Selo oferecido por
ESGtechs mostra que as empresas possuem preocupações sociais e ambientais e
ajudam até a obter crédito com menores taxas
Segundo uma pesquisa realizada pela Cone
Communication, 73% dos consumidores acreditam que uma empresa deve tomar
medidas específicas para melhorar as condições econômicas e sociais nas
comunidades onde opera. Nesse cenário, as empresas que não se adequarem aos
princípios ESG tendem a ficar para trás no mercado.
Afinal, muito além de beneficiar a imagem das
marcas, adotar medidas que medem o grau de sustentabilidade e impacto
social dessas empresas também ajuda colaboradores e o meio ambiente. E uma boa
forma de provar que um negócio atua em prol disso é com uma Certificação de
Sustentabilidade, que demonstra seu compromisso com boas práticas ambientais,
sociais, éticas e de segurança alimentar.
Além disso, a certificação serve também para ajudar
os consumidores a escolher onde comprar, indicando empresas com preocupações
sustentáveis. Hoje, a certificação é oferecida por ESGtechs, startups que unem
serviços financeiros, tecnologia e práticas ESG para auxiliar clientes que buscam
implantar projetos com propósito, sustentabilidade, governança social e
corporativa.
Por que ter uma certificação de sustentabilidade na
empresa?
O valor agregado da sustentabilidade pode ser
notado nas vendas, já que 98% das empresas que adotaram rotinas
sustentáveis relataram benefícios relacionados a vendas e marketing. Além
disso, as ações sustentáveis também agregam valor para as empresas, incluindo
aprimoramento na sua reputação (60%), lucratividade (53%), custos mais baixos
(30%) e aumento na produção (30%), de acordo com uma pesquisa realizada pela
Iseal Alliance.
Além da reputação da marca, os selos de
certificação sustentável contribuem para adaptar procedimentos que sejam mais
interessantes financeiramente para a empresa. Há variações entre os tipos
Certificação de Ações Sustentáveis, desde seus fundamentos até os padrões que
investigam, bem como das ESGtechs que os oferecem.
Atualmente, não há certificação absoluta que possa
ser aplicada em uma grande quantidade de indústrias. Uma combinação de
certificações pode ser aplicada a um único produto para provar seu status ético
e sustentável.
Um exemplo de certificação de sustentabilidade é o
primeiro selo sustentável do Brasil que conecta crédito mais justo e
transparente como incentivo a práticas sustentáveis: a Certificação IAS da
Openbox, ESGtech de antecipação de recebíveis que oferece crédito com taxas
mais justas para empresas com ações sustentáveis.
Em parceria com a Ecocert Brasil, líder global em
certificação de agricultura orgânica e cosméticos orgânicos, a certificação é
oferecida para empresas brasileiras com foco nas PME’s. A Certificação IAS pode
ser obtida pelo site da Openbox (www.openbox.ai).
Além disso, a fintech também conta com o portal PME Sustentável (www.pmesustentavel.com.br),
que auxilia na aplicação de ações sustentáveis em uma empresa e oferece acesso
ao simulador do índice de ações sustentáveis.
“A Ecocert auxilia as partes interessadas na
implementação e promoção de práticas sustentáveis através de serviços de
certificação, consultoria e treinamento, enquanto a Openbox participa através
da aplicação tecnológica, oferta da certificação e conversão do índice de
sustentabilidade em descontos para operações de antecipação de recebíveis
conosco”, explica Maurício Rodrigues, CEO da Openbox.
Certificação indica pontos que carecem de melhorias
Recém certificada, a Litroz, startup de gestão de
abastecimento e controle de gastos com combustível, já nota vantagens com o
selo. “Com a certificação IAS, a Litroz conseguiu obter melhores taxas de
adiantamento para sua operação, tornando a empresa mais competitiva. Além
disso, os pontos trabalhados na auditoria deixam claro os aspectos que devem
ser trabalhados dentro da Litroz, desde o desenvolvimento pessoal da equipe até
as questões ambientais”, relata Julia Paiva, Diretora de Operações da empresa.
Com o objetivo de incentivar o impacto
social, econômico e ambiental positivo que as empresas podem causar em seus
ecossistemas, visando adequar-se à realidade do mercado das PME’s, a Openbox
tem como expectativa para 2022 fechar o próximo ano com 20% da sua base de
clientes com a Certificação IAS.
Openbox