Jeff Alan. Foto: Shilton Araújo |
A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, a partir do dia 6 de dezembro (sexta-feira), às 11h, a exposição individual Comigo Ninguém Pode - A Pintura de Jeff Alan, que exibe as feições, texturas e tons retintos de personagens reais da periferia do Recife, representados em 40 obras do artista visual pernambucano. O projeto tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.
Com curadoria do antropólogo Bruno Albertim e realização da Fervo
Projetos Culturais, a mostra tem entrada gratuita e fica em cartaz até 9 de
fevereiro de 2025. No dia 6 de dezembro, às 11h, o artista participará do
evento de abertura da exposição, além de promover visitas mediadas nos dias 14
de dezembro e 18 de janeiro de 2025, às 11h e uma oficina no dia 17 de janeiro
de 2025, às 14h.
Com pinturas expostas na França e na Inglaterra e uma residência artística em Portugal, Jeff Alan é reconhecido por sua abordagem inovadora ao trabalhar com luz e sombra e possui vasta experiência no desenvolvimento de retratos que exploram a profundidade e o realismo das formas humanas. Comigo ninguém pode, sua mais nova exposição individual, estreou em Olinda e já passou por Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza, com um público de mais de 100 mil pessoas.
Daltônico, Jeff pinta desde a infância, motivado por sua mãe, Lucilene Mendes. Começou nas ruas, tendo como suporte os grafites. “Eu costumava pintar em preto e branco, passei a inserir as cores no meu trabalho um pouco antes da pandemia, aí na série Olhar Para Dentro comecei a fazer vídeos e fotos das pessoas pretas, que depois se transformaram nas pinturas”, conta ele.
Seu trabalho figurativo, de dimensões diversas, em acrílica sobre tela e desenho sobre papel, dá visibilidade às histórias e rostos dos moradores de sua comunidade no bairro do Barro, zona oeste da cidade do Recife. Personagens negros reais, de seu convívio, que são fotografados e depois pintados em cores saturadas e contrastadas.
Serviço:
[Artes
visuais] Exposição “Comigo Ninguém Pode – A pintura de Jeff Alan”
Local:
CAIXA Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP (próxima à estação Sé
do Metrô).
Datas: De 6 de
dezembro de 2024 a 9 de fevereiro de 2025.
Horário
de visitação: De
terça a domingo, das 9h às 18h.
Classificação
indicativa: Livre
para todos os públicos.
Entrada Franca
Acesso
a pessoas com deficiência
Informações: (11)
3321-4400 | Site da CAIXA Cultural
Nenhum comentário:
Postar um comentário