A análise é baseada na análise da carteira de clientes de quatro varejistas que oferecem cartões de crédito
· Levantamento
mostra ainda que é possível mitigar os riscos de inadimplência reduzindo em 25%
os limites já existentes no cartão
Um estudo
inédito realizado pela Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil,
mostrou que é possível que varejistas ampliem de forma segura, por meio da
gestão inteligente e análise periódica da carteira, sua oferta de crédito em
até R$ 200 milhões para clientes de sua base que possuem cartão de crédito. O
estudo foi realizado a partir de uma análise customizada da carteira de quatro
players do varejo, unindo dados exclusivos e de mercado com a inteligência
analítica da Serasa Experian.
Em termos
financeiros, o estudo mostrou que os limites de cartão dos clientes das
carteiras analisadas têm potencial para crescer 60%, uma ampliação da oferta de
crédito que equivale a R$ 200 milhões.
“Entender o
perfil, o potencial de compra e o risco de cada cliente é fundamental para uma
gestão de carteira customizada e uma readequação do limite de cartão de crédito
para cada CPF. Isso permite uma avaliação de risco mais acurada dividindo os
clientes em três grupos: os que precisam ter o limite reduzido, pois apresentam
risco de inadimplência, os que podem ter o crédito aumentado, pois tem
potencial de compra com baixo risco, e os que estão com o limite adequado. Com
isso, é possível aumentar receita trabalhando com clientes que já estão dentro
de casa - o que é muito mais barato, menos complexo e mais atrativo do que ir
em busca de novos clientes no mercado. Ao mesmo tempo, tem-se visibilidade
sobre os CPFs que apresentam maior risco e precisam de adequação da oferta ou
uma estratégia de acompanhamento mais próximo para não se tornarem
inadimplentes”, explica o diretor de Decisioning e Advanced Analytics da Serasa
Experian, Pedro Braga.
O estudo
identificou também a parcela da base dos clientes com limites que trazem
potenciais riscos de inadimplência. Para esse grupo, a análise sugere uma
redução de 25% do limite, o que reduziria a concessão total de R$ 235 milhões
para R$ 175 milhões, com uma redução total de R$ 60 milhões.
Tipos
de cartões no varejo
O segmento
costuma ofertar dois tipos de cartões de crédito: bandeirados e private label.
A primeira modalidade é um cartão de crédito convencional, aceito em todos os
estabelecimentos que operem com a bandeira emissora e emitido, normalmente, por
meio de uma parceria entre a loja e a bandeira. Já o private label é um modelo
que pode ser utilizado apenas nas lojas do varejista emissor. E para ambos a
gestão de risco periódica da carteira não somente é aplicável, como também
recomendável.
Para o primeiro
grupo, de cartões bandeirados, os dados mostram que é possível ampliar o
crédito em 63%, saindo de R$ 179 milhões para R$ 292 milhões, um aumento de R$
113 milhões. O mesmo raciocínio se apresenta para o risco de inadimplência.
Para esse grupo, a redução dos limites seria em cerca de 25%, o equivalente a
R$ 16 milhões. Com isso, o novo limite concedido cairia de R$ 65 milhões para
R$ 49 milhões, aproximadamente.
Para os
varejistas que comercializam o cartão private label, o incremento no valor
seria de R$ 73 milhões, ou 46%, elevando os limites de R$ 159 milhões para R$
232 milhões. Entre os clientes com risco de inadimplência, a redução dos
limites seria de 25%, ou R$ 43 milhões, levando o total de R$ 170 milhões para
R$ 126 milhões.
“Definir uma
política robusta não apenas na concessão, mas também na manutenção de crédito,
aplicada ao perfil da carteira e baseada na união do histórico do cliente com a
loja, com dados de mercado sobre aquele CPF, é um dos pontos mais importantes
na jornada das empresas que oferecem cartões. Isso é ainda mais crucial para o
varejo, uma vez que o histórico e comportamento financeiro dos consumidores não
está centralizado com eles. Nosso objetivo é apoiar nossos clientes com
inteligência analítica e automação ponta a ponta dos processos de análise para
reduzir seus riscos, ampliar suas oportunidades e trazer agilidade e eficiência
para as decisões de negócio. E, é possível ainda por exemplo, realizar ofertas
personalizadas para novas vendas e vendas cruzadas para os consumidores que já
fazem parte da base de clientes, reduzindo o custo operacional das empresas”,
finaliza Pedro.
Metodologia
Os números são
resultado de um estudo feito com base em resultados obtidos com a solução
integrada Gestão de Clientes usando como ponto de partida cases de quatro
empresas do setor de varejo adeptas da solução.
A análise é
feita por meio de uma avaliação estratégica e individualizada da base
fornecida, unindo dados exclusivos e de mercado com a capacidade de
inteligência analítica, possibilitando imprimir uma visão ampla do potencial de
seus clientes por CPF e/ou CNPJ. Na solução é possível identificar o público
com maior potencial de elegibilidade a produtos de crédito, tanto na visão de
risco como de propensão, e um valor de limite é indicado de acordo com o
comportamento financeiro do cliente no mercado. Outros segmentos como bancos e
seguradoras, por exemplo, também já são adeptos da solução Gestão de Clientes.
experianplc.com
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