A
hemorragia intracraniana é um sagramento dentro do cérebro do paciente que pode
causar alguns efeitos, explica o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu
Agrela
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado de emergência na noite desta segunda-feira (9) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde passou por uma cirurgia para drenagem de um hematoma. Segundo informações do hospital, o presidente está na UTI e "encontra-se bem".
De acordo com o primeiro boletim médico, divulgado às 3h20 desta terça-feira (10), Lula começou a passar mal em Brasília. Após relatar dor de cabeça, ele realizou um exame de imagem ainda na unidade hospitalar da capital federal.
"A
ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente
domiciliar sofrido em 19/10. Foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês,
unidade São Paulo, onde foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma.
A cirurgia transcorreu sem intercorrências", informou o hospital sobre o presidente.
O que é hemorragia intracraniana?
A
hemorragia intracraniana ocorre quando há sangramento dentro do cérebro ou
entre suas membranas protetoras, explica o Pós PhD em neurociências, Dr.
Fabiano de Abreu Agrela.
Imagem ilustrativa da hemorragia intracraniana
FreePik
“Os sintomas mais comuns são dor de cabeça súbita, confusão, náuseas, concussão, convulsões e perda de consciência, mas cada caso pode variar bastante de gravidade”.
“O
tratamento depende da causa, dos sintomas, e da gravidade, podendo incluir
medicamentos para controlar a pressão ou cirurgia para remover o sangue
acumulado e aliviar a pressão”, explica
Dr. Fabiano.
O acidente doméstico de Lula
No dia 19 de outubro, Lula sofreu uma queda no banheiro da residência oficial da Presidência, batendo a região da nuca. O incidente resultou em cinco pontos e levou o presidente a realizar exames de imagem, que foram posteriormente repetidos. Na ocasião, ele permaneceu na unidade hospitalar por cerca de uma hora antes de ser liberado para retornar para casa.
Por recomendação médica, Lula precisou cancelar viagens longas nas semanas seguintes, incluindo sua participação na reunião de cúpula do Brics, na Rússia.
O presidente
classificou o acidente como "grave, mas sem afetar nenhuma parte mais
delicada".
Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB - Pós-PhD em Neurociências, eleito membro da Sigma Xi - The Scientific Research Honor Society (mais de 200 membros da Sigma Xi já receberam o Prêmio Nobel), além de ser membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos, da Royal Society of Biology e da The Royal Society of Medicine no Reino Unido, e da APA - American Philosophical Association nos Estados Unidos. Mestre em Psicologia, Licenciado em História e Biologia, também é Tecnólogo em Antropologia e Filosofia, com diversas formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Dr. Fabiano é membro de prestigiadas sociedades de alto QI, incluindo Mensa International, Intertel, ISPE High IQ Society, Triple Nine Society, ISI-Society e HELLIQ Society High IQ. Ele é autor de mais de 280 estudos científicos e 26 livros. Atualmente, é professor na PUCRS no Brasil, UNIFRANZ na Bolívia e Santander no México. Além disso, atua como Diretor do CPAH - Centro de Pesquisa e Análises Heráclito e é o criador do projeto GIP, que estima o QI por meio da análise da inteligência genética. Dr. Fabiano também possui registro de jornalista, tendo seu nome incluído no livro dos registros de recordes por conquistar três recordes, sendo um deles por ser o maior criador de personagens na história da imprensa. Professor Convidado e Orientador acadêmico da Faculdade FAEV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário