Servidor (Linha 5-Lilás) uma mostra especial sobre o tema que ficará em cartaz até 31 de julho. 

Sob o título “Amizade não é o tempo, é a conexão”, o projeto é uma ação da concessionária em comemoração à data que celebra essa relação única de afinidade e parceria. Durante o mês de junho as concessionárias convidaram amigos que estivessem passando por algumas de suas estações para serem fotografados especificamente para a produção dessa mostra. O resultado pode ser visto nas telas que compõem a exposição. 

Apesar de ter algumas comemorações em diferentes épocas do ano, uma das datas mais populares para o Dia do Amigo é 20 de julho. O marco foi instituído primeiramente em Buenos Aires, na Argentina, em 1969, por Enrique Ernesto Febbraro. Ele teria se inspirado na data da chegada do homem à Lua pela sensação de aproximação entre todos os povos que o evento despertou. A iniciativa se popularizou no país vizinho e ganhou força no Brasil a partir dos anos 1990. 

“Promover e divulgar manifestações de afeto e carinho em nossas estações é reforçar o nosso compromisso em ir além de um transporte eficiente e seguro e se consolidar cada vez mais como referência em mobilidade humana”, diz Juliana Alcides, gerente de comunicação e sustentabilidade da ViaQuatro e ViaMobilidade.

 

Serviço:

Exposição “Amizade não é o tempo, é a conexão”
Até 31 de julho
Estação Fradique Coutinho -- Linha 4-Amarela
Estação AACD-Servidor -- Linha 5-Lilás


Custos crescentes são principal desafio para viajantes durante o verão europeu

Estudo aponta que o aumento nos custos das viagens deve incentivar o Staycation no velho continente 

 

À medida que o mundo começa a se recuperar das restrições do Covid-19, um novo obstáculo tem surgido para os turistas. De acordo com a pesquisa International Vacation Confidence Index, encomendada pelo Grupo Allianz Partners, a situação econômica incerta representa o principal desafio para os viajantes que desejam explorar diferentes países durante o verão europeu.

O estudo foi realizado pela empresa OpinionWay com o objetivo de obter uma visão sobre os níveis de confiança em viagens e identificar os principais desafios enfrentados pelos turistas. Ao total, foram ouvidas mais de nove mil pessoas na Áustria, França, Alemanha, Itália, Espanha, Holanda, Suíça, Reino Unido e EUA.

Embora o impacto da pandemia na vida cotidiana pareça estar diminuindo na maioria dos países, metade dos entrevistados afirmam que a alta nos custos das viagens deve desencorajar as escapadas no verão europeu. Da mesma forma, 47% disseram que sua situação financeira tem diminuído as ambições para os roteiros no exterior. Enquanto isso, aqueles que não estão planejando viajar pela Europa nos próximos meses, afirmaram que o principal motivo é o custo das viagens.

Apesar da inflação, os orçamentos previstos para as férias de verão continuam bastante altos e semelhantes aos vistos no inverno passado. Entre os entrevistados, 27% não poderão viajar para o exterior por causa do aumento dos preços e 16% preferem economizar seu dinheiro a se aventurarem país afora.

Outras preocupações que afligem os turistas são a crise de saúde (45%), a guerra na Ucrânia (42%), obrigações pessoais (43%) e profissionais (32%).

 

“Staycation“ é o novo normal

O Covid-19 obrigou a fechar as fronteiras de muitos países e fez com que os viajantes passassem a explorar roteiros domésticos, tendência que veio para ficar, apesar da reabertura. O termo Staycation, junção entre as palavras Stay (permancer) e Vacation (férias), é usado para se referir a viajantes que buscam programas turísticos em sua própria cidade. A Itália (81%), Espanha (75%) e os Estados Unidos (67%) lideram o ranking dos países com a maioria dos entrevistados que planejam viajar dentro de seu próprio território durante essas férias. Na Áustria (58%) e na Suíça (57%), no entanto, os entrevistados consideram principalmente viajar para o exterior.

 

O impacto do custo de vida nos orçamentos das férias de verão

O orçamento médio previsto entre os americanos para as férias de verão deste ano é de longe o mais alto, em € 3.061 ($ 3.222). No entanto, mais da metade (57%) diz que o aumento dos preços pode significar que serão forçados a revisar seus orçamentos para gastar menos. Enquanto quase todos os espanhóis e italianos concordam que as férias de verão são importantes, ambos declaram os orçamentos mais baixos, em € 1.585 e € 1.607, respectivamente. Nesses países o medo da inflação também é alto. Dois terços dos espanhóis (66%) e mais da metade dos italianos (59%) disseram que este aumento de preços provavelmente causará um impacto negativo em suas férias neste verão.

 

Descanso é o objetivo número um

Os entrevistados em todos os países, exceto Espanha, citaram que férias relaxantes e repousantes são sua principal esperança para este verão. No território espanhol, a maioria dos entrevistados (48%) espera ir para a praia ou beira-mar. Os americanos, no entanto, são mais propensos a dizer que querem visitar familiares e amigos (28%). Eles devem dedicar o período para fazer compras (19%), assim como os holandeses (19%). Enquanto os austríacos (14%) devem aproveitar as férias para praticar um esporte ou hobby.

Comentando a pesquisa, Joe Mason, Diretor de Marketing de Viagens do Grupo Allianz Partners, disse: “Tenho o prazer de compartilhar os resultados da segunda edição do International Vacation Confidence Index, em que focamos, pela primeira vez, no período de férias de verão com esta pesquisa internacional. A boa notícia é que a confiança na capacidade de viajar está amplamente estabelecido em todos os países pesquisados. As férias de verão são extremamente importantes para as pessoas e um momento valioso para tirar um tempo para relaxar e se conectar com a família e entes queridos. À medida que avançamos para o primeiro verão em três anos com poucas restrições de viagem, devido ao Covid, é particularmente interessante ver que a pandemia não é mais a principal preocupação dos veranistas. No entanto, as férias dentro de casa parecem ser uma tendência que veio para ficar, com muitos planejando ficar em seu país de origem este ano, pois lidam com o aumento do custo de vida e viagens”.

Para o executivo, a pesquisa é de extrema importância para o mercado porque fornece uma compreensão abrangente do comportamento do consumidor. “Estudos como este são fundamentais para nós, da Allianz Partners, pois garantem que estamos ofertando serviços que atendem às necessidades em constante evolução de nossos clientes e também nos dão a chance de ouvir suas preocupações”, finaliza.

  

 

Allianz Partners

https://www.allianz-partners.com.br/ 

 

Sete passos para praticar a diversidade no recrutamento

Boas práticas garantem um processo mais inclusivo

 

Ainda que venha sendo bastante difundida nos últimos anos, a diversidade não recebe grande adesão dentro das empresas. Atualmente, apenas um terço delas promovem ações que tenham a inclusão como base. Mais do que isso, em grande parte das companhias o tema sequer é discutido. Sem um comitê que se dedique ao assunto, poucas são as metas e atitudes.

A abler, startup de recursos humanos que conquistou mais de 300 clientes e preencheu 55 mil vagas de empregos, separou sete passos que auxiliam as empresas a praticarem a diversidade já na hora do recrutamento. Para Alisson, CEO da abler, os resultados aparecem em exemplos. “A empresa de delivery iFood zerou a diferença salarial entre homens e mulheres que ocupam os mesmos cargos. Natura e TIM aumentaram o número de mulheres nas áreas de administração”, relaciona.


Os sete passos para praticar diversidade no recrutamento são:


  • Crie uma cultura de diversidade na sua empresa

Uma cultura de diversidade envolve a inclusão de vários grupos étnicos e o engajamento em um mesmo propósito. Há um termo usado como uma tendência de RH para isso: “DEI” ou Diversidade, Equidade e Inclusão. A ideia é criar um ambiente de pertencimento, em que pessoas de diferentes grupos sociais possam se conectar e se sentir apoiadas e engajadas. Um dos caminhos é espalhar a diversidade, apoiando organizações que abracem o tema. Isso passa pela revisão de critérios na hora de divulgar os cargos, os perfis e os requisitos. Nesse ponto pesa também um trabalho interno no qual as estruturas e a cultura organizacional sejam revisadas.


  • Tenha uma política inclusiva

Estudos apontam que políticas inclusivas aumentam em oito vezes as chances de ter bons resultados de negócios. A inclusão ainda faz com que a existência de conflitos seja menor, assim como apoia o engajamento e o desempenho dos funcionários. Uma política inclusiva acontece a partir do incentivo às pessoas para que elas sejam da forma como gostariam, além de criar um ambiente psicologicamente seguro. Outra ação importante é encorajar a participação em reuniões e a expressão de opiniões e talentos.

No recrutamento, isso pode ser feito a partir de modelos específicos. Por exemplo, definindo um percentual de minorias na seleção. A ideia pode fazer diferença, já que costumam ocupar menos de 10% das vagas. Empresas como o Magazine Luíza e a Bayer chegaram a lançar processos seletivos exclusivos para pessoas pretas.


  • Vá além do gênero

A diversidade faz com que as pessoas tenham noções de justiça, pertencimento, respeito, confiança e igualdade. Embora a política seja importante por questões sociais, também tem efeito positivo nos resultados da empresa.

Mas o conceito não inclui apenas raça e gênero, mas diz respeito a vários outros pontos: idade, orientação sexual, classe social e por aí vai. Por exemplo: o recrutamento de profissionais PCD, exigindo uma equipe inclusiva e uma boa comunicação das qualificações.

Com o recrutamento digital e remoto, ainda é possível fazer contratações sem barreiras geográficas. Assim, as pessoas podem ser empregadas em vários estados, mesmo em lugares em que a oferta de vagas é baixa, fora de centros urbanos e capitais, por exemplo.


  • Planeje bem o anúncio das vagas

Também é importante evitar expressões nos anúncios que afastam certos perfis de candidatos. Por exemplo, “buscamos engenheiro”, “pós-graduado”, “comunicativo” e assim por diante, pois são termos orientados apenas aos homens. Cuidar das palavras é uma forma de mostrar que a empresa se importa com a contemplação de diversidade. É possível neutralizar o gênero do anúncio, usando termos mais abrangentes sem especificar.

A descrição também pode demonstrar a preocupação da empresa com o assunto, contando um pouco de como é a política de inclusão. O mesmo vale para as páginas de redes sociais, divulgando o que a empresa pensa sobre o tema.


  • Espalhe os benefícios da diversidade

Uma das formas de trazer políticas mais diversas é espalhando a ideia e deixando todos por dentro de seus benefícios. Isso porque a inclusão faz bem para os vários setores da empresa e pode gerar até melhores resultados financeiros. As chances de crescimento também são mais altas. Em um ambiente de trabalho em que as pessoas se sentem mais seguras, a produtividade costuma ser atingida com mais facilidade. Já em empresas pouco receptivas, as pessoas deixam uma parte da identidade do lado de fora. Por isso, há mais energia dispensada para o preenchimento dessa lacuna. O acolhimento é um caminho para as pessoas colocarem a inclusão e a diversidade no ambiente de trabalho.


  • Tenha conversas difíceis

Às vezes, o investimento em diversidade em processos seletivos passa por alterar estigmas excludentes na empresa, algo que as pessoas tendem a postergar pelo medo do desconforto. Por isso, algumas ações e atitudes precisam ser revistas e conversas difíceis com pessoas que discordam de você podem ser necessárias.

Aqui, vale investir na boa comunicação e na construção de pontes. Assim, a diversidade exige planejamento, trabalho duro, paciência e o uso de metas e indicadores — além da compreensão da demografia da empresa e de um olhar mais próximo para os casos de denúncia.

Essa é a razão pela qual o processo seletivo precisa estar sintonizado com todo o restante da empresa. O inverso é a inclusão “para inglês ver”. Há até um nome para isso: Diversity Washing, quando a organização vende a ideia de diversidade, mas não a põe efetivamente em prática.


  • Siga bons exemplos

Embora a diversidade não seja adotada mundialmente da forma como poderia, ainda existem vários bons exemplos de empresas que contam com políticas que funcionam. A Sodexo, por exemplo, dá até 25% de bônus aos executivos comprometidos com a diversidade. A PwC tem quase metade das atividades filantrópicas ligadas a ONGs associadas à diversidade, enquanto a Mastercard aposta em uma cultura inclusiva e um board executivo diverso.

Aplicar a diversidade no recrutamento é um dos caminhos para favorecer a inovação. Isso porque os vários pontos de vista diferentes trazem soluções que não apareceriam em um ambiente excludente.

As organizações ainda passam a ter um clima interno mais harmônico e uma retenção de talentos maior, ficando com uma estrutura organizacional mais sólida. O resultado é uma empresa com mais pessoas felizes e motivadas.

 

 abler

 

Com a consolidação da transformação digital, a participação de jovens é essencial para o desenvolvimento da região

A cidade de Santos sempre esteve atrelada ao Porto, construtoras e negócios familiares. Um dos maiores exemplos é a família Mendes, com seu legado na cidade com Shoppings, Hotéis e Centro de Convenção.

No entanto, na década passada, com o início da transformação digital, houve uma mudança de comportamento, principalmente com os mais jovens. Prova disso é hoje a vida noturna e gastronômica da cidade, com locais cheios de personalidade e inovação.

Muito dessa inovação passou pelas mãos de jovens, com forte inspiração no Vale do Silício dos EUA, justamente pela identificação com as startups: Google, Facebook e Instagram nasceram na Universidade.

Agora, com a consolidação da transformação digital e o avanço de temas como Realidade Virtual, NFT e Metaverso, a participação de jovens é essencial para o desenvolvimento de um novo cenário na região.

Para termos uma dimensão melhor, boa parte do desenvolvimento do Metaverso está atrelado à indústria de jogos, como o Free Fire, GTA e Fortinite. Marcas como Brahma e Carrefour têm investido pesado aqui no Brasil criando bares e supermercados neste ambiente virtual.

Por isso, a nova cara do ensino superior não é só preparar o aluno para o mercado de trabalho. Ele deve se preparar também para empreender, inovar e ser encorajado a tirar ideias do papel. Isso envolve também preencher lacunas do ensino médio aqui no Brasil, como finanças e educação financeira, marketing para área de exatas e empreendedorismo. 

 

Renato Melo - professor da Esamc,  foi um dos fundadores da agência Iska Digital, uma das primeiras agências que focou no marketing digital aqui no Brasil. Seus artigos o levaram a palestrar 3 vezes em eventos do Google (foto) e participar de eventos como o Bootcamp de Redes Sociais. Hoje está à frente do projeto Resultados de Minuto, com a experiência acumulada de quem já atendeu mais de 100 clientes no Brasil e ensinou mais de 2000 alunos.

 

Férias produtivas: confira dicas de leitura sobre negócios e empreendedorismo para a pausa de julho

Tem um negócio ou deseja começar um? Com esses livros, você pode descansar, ao mesmo tempo que estimula sua mentalidade empreendedora

 

Durante as férias, é comum reservar um tempo para colocar as leituras em dia ou começar um novo livro. Muitas pessoas também pensam em projetos que desejam para a própria carreira, como montar um negócio, por exemplo. Se você se interessa por empreendedorismo, quer saber mais sobre, mas pretende relaxar no mês de férias, essa lista a seguir indicada.  

Confira 5 sugestões da Editora AlfaCon, especialista em obras nacionais e internacionais sobre desenvolvimento de negócios: 

 

"Hooked", por Nir Eyal e Ryan Hoover

 

Ficha técnica:

Hooked

Autor: Nir Eyal e Ryan Hoover

Páginas: 218

Tradução: Cristina Yamagami

Editora AlfaCon 

Por trás de “Hooked”, há uma extensa pesquisa a respeito de hábitos de consumo, que busca entender quais são as melhores maneiras de oferecer serviços e produtos. Com Nir Eyal e Ryan Hoover, você pode refletir sobre comportamento humano e o que leva as pessoas à compra efetiva , fazendo seu empreendimento crescer. O best-seller norte-americano é uma leitura simples, que pode te orientar a construir um negócio lucrativo, atraindo o público.

 

 

"Influencer", por Brittany Hennessy

 

Ficha técnica:

Influencer

Autora: Brittany Hennessy

Páginas: 250

Tradução: Cristina Yamagami

Editora AlfaCon 

Uma pesquisa realizada pela INFLR, adtech especializada em marketing de influência, entrevistou 3100 jovens para avaliar sua percepção acerca das redes sociais. Segundo o levantamento, 75% deles revelaram ter vontade de ser influenciadores -- ou seja, de que suas postagens nas redes sociais sejam relevantes e inspirem outras pessoas. Já 63% dos entrevistados mostraram que aspiram ser uma influência no ambiente digital pelos retornos financeiros proporcionados por essa atividade.

 

 

Hábitos para uma vida de sucesso, por Evandro Guedes

 

Ficha técnica:

Hábitos para uma vida de sucesso

Autor: Evandro Guedes

Páginas: 232

Editora AlfaCon 

Dividido em 66 capítulos, o livro propõe um desafio: em 66 dias, o leitor deve adotar hábitos que priorizem a saúde e o bem-estar, adotando uma rotina para alavancar a vida profissional. O CEO do AlfaCon e autor de outras obras sobre desenvolvimento pessoal, Evandro Guedes, com base em sua experiência de vida e sua atuação à frente de uma grande empresa, orienta quem deseja transformar a própria trajetória, de modo a torná-la mais saudável e encaminhada para o êxito. 

 

Indistraível, por Nir Eyal


Ficha técnica:

Indistraível

Autor: Nir Eyal

Páginas: 288

Tradução: Cristina Yamagami

Editora AlfaCon 

Com tantos estímulos que nos rodeiam, manter a atenção em uma tarefa, nesses tempos, parece gradativamente se complicar. O israelense Nir Eyal explica como acontecem as distrações em nosso cotidiano e de que forma conseguimos quebrar esse ciclo. O livro dá dicas e ideias de como se organizar melhor para manter a concentração em tarefas que não são das mais divertidas, apesar de essenciais, sabendo das possibilidades de entretenimento ao redor. 

 

De volta às conexões humanas, por Dan Schawbel


Ficha técnica:

De Volta às Conexões Humanas

Autor: Dan Schawbel

Páginas: 336

Tradução: Cristina Yamagami

Editora AlfaCon 

O modelo remoto de trabalho já era adotado por grande parte das empresas antes mesmo da pandemia da Covid-19 -- após a crise sanitária global , a migração para o online só se intensificou. O home office facilitou a rotina de muitas pessoas, uma vez que não era necessário pensar em deslocamento, sendo possível cumprir com as demandas no conforto do lar. No entanto, as conexões humanas e a convivência foram, pouco a pouco, se perdendo em meio a esse modelo.


Estar junto de outras pessoas no dia a dia faz falta e a tecnologia, ao mesmo tempo que pode solucionar problemas, torna as relações superficiais e apáticas, conclui o autor.

O livro procura desvendar como é possível aproveitar os benefícios das ferramentas digitais no ambiente laboral sem que ninguém se torne uma máquina, uma vez que, quando utilizadas de maneira correta, podem ajudar na construção de ambientes mais humanos e produtivos.


Booking.com compartilha guia para arrumar a bagagem de forma sustentável


Agora que as férias com a família e os passeios aos fins de semana voltaram, muitas pessoas passaram a considerar o impacto das suas viagens nos lugares que visitam. Uma pesquisa recente encomendada pela Booking.com revela que viajar de maneira mais sustentável é importante para 96% dos brasileiros*. Além disso, mais da metade deles (61%) afirmam que as notícias recentes sobre as mudanças climáticas os levaram a fazer escolhas de viagem mais ecologicamente corretas.

Viajar de maneira mais consciente não se resume aos destinos visitados ou aos meios de transporte que as pessoas usam para chegar lá. A sustentabilidade começa mesmo antes de sair de casa, quando os viajantes fazem as malas de forma mais cuidadosa. Ao pensar no que vai na bolsa, e deixando-a mais leve, os viajantes podem minimizar o impacto de suas viagens. Afinal, menos peso significa que os aviões queimam menos combustível, o que é um passo positivo para reduzir as emissões de carbono associadas às viagens. Mesmo viajantes que se deslocam de trem, carro, bicicleta, barco ou a pé podem optar por levar apenas o essencial na mala, o que os ajudará a minimizar seu impacto. Pensando nisso, a Booking.com reuniu algumas dicas úteis de como fazer uma mala sustentável, apenas com o essencial.


Produtos de higiene pessoal sustentáveis

Nos últimos anos, a sustentabilidade renovou o conteúdo que as pessoas têm em seus banheiros. Cada vez mais opções sustentáveis estão disponíveis, em vez dos frascos de plástico. Para diminuir o peso da mala e ser mais sustentável, hoje já existem xampus e condicionadores sólidos, que não usam embalagens plásticas e são muito mais leves que as versões convencionais.

Para quem planeja curtir o mar durante as férias, também é importante considerar as credenciais de sustentabilidade do FPS (fator de proteção solar) – principalmente se o viajante pretende visitar e nadar em regiões com ecossistemas delicados, como recifes de coral. Os produtos químicos contidos no protetor solar podem ser prejudiciais ao oceano e à vida marinha. Por isso, é importante verificar se ele é considerado ‘seguro para corais’ antes de levá-lo na mala. A mesma consideração vale para o repelente de insetos, já que alguns produtos químicos podem prejudicar o planeta, que pode ser substituído por uma opção natural que use citronela ou hortelã-pimenta para afastar os pernilongos. Essas trocas simples são uma ótima opção para quase três quartos dos viajantes brasileiros (72%), que consideram a preservação da vida selvagem e do habitat natural de seu destino parte essencial das viagens eco-friendly.


Adotar o desperdício zero

Limitar o uso de plásticos descartáveis é um dos maiores desafios ambientais enfrentados atualmente. Afinal, estima-se que 91% do plástico hoje não é reciclado e acaba nos oceanos ou em aterros sanitários. Por isso, os viajantes podem fazer algumas trocas simples ao arrumar as malas, considerando quais itens reutilizáveis podem ser úteis em suas viagens. Muitos brasileiros já estão pensando em trocas sustentáveis na hora das refeições, por exemplo. Entre os entrevistados, 67% planejam ficar mais atentos quanto ao consumo de alimentos durante suas viagens, escolhendo opções veganas ou vegetarianas, ou comendo alimentos orgânicos/de origem local. Mas a sustentabilidade vai além do que está no prato. Ao comer em um mercado ou feira de rua, o turista pode usar talheres de bambu para evitar os descartáveis, que provavelmente serão oferecidos. Outra dica é levar na mala um canudinho de metal para usá-lo no bar. Já em relação a compras, vale levar uma sacola de tecido para carregar os achados. Se planejar para fazer trocas inteligentes durante a viagem vai naturalmente resultar em uma mala mais sustentável.

Essas trocas são válidas até mesmo para se manter hidratado. Em vez de comprar garrafinhas descartáveis de água durante a viagem, o viajante pode considerar levar uma de aço inoxidável na mala. Ela poderá ser usada por anos e reabastecida com água potável sempre que possível. Para quem pretende ir a um destino em que a água nem sempre é segura para beber, ou para quem depende de fontes naturais - como em acampamentos e trilhas -, também há opções sustentáveis, como pastilhas purificadoras ou um purificador com luz ultravioleta - um bastão pequeno e leve que emite luz UV e destrói bactérias, vírus e protozoários na água.


Estilo sustentável

Para algumas pessoas, ter um look diferente para cada dia de férias é mais importante do que a roupa que usam quando estão em casa. Mas isso não quer dizer que o look do dia não possa ser sustentável. Evitar marcas fast-fashion já é uma dica conhecida na hora das compras, mas viajantes sustentáveis também podem fazer sua parte quando arrumam as malas, como evitar levar uma grande quantidade de peças, selecionando aquelas mais versáteis, que podem ser usadas mais de uma vez. Ou então levar roupas com tons que se harmonizam. Dessa forma, é possível fazer várias combinações diferentes. Mesmo em uma viagem mais longa, a mala não precisa pesar. Uma dica é considerar lavar as roupas no destino, já que muitas acomodações oferecem serviço de lavanderia ou ficam perto de uma. Aliás, hoje já existem diversos produtos que permitem lavar a roupa de maneira mais sustentável, como opções com refis ou detergentes ecológicos em tiras. Essas opções são bem leves de levar na mala, além de reduzir as embalagens de plástico.

Seja um viajante sustentável (como quase metade - 43% - dos brasileiros entrevistados) que está buscando minimizar ao máximo o seu impacto ambiental, seja alguém procurando dicas pontuais de trocas inteligentes e ecológicas, pensar no que vai na mala é um ótimo passo para ter um impacto mais positivo no planeta antes mesmo da viagem começar.

 

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 30.314 entrevistados em 32 países e territórios. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2022. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em fevereiro de 2022.


Gabaritos oficiais do Vestibulinho das Etecs estão disponíveis na internet

As questões da prova-teste também podem ser conferidas no site do processo seletivo das Etecs
Foto: Gastão Guedes



Na próxima segunda-feira (11), serão divulgados os convocados para as provas de aptidão; já a classificação geral do processo seletivo das Etecs e a primeira lista de convocação estarão na internet no dia 18 de julho

Os gabaritos oficiais e as provas do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2022 estão disponíveis para consulta no site vestibulinhoetec.com.br. Os exames para os cursos técnicos, especializações técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo foram aplicados no domingo (3) em todo o Estado. Ao conferir o gabarito, os candidatos ao curso de especialização técnica em Gestão de Projetos – EaD, devem desconsiderar a questão 14, que foi anulada.

Na próxima segunda-feira (11), será divulgada a lista de convocação para as provas de aptidão, fase específica para os cursos técnicos de Canto, Dança, Regência e Teatro, que será realizada dia 13 de julho.

A divulgação da lista de classificação geral do Vestibulinho das Etecs, bem como o resultado das provas de aptidão e a primeira lista de convocação para matrículas, estarão na internet no dia 18 de julho, a partir das 15 horas.

Mais informações podem ser conferidas na Portaria do Vestibulinho e no Manual do Candidato. O cronograma completo do Vestibulinho das Etecs para o segundo semestre de 2022 pode ser consultado aqui

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) ou pela internet


Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 226 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil alunos.


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