Pesquisar no Blog

domingo, 15 de dezembro de 2024

Feijão engorda ou ajuda a emagrecer? Especialista responde

A Josapar, detentora das marcas Tio João e Meu Biju, consultou a nutricionista Dra. Aline Maldonado para desmistificar o consumo deste alimento

 

Divulgação

Dupla perfeita com o tradicional arroz branco de cada dia, o feijão, um grão nutritivo e versátil, tem se mostrado um aliado poderoso na dieta das pessoas que buscam seguir uma alimentação saudável e equilibrada. Protagonizando o mito de que seu consumo diário pode favorecer o ganho de peso, estudos recentes, como o realizado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), e outro, feito por uma equipe de cientistas de universidades dos Estados Unidos, apontaram exatamente o contrário.

Para entender como o feijão cumpre a missão de ajudar a prevenir a obesidade, a Josapar, detentora das marcas Tio João – que recentemente passou a oferecer o feijão preto em pontos de vendas do Distrito Federal e por meio do e-commerce Armazém Tio João – e Meu Biju, ouviu a nutricionista Dra. Aline Maldonado. Ela esclarece que o grão apresenta uma série de benefícios ao ser consumido diariamente e jamais deve ser excluído da dieta, principalmente se o objetivo for a perda de peso.

“Na luta contra a obesidade, o feijão é um forte aliado por diferentes motivos. Seu alto teor de fibras e proteínas proporciona uma sensação de saciedade duradoura, reduzindo a fome e a vontade de ingerir alimentos pouco saudáveis, como os ricos em açúcar. As fibras também ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim e prevenir a constipação, promovem a regularidade intestinal e alimentam as bactérias benéficas do intestino, contribuindo para uma digestão mais eficiente”, aponta a nutricionista.

Entre outras vantagens oferecidas pelo consumo diário do feijão, pensando no combate à obesidade, Dra. Aline explica que o grão apresenta baixo índice glicêmico, o que previne picos de glicose e insulina, ajudando a controlar o apetite e evitando o acúmulo de gordura.

“É um alimento muito nutritivo, rico em minerais como o ferro, magnésio, potássio, folato e várias vitaminas do complexo B. Mas o mais surpreendente é que o feijão é relativamente baixo em calorias. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, 100 gramas de feijão carioca cozido, por exemplo, possuem apenas 76 calorias. Tomando como base uma dieta diária de duas mil calorias, o feijão cabe perfeitamente, tanto no almoço, quanto no jantar”, destaca a nutricionista.

 

Como incluir o feijão na dieta

Em meio à rotina agitada e, muitas vezes, falta de tempo para cozinhar cada refeição, para garantir o consumo diário do feijão, a nutricionista sugere o preparo de uma quantia maior, que pode ser congelada em pequenas porções, pensando na alimentação diária.

“Antes de cozinhar o feijão, é indicado fazer um remolho de 12 a 24 horas, trocando a água algumas vezes durante o processo. Além do grão ficar mais macio e cozinhar muito mais rápido, essa técnica ajuda a reduzir os indesejados gases, bem como eliminar antinutrientes que atrapalham o organismo na absorção de vitaminas e minerais. A versatilidade do feijão permite consumir diferentes variedades do grão, de diversas formas, até mesmo em sopas, saladas, patês e hambúrgueres vegetarianos. Basta fazer um pequeno planejamento semanal e usar a criatividade”, conclui Dra. Aline.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados