Com uma boa estratégia, a assessoria de imprensa é capaz de ajudar um negócio a construir uma marca sólida perante a mídia
Atualmente, no mercado corporativo, a atenção do consumidor é altamente disputada, isso porque, a mídia atualiza as novidades a cada minuto. Nesses momentos, construir uma marca sólida vai além do que uma simples ação de marketing, é uma necessidade para permanecer o negócio sempre em evidência.
Porém, muitas
vezes, na ânsia de querer estar em evidência, o mundo corporativo acaba subestimando
o papel fundamental da assessoria de imprensa. Através de uma estratégia bem
elaborada, a assessoria não é só capaz de gerar visibilidade para a empresa,
como também é capaz de gerar credibilidade e reputação do negócio.
O papel do assessor de imprensa
Muitas pessoas que vivem dentro do mundo corporativo não estão preparadas para lidar diariamente com a mídia. Essas pessoas muitas vezes são capacitadas para lidar com outras funções, e é nesse momento que entra a necessidade de um profissional especializado na área da assessoria de imprensa.
O assessor é um jornalista especializado em trabalhar a visibilidade, credibilidade e a reputação da marca no mercado em que ela atua.
A assessora de
imprensa e diretora da Fatos&Ideias Comunicação - empresa de assessoria de
comunicação especializada em redes de franquia - Renata Brito, afirma que a
assessoria de imprensa é responsável por criar uma rede de contatos e se
aproximar da maior quantidade possível de jornalistas.
“Além disso, o assessor desempenha toda parte de produção de conteúdo, como os releases, sugestões e solicitações de pauta, treinamento dos clientes para lidar com a imprensa e gestão de crise”, conta a diretora da Fatos&Ideias Comunicação.
Ao garantir que a mensagem da sua empresa esteja sendo comunicada e entregue de maneira correta, a assessoria de imprensa é capaz de fazer toda a diferença da percepção do público em relação a marca.
A importância
da assessoria na construção de uma marca sólida
As mudanças na forma de se informar e de se comunicar são constantes, no meio desse mar de coisas novas, é necessário que a marca se adapte a esses novos jeitos. Muitas vezes, um negócio possui anos no mercado, mas ainda não construiu a sua reputação perante a mídia.
Há casos em que a empresa realiza trabalhos incríveis, mas que não são de conhecimento público. É nesse momento que a assessoria de imprensa se torna aliada desse objetivo.
Quais
as estratégias realizadas?
Um dos papéis da assessoria de imprensa, como já citado, é o de gerar credibilidade e reputação da marca perante a mídia. “Quando uma empresa é divulgada por veículos de comunicação respeitáveis no país, é mais fácil para aquela empresa ganhar a confiança de um público ainda não conhecido”, explica Renata.
Essa divulgação é feita através da construção de pautas sobre assuntos desenvolvidos pelo negócio e que mostra relevância e interesse público para os jornalistas.
Para além da visibilidade, a assessoria de imprensa também é responsável pela gestão de crise. Com uma boa estratégia, o papel do assessor pode ajudar a minimizar os prejuízos em relação à reputação da marca diante do público.
Mas, é importante lembrar que, para que essas estratégias aconteçam de forma eficaz, é preciso, antes de tudo, definir quais as metas palpáveis, os objetivos a serem alcançados e alinhar as expectativas.
Para Renata Brito, assessora e diretora da Fatos&Ideias Comunicação, é importante frisar que o trabalho do assessor é contínuo e persistente. A diretora ainda pontua que costuma alertar aos seus clientes que a assessoria é como um passo de formiguinha.
“Para a marca ganhar cada vez mais visibilidade, credibilidade e reputação em seu mercado de atuação, a parceria com a assessoria de imprensa precisa de uma constância. Afinal, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo?! Há casos em que o resultado é muito mais rápido que o esperado entre essa ligação da empresa com os veículos de comunicação, porém, deve ser algo com constância, daí a necessidade de um trabalho contínuo”, diz.
Vale lembrar também que nem sempre o cliente estará em evidência na mídia, isso porque, quem tem o poder de decidir o que será publicado ou não são os jornalistas e editores dos veículos de comunicação. Por isso, não é possível garantir publicações constantes, mas não significa que os objetivos não estão sendo cumpridos. A credibilidade vai além da mídia.
Fatos&Ideias Comunicação
www.fatoseideias.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário