A partir de A partir de janeiro de 2025, só serão aceitos meios digitais para pagamento de vale-pedágio; e a Sem Parar Empresas já está pronta para atender o mercado e em conformidade com a nova regulamentação.
A partir de 1º de janeiro de 2025, entra em vigor a
nova Resolução 6.024/2023 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT),
que determinou o término da comercialização de cartões e outros meios físicos
para pagamento de vale-pedágio.
Conforme define a regulamentação, embarcadores e
transportadores deverão migrar o vale-pedágio físico para tags eletrônicas
homologadas. Para o Chief Marketing Officer (CMO) da Sem Parar Empresas, Bruno
Portnoi, as novas regras devem promover ao ecossistema maior economia,
segurança, agilidade no pagamento de pedágios e na gestão dos recursos
disponibilizados.
“O processo de digitalização oferece benefícios
pois torna a gestão da operação e dos recursos mais ágil e eficiente, uma vez
que o valor do vale-pedágio é debitado automaticamente dos recursos disponíveis
na tag”, destaca o executivo.
Além de um melhor controle dos gastos e a dispensa
de cartões físicos, há mais vantagens. Com o pagamento eletrônico do pedágio,
gera-se uma economia direta de combustível, uma vez que caminhões equipados com
a tag passam pelas praças de pedágio sem filas.
Outra vantagem é com relação ao Desconto Básico de
Tarifa (DBT), um benefício que oferece 5% de desconto aos motoristas que
realizam a passagem dos pedágios utilizando a tag eletrônica. Este benefício é
implantado em torno de 85 praças de pedágio no País, incluindo pedágios
eletrônicos.
Principais mudanças
Instituído pela Lei 10.209/01, o Vale-Pedágio Obrigatório
garante que o custo do pedágio não seja incluído no valor do frete, e
proporciona maior equilíbrio financeiro entre transportadoras e embarcadores.
Para cumprir as novas regras, transportadoras e
embarcadoras deverão adotar plataformas eletrônicas homologadas pelo órgão
federal para o pagamento do Vale-Pedágio. Essa mudança exige ajustes no
planejamento logístico das viagens e nas operações, como a atualização dos
sistemas internos para integrar as novas plataformas. Trata-se de um processo
simples e natural, que quando implementado tende a ser mais eficiente e
produtivo.
“Essa é uma transformação significativa para o
setor, trazendo desafios tecnológicos para caminhoneiros e empresas de
transporte. A Sem Parar Empresas, sempre à frente em soluções de mobilidade,
destaca-se por sua ampla capilaridade e pela confiança do mercado, sendo a
solução mais aceita no Brasil”, destaca Bruno Portnoi. “O pagamento de pedágios
via tag Sem Parar já é um meio homologado, oferecendo agilidade e conveniência
imediata a todo o mercado.”
Além disso, a tag eletrônica da Sem Parar Empresas
elimina a necessidade de parar em pedágios, reduzindo o tempo e otimizando a
viagem. Com ela, os caminhoneiros têm mais segurança, evitando o manuseio de
dinheiro em estradas, enquanto as empresas ganham controle e praticidade na
gestão dos recursos destinados ao pedágio, promovendo economia e eficiência no
transporte rodoviário como um todo.
Riscos de não seguir a nova
regulamentação
Caso embarcadores não adequem seus meios de
pagamento do vale-pedágio até a data limite, de 31 de dezembro de 2024, suas
operações podem sofrer consequências, como aplicação de multas pela ANTT, maior
dificuldade na gestão e rastreamento dos pagamentos, além do risco de
inviabilizar operações por não cumprimento da legislação vigente.
Enquanto para o caminhoneiro, caso ele não possua
um meio de recebimento do vale-pedágio homologado, o embarcador pode optar por
não contratar seus serviços, perdendo a oportunidade e tendo sua operação
paralisada.
Essa inadequação pode comprometer a credibilidade
junto a parceiros e clientes, diminuir a eficiência do ecossistema, aumentar
custos operacionais e dificultar a competitividade no mercado. A migração para
os meios eletrônicos no tempo estipulado pela legislação é essencial para
garantir conformidade legal por parte da empresa e transportador, além de
manter o transporte rodoviário de cargas mais eficiente, hábil e digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário