A cidade de Santos sempre esteve atrelada ao Porto, construtoras e negócios familiares. Um dos maiores exemplos é a família Mendes, com seu legado na cidade com Shoppings, Hotéis e Centro de Convenção.
No entanto, na década
passada, com o início da transformação digital, houve uma mudança de
comportamento, principalmente com os mais jovens. Prova disso é hoje a vida
noturna e gastronômica da cidade, com locais cheios de personalidade e
inovação.
Muito dessa inovação passou
pelas mãos de jovens, com forte inspiração no Vale do Silício dos EUA,
justamente pela identificação com as startups: Google, Facebook e Instagram
nasceram na Universidade.
Agora, com a consolidação da
transformação digital e o avanço de temas como Realidade Virtual, NFT e
Metaverso, a participação de jovens é essencial para o desenvolvimento de um
novo cenário na região.
Para termos uma dimensão
melhor, boa parte do desenvolvimento do Metaverso está atrelado à indústria de
jogos, como o Free Fire, GTA e Fortinite. Marcas como Brahma e Carrefour têm
investido pesado aqui no Brasil criando bares e supermercados neste ambiente
virtual.
Por isso, a nova cara do ensino superior não é só preparar o aluno para o mercado de trabalho. Ele deve se preparar também para empreender, inovar e ser encorajado a tirar ideias do papel. Isso envolve também preencher lacunas do ensino médio aqui no Brasil, como finanças e educação financeira, marketing para área de exatas e empreendedorismo.
Renato Melo -
professor da Esamc, foi um dos fundadores da agência Iska Digital, uma
das primeiras agências que focou no marketing digital aqui no Brasil. Seus
artigos o levaram a palestrar 3 vezes em eventos do Google (foto) e participar
de eventos como o Bootcamp de Redes Sociais. Hoje está à frente do projeto
Resultados de Minuto, com a experiência acumulada de quem já atendeu mais de
100 clientes no Brasil e ensinou mais de 2000 alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário