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Estudo mostra que 78% dos usuários têm maior probabilidade de comprar novamente de uma marca quando seu conteúdo é hiperpersonalizado
A temporada de Natal e fim de ano é uma oportunidade única para criar conexões mais profundas com seus clientes. E, em um mercado cada vez mais competitivo, a hiperpersonalização é a chave para transformar esse período de compras em um sucesso para os negócios.
Um estudo da McKinsey revela que 78% dos consumidores têm maior propensão a comprar novamente de marcas que oferecem conteúdo altamente personalizado, o que destaca a importância dessa estratégia, enquanto outro estudo conduzido pela Deloitte revela que 90% dos consumidores mostram preferência por campanhas de marketing altamente personalizadas.
Tudo isso vai além da simples customização de mensagens e produtos. Trata-se de uma abordagem que analisa dados de maneira profunda, compreendendo o comportamento, as preferências e até mesmo o estado emocional do cliente. Com esse conhecimento, as empresas conseguem criar experiências relevantes e envolventes, oferecendo ofertas direcionadas de maneira eficiente, seja no seu site, redes sociais, e-mail marketing ou aplicativos móveis.
De acordo com o Opinion Box, 72% dos consumidores esperam ser tratados como indivíduos únicos, com suas preferências e desejos sendo reconhecidos pelas empresas. Além disso, 73% expressam preferência por adquirir produtos ou serviços de marcas que já proporcionaram experiências personalizadas e agradáveis. Na estratégia de vendas de Natal, um momento especial do ano, é possível ir além, criando experiências de compra memoráveis e personalizadas para os clientes.
Antonio Muniz, CEO da Agiletech e especialista
em tecnologia e negócios, explica sobre a estratégia. “A hiperpersonalização
surge como uma ferramenta poderosa para as empresas que almejam se destacar em
mercados altamente competitivos e satisfazer as crescentes expectativas dos
consumidores por experiências mais personalizadas e pertinentes”, destaca o
especialista.
Como a hiperpersonalização pode ajudar seu negócio nas vendas de
fim de ano?
A estratégia oferece uma série de benefícios, como o aumento do engajamento, a conversão mais alta e a fidelização do cliente, especialmente durante a temporada de Natal, quando os consumidores buscam ofertas especiais e experiências únicas. Quando os clientes se sentem reconhecidos e atendidos de maneira individualizada, isso pode resultar em compras recorrentes não apenas durante o período de festas, mas ao longo do ano seguinte.
Ao fornecer conteúdo e ofertas altamente relevantes para cada cliente, as empresas podem aumentar significativamente o engajamento e a interação. Além disso, a personalização extrema leva a uma melhor conversão, uma vez que os clientes estão mais propensos a responder positivamente às ofertas que atendem às suas necessidades específicas.
Oferecer uma experiência altamente personalizada cria um vínculo emocional mais forte entre a marca e o cliente, aumentando a fidelidade e reduzindo a probabilidade de churn, ou seja, clientes que deixam de comprar. Por outro lado, clientes satisfeitos e engajados estão mais propensos a fazer compras repetidas e a gastar mais, o que, por sua vez, impulsiona a receita da empresa.
“Na era da hiperpersonalização, as empresas têm a oportunidade única de não apenas atender, mas antecipar as necessidades de cada cliente individualmente. Ao compreender profundamente suas preferências e comportamentos, podemos não apenas oferecer produtos e serviços, mas também criar experiências que ressoam em um nível emocional. Essa conexão genuína não apenas impulsiona o engajamento e a fidelidade do cliente, mas também molda o futuro dos negócios, onde a personalização é a chave para o sucesso duradouro ", analisa Antonio Muniz.
Dicas para implementar a hiperpersonalização na experiência do
cliente no mundo digital:
1) Coleta de dados eficiente: a base da estratégia está no uso inteligente dos dados.
Sistemas de CRM e ferramentas de análise podem ser usados para coletar
informações relevantes, como histórico de compras, preferências de produtos e
interações anteriores. Durante o período de festas, estas informações podem ser
usadas para enviar ofertas personalizadas de Natal, lembrando ao cliente de
produtos que ele já demonstrou interesse ou que combinam com seus gostos.
2) Segmentação avançada: no lugar de enviar uma promoção genérica, dividir os clientes
em segmentos mais específicos, como: compradores frequentes, clientes de última
hora ou aqueles que já compraram presentes para amigos no ano passado, pode ser
muito mais eficaz. Com isso, é possível direcionar campanhas exclusivas para
cada perfil, tornando as ofertas mais atraentes e personalizadas.
3) Ofertas e conteúdos dinâmicos: as ferramentas de automação podem adaptar
as ofertas de acordo com o comportamento do cliente em tempo real. Se um
cliente está navegando em produtos de decoração de Natal, por exemplo, ele pode
receber ofertas especiais para itens relacionados, como enfeites ou presentes
exclusivos, aumentando a relevância da experiência de compra.
4) Comunicação multicanal: a hiperpersonalização deve ser aplicada de maneira consistente
em todos os canais. Durante as festividades, a empresa pode integrar suas ações
de marketing no site, e-mail, redes sociais e até mesmo em campanhas de SMS.
Assim, os clientes terão uma experiência fluida e contínua, independentemente
de onde estão interagindo com a marca..
5) Testes e otimização contínua: testes A/B são indicados para avaliar quais tipos de personalização têm melhor resposta durante a temporada de fim de ano. Isso pode incluir a personalização de temas de Natal, descontos especiais ou promoções limitadas. A otimização contínua garantirá que as campanhas estejam sempre ajustadas para maximizar os resultados..
6) Transparência e consentimento: o uso dos dados deve ser sempre
transparente, com os clientes tendo conhecimento de como suas informações estão
sendo utilizadas, especialmente em campanhas de marketing personalizadas. Neste
período, a confiança é fundamental para a criação de um relacionamento
duradouro e, ao ser transparente, a empresa estará solidificando a lealdade do
cliente.
Antonio Muniz - Professor MBA Executivo Agilidade, Tecnologia e Negócios da Anhanguera Educacional, Antonio é líder destacado no campo da tecnologia e negócios, atuando como CEO da Advisor10X AgileTech Services e oferecendo consultoria estratégica. Além disso, é autor e editor de livros sobre tecnologia e gestão, e fundador da Jornada Colaborativa. Como presidente do Comitê de Tecnologia em duas academias, ele promove o networking e o desenvolvimento profissional. Muniz é reconhecido por sua dedicação em conectar pessoas e ideias para impulsionar o sucesso mútuo. Saiba mais em: linkedin.com/in/antoniomunizoficial
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