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segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Como a assessoria de imprensa pode ajudar na construção de uma marca

Com uma boa estratégia, a assessoria de imprensa é capaz de ajudar um negócio a construir uma marca sólida perante a mídia

 

Atualmente, no mercado corporativo, a atenção do consumidor é altamente disputada, isso porque, a mídia atualiza as novidades a cada minuto. Nesses momentos, construir uma marca sólida vai além do que uma simples ação de marketing, é uma necessidade para permanecer o negócio sempre em evidência.  

Porém, muitas vezes, na ânsia de querer estar em evidência, o mundo corporativo acaba subestimando o papel fundamental da assessoria de imprensa. Através de uma estratégia bem elaborada, a assessoria não é só capaz de gerar visibilidade para a empresa, como também é capaz de gerar credibilidade e reputação do negócio.

 

O papel do assessor de imprensa

 

Muitas pessoas que vivem dentro do mundo corporativo não estão preparadas para lidar diariamente com a mídia. Essas pessoas muitas vezes são capacitadas para lidar com outras funções, e é nesse momento que entra a necessidade de um profissional especializado na área da assessoria de imprensa. 

 

O assessor é um jornalista especializado em trabalhar a visibilidade, credibilidade e a reputação da marca no mercado em que ela atua. 

 

A assessora de imprensa e diretora da Fatos&Ideias Comunicação - empresa de assessoria de comunicação especializada em redes de franquia - Renata Brito, afirma que a assessoria de imprensa é responsável por criar uma rede de contatos e se aproximar da maior quantidade possível de jornalistas. 

“Além disso, o assessor desempenha toda parte de produção de conteúdo, como os releases, sugestões e solicitações de pauta, treinamento dos clientes para lidar com a imprensa e gestão de crise”, conta a diretora da Fatos&Ideias Comunicação.

Ao garantir que a mensagem da sua empresa esteja sendo comunicada e entregue de maneira correta, a assessoria de imprensa é capaz de fazer toda a diferença da percepção do público em relação a marca. 

 

A importância da assessoria na construção de uma marca sólida 

As mudanças na forma de se informar e de se comunicar são constantes, no meio desse mar de coisas novas, é necessário que a marca se adapte a esses novos jeitos. Muitas vezes, um negócio possui anos no mercado, mas ainda não construiu a sua reputação perante a mídia. 

Há casos em que a empresa realiza trabalhos incríveis, mas que não são de conhecimento público. É nesse momento que a assessoria de imprensa se torna aliada desse objetivo.  

 

Quais as estratégias realizadas?

Um dos papéis da assessoria de imprensa, como já citado, é o de gerar credibilidade e reputação da marca perante a mídia. “Quando uma empresa é divulgada por veículos de comunicação respeitáveis no país, é mais fácil para aquela empresa ganhar a confiança de um público ainda não conhecido”, explica Renata. 

Essa divulgação é feita através da construção de pautas sobre assuntos desenvolvidos pelo negócio e que mostra relevância e interesse público para os jornalistas. 

Para além da visibilidade, a assessoria de imprensa também é responsável pela gestão de crise. Com uma boa estratégia, o papel do assessor pode ajudar a minimizar os prejuízos em relação à reputação da marca diante do público. 

Mas, é importante lembrar que, para que essas estratégias aconteçam de forma eficaz, é preciso, antes de tudo, definir quais as metas palpáveis, os objetivos a serem alcançados e alinhar as expectativas. 

Para Renata Brito, assessora e diretora da Fatos&Ideias Comunicação, é importante frisar que o trabalho do assessor é contínuo e persistente. A diretora ainda pontua que costuma alertar aos seus clientes que a assessoria é como um passo de formiguinha.

“Para a marca ganhar cada vez mais visibilidade, credibilidade e reputação em seu mercado de atuação, a parceria com a assessoria de imprensa precisa de uma constância. Afinal, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo?! Há casos em que o resultado é muito mais rápido que o esperado entre essa ligação da empresa com os veículos de comunicação, porém, deve ser algo com constância, daí a necessidade de um trabalho contínuo”, diz.

Vale lembrar também que nem sempre o cliente estará em evidência na mídia, isso porque, quem tem o poder de decidir o que será publicado ou não são os jornalistas e editores dos veículos de comunicação. Por isso, não é possível garantir publicações constantes, mas não significa que os objetivos não estão sendo cumpridos. A credibilidade vai além da mídia.  



Fatos&Ideias Comunicação
www.fatoseideias.com.br


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