Pesquisar no Blog

sábado, 18 de janeiro de 2025

Conheça 5 benefícios das artes marciais que podem melhorar sua saúde física e emocional

istock
Aumento da sociabilidade, da autoestima e do condicionamento físico são algumas das vantagens

 

São muitos os estudos que comprovam os impactos positivos do exercício físico na saúde e no bem-estar dos indivíduos. Isso porque a atividade física é responsável por promover inúmeros benefícios – entre eles, melhorar a circulação sanguínea, a mobilidade corporal, a qualidade do sono, a concentração e o humor, além de aliviar quadros de ansiedade e problemas psicológicos.  

Apesar de serem várias as possibilidades de atividades, as artes marciais têm ganhado cada vez mais espaços nas práticas esportivas dos brasileiros. Esportes como Karatê, Muay Thai e Jiu-Jitsu caracterizam-se por serem exercícios coletivos, de grande intensidade e que trabalham várias habilidades simultaneamente. Isto é, ao mesmo tempo em que incentivam a sociabilidade entre os participantes, colaboram para a redução do estresse e para o desenvolvimento do autocontrole e da força muscular. 

 

Separamos algumas vantagens das artes marciais:

 

  • Socialização 

A socialização é um dos pontos mais fortes das artes marciais. Por meio dos treinos coletivos que o esporte proporciona, os participantes, muitas vezes, constroem relações, aproximam-se uns dos outros e criam um verdadeiro sentimento de comunidade e pertencimento àquele grupo. Tal contexto é facilitado pelas atividades que envolvem confiança, empatia, respeito e convívio com diferentes pessoas, o que colabora para o fortalecimento de laços. 

 

  • Alívio do estresse 

As artes marciais são excelentes alternativas para aliviar o estresse do dia a dia. É comum escutar que, devido à necessidade de concentração absoluta durante a prática desses esportes, é possível esquecer – mesmo que momentaneamente – preocupações externas e pensamentos ruins, o que impacta positivamente na qualidade de vida. Além disso, ao longo dos treinos, o corpo libera hormônios (como a endorfina) que colaboram para a saúde e a sensação de bem-estar. 

 

  • Melhora da disciplina 

A disciplina é uma das características apreendidas nas artes marciais. Isso porque, desde o início dos treinos, os participantes são ensinados a cumprir regras, horários, a respeitar hierarquias, ter responsabilidade com compromissos e a se esforçar para alcançar os objetivos. Como resultado, a disciplina desenvolvida dentro da atividade física é expandida para outras áreas da vida, como no trabalho, nas tarefas domésticas e no estudo. 

 

  • Autoconfiança

 No mundo atual, em que a pressão pelo  sucesso (especialmente o profissional e acadêmico) é cada vez maior, ter uma autoconfiança forte e consolidada não é uma tarefa fácil. As artes marciais, neste sentido, são grandes aliadas, visto que incentivam os praticantes a superarem os desafios e a desenvolverem sentimentos de realização e orgulho pessoal. O crescimento dentro do esporte, o acolhimento entre os participantes e o ambiente saudável colaboram para que os indivíduos tenham uma autopercepção mais positiva e segura. 

 

  • Melhora no condicionamento físico 

Por trabalhar diversos movimentos do corpo ao mesmo tempo – de forma concentrada e equilibrada –, as artes marciais colaboram para a melhora da coordenação motora e do condicionamento físico. Os exercícios são de alta intensidade e voltados para a precisão, força, assertividade e resistência, o que impacta positivamente na saúde corporal e, muitas vezes, resulta no emagrecimento e ganho de massa magra. 

 

Mas lembre-se: para que a prática desses esportes seja mais segura, é importante utilizar os equipamentos corretos, como luvas, bandagem Muay Thai e caneleiras. Assim, você fica bem protegido para aproveitar o treino. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados