Juros elevados e inflação alta frearam o consumo dos
brasileiros em relação a
2014. Comportamento se repetiu em todas as datas
comemorativas deste ano
As expectativas pessimistas
se confirmaram e o comércio varejista registrou o pior resultado dos últimos
seis anos para o Dia das Crianças. De acordo com os dados do Serviço de
Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes
Lojistas (CNDL), as consultas para vendas a prazo caíram 8,95% na semana
do Dia das Crianças, entre os dias 5 e 11 de outubro, em relação ao mesmo
período do ano passado.
Em
2014, o volume de vendas já havia registrado uma queda de 1,50%, mas em anos
anteriores, os resultados foram positivos: crescimentos de 3,15% (2013), 4,83%
(2012), 5,91% (2011) e 8,5% (2010). Com o resultado de 2015, o recuo acumulado
nos últimos dois anos já chega a 10,32%. O Dia das Crianças é a última data
comemorativa antes do Natal, e funciona como uma tendência para as vendas do
final de ano.
As
consultas para vendas a prazo do Dia das Crianças repetiram o comportamento de
baixa das demais datas comemorativas deste ano: a queda nas
intenções de vendas parceladas também se repetiu no resultado do Dia dos
Namorados (-7,82%), Páscoa (-4,93%), Dia das Mães (-0,59%) e Dia dos Pais
(-11,21%).
Segundo o presidente da
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro, o
resultado é consequência da economia brasileira em crise. "Com o acesso ao
crédito mais difícil, os juros elevados e a inflação mais alta, o poder de
compras do brasileiro fica cada vez mais limitado", explica. "Os
consumidores estão mais preocupados em não comprometer o próprio orçamento com
compras parceladas, por isso optaram por presentes mais baratos e geralmente
pagos a vista", diz Pinheiro.
Segundo levantamento do SPC Brasil, neste ano, os presentes preferidos pelos consumidores para presentearem no
Dia das Crianças seriam as bonecas e bonecos, roupas; aviões e carrinhos de
brinquedo e jogos educativos. O local de compra que mais se destacou na
pesquisa de intenção de compras foi o shopping center, citado por 48,9% dos
compradores.
Metodologia
O
cálculo de vendas a prazo é baseado no volume de consultas realizadas ao banco
de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), com abrangência
nacional, entre os dias 5 e 11 de outubro deste ano.