Pesquisar no Blog

sábado, 4 de janeiro de 2025

Exposição solar pode causar danos graves à pele humana. Saiba como curtir o verão de maneira segura

A dermatologista Dra. Fabíola Viterbo destaca alguns cuidados necessários com a pele, principalmente para quem vai curtir a piscina ou o mar.

 

A chegada do verão costuma coincidir com as férias, sejam escolares ou de trabalho. É o momento que muitas pessoas aproveitam para curtir a piscina, a praia e tomar um bom banho de mar. Esse período, contudo, demanda atenção com a saúde da pele, principalmente com a maior exposição solar. 

A incidência de raios solares diretamente na pele, em especial, sem proteção, pode causar danos consideráveis à saúde cutânea. Além das queimaduras, também pode haver um ressecamento da pele, reduzindo sua elasticidade e causando sensação de rigidez. A desidratação do órgão leva a uma maior produção das glândulas sebáceas, fator que pode ocasionar uma produção excessiva de oleosidade, contribuindo para a hiperpigmentação e surgimento de acne. 

Nesse contexto, a dermatologista da clínica Áurea, Dra. Fabíola Viterbo, destaca a importância de proteger a pele da exposição solar. “No verão, é natural que as pessoas fiquem mais expostas à luz solar para curtir a praia ou relaxar na piscina. Contudo, para aproveitar de maneira tranquila, não se deve descuidar dos cuidados com a pele que, quando recebe a incidência solar, sofre danos”, explica. 

A especialista, então, orienta quais procedimentos devem ser realizados para curtir o período e recuperar a saúde após o lazer. Assim, um ponto muito importante é realizar uma hidratação intensiva a partir de cremes hidratantes com ativos como ácido hialurônico e ureia para reforçar a barreira cutânea. Além de combater o ressecamento, a hidratação cutânea também reduz a produção excessiva de óleo, comuns na pele negra, por exemplo. 

Em relação a hidratação, a especialista recomenda procurar produtos adequados a cada tipo de pele. Outras recomendações são a esfoliação leve, para remover células mortas, promovendo uma absorção mais eficaz dos hidratantes e protetores solares; além do enxágue do corpo com água doce após banho na piscina ou no mar, visando remover resíduos de cloro e sal, reduzindo as chances de irritações e ressecamentos. 

Além das medidas, a dermatologista explica que o principal cuidado com a pele passa pelo uso do protetor solar. “O protetor solar é um aliado indispensável para a saúde cutânea. A pele não consegue se proteger de maneira natural contra os raios solares, estando exposta a danos como queimaduras, inflamações, fotoenvelhecimento, queimaduras, melasma, alterações na barreira cutânea e até contribuir para o desenvolvimento de condições mais graves”, reforça.

Segundo a Mintel, 27% dos brasileiros só utilizam protetor solar em dias ensolarados, número que demonstra como a conscientização acerca do uso do protetor ainda carece de evolução. O uso é recomendado para todos os tipos de pele, adicionando uma proteção superior à capacidade da melanina. Assim, o ideal é unir o uso do protetor a uma barreira física, a partir de chapéus e óculos de sol com proteção UV, diminuindo o contato da pele com os raios solares. 

Uma dica é procurar protetores personalizados, que estejam de acordo com as especificidades de cada tom de pele. Em relação à pele negra, por exemplo, a recomendação é escolher produtos com acabamento invisível ou que não deixem resíduos brancos, um problema comum em filtros físicos. Além disso, para pessoas que produzem maior oleosidade, a orientação é buscar protetores com texturas leves, como gel, gel-creme ou sérum.

Dra. Fabíola Viterbo ainda ressalta que, além da pele, devem ser tomados alguns cuidados com os cabelos antes e depois de entrar na piscina ou no mar. Uma medida que auxilia a saúde dos fios é aplicar um creme ou óleo protetor nos fios para minimizar os danos do cloro e sal. Após o banho, deve-se lavar o couro cabeludo com água doce imediatamente para remoção de resíduos de sal ou cloro.

Mesmo em um momento de curtição e lazer, os cuidados com a saúde não podem ser descartados, sob o risco de surgirem condições indesejáveis na pele. Assim, seguir as recomendações de especialistas ajuda as pessoas a poderem relaxar e aproveitar o verão de maneira segura.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados