O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) está apoiando a campanha Novembro Azul, criada para promover o debate e quebrar tabus sobre o câncer de próstata, segundo tumor que mais atinge a população masculina no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O Conselho está disponibilizando em seu portal e redes sociais, notícias e materiais sobre o tema, como parte de sua iniciativa de conscientização para a classe contábil e para o público.
Ainda de acordo com o Inca, para o país a estimativa é que no triênio de 2023-2025 ocorrerão 704 mil casos novos de câncer e, destes, o câncer de próstata aparece em terceiro lugar, com 72 mil novos casos, o que representa um crescimento de 10,2%. O tumor de próstata, geralmente associado à terceira idade, com 75% dos casos no mundo ocorrendo a partir dos 65 anos, tem sido registrado com mais frequência no Brasil.
O câncer de próstata, apesar de apresentar alta incidência, tem tratamento e, quanto mais cedo for diagnosticado, aumentam as chances de cura.
Apesar de o toque retal continuar sendo um método simples e
indolor para a detecção de nódulos, muitos homens ainda adiam esse momento por
preconceito. O exame de sangue conhecido como PSA (Antígeno Prostático
Específico), associado à avaliação física, também é utilizado para rastreamento
e detecção precoce da neoplasia. Por isso, homens cis, mulheres transexuais e
pessoas não-binárias, que possuem a glândula prostática, precisam fazer consultas
periódicas com especialistas em urologia, a fim de manterem a saúde em dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário