Divulgação EcoNoroeste |
O objetivo é o de conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata
Com o objetivo de incentivar a prevenção contra
o câncer de próstata, a ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo e
as concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado,
apoiam a Campanha Novembro Azul por meio de ações internas e mensagens de
conscientização dos usuários das vias concedidas.
A ARTESP realizará, neste mês, uma palestra
sobre a saúde masculina com uma enfermeira oncológica, que é especialista em
consultoria, treinamentos e conscientização na área da saúde e em oncologia,
para empresas nacionais e internacionais. Ela falará sobre a importância do
diagnóstico precoce da doença, alertando sobre a prevenção.
O preconceito em torno dos testes preventivos é
um dos fatores que afasta o público masculino a ter um diagnóstico precoce. A
campanha também reforça a importância de manter hábitos saudáveis, como
alimentação balanceada e prática regular de exercícios, para reduzir os riscos.
Pensando nisso, a ARTESP envia comunicados internos durante este mês, de como
ter cuidados para evitar a doença, além da conscientização de deixar os tabus
de lado e realizar os exames.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer
(INCA), no Brasil, a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens.
Em comparação com outros países, como os Estados Unidos, a mortalidade
brasileira ainda é elevada, com cerca de 15 mil mortes anuais. Anualmente,
em
média, mais de 70 mil homens descobrem estar com a doença em algum estágio. O
órgão informa ainda que o país tem uma taxa de incidência de 55,49 para cada
100 mil habitantes.
Ações das concessionárias
Visto que, esses números são altos e em busca
de conscientizar tanto a população como os seus funcionários, as
concessionárias estão promovendo campanhas internas e externas para alertar
sobre a importância da prevenção da doença.
A Rodovias
do Tietê promove ações internas com distribuição de brindes e
material de conscientização para os integrantes, além de e-mail marketing e
palestra. Além disso, nas rodovias administradas por ela, terão mensagens
exibidas nos Painéis de Mensagem Variáveis (PMVs) para conscientizar os
usuários.
A SPMar
também programou mensagens nos painéis para levar aos usuários a
conscientização. Seguindo a mesma diretriz, a Rota das Bandeiras além dos alertas nas
rodovias, promoveu palestras internas para os seus colaboradores.
Já a EcoNoroeste
reforça a importância da prevenção e do cuidado com a saúde
masculina e feminina. Para isso, fizeram ações com um evento especial realizado
pela área de Recursos Humanos (RH), que contou com um talk show sobre a
prevenção dos cânceres de mama, colo do útero e próstata, em celebração às
campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. O evento teve a presença de dois
especialistas — um Ginecologista e um Urologista —, com mediação de uma médica
do time Ecovida. Essa foi uma oportunidade para os colaboradores esclarecerem
dúvidas e se conscientizarem sobre os temas. Já para o público externo, a
concessionária exibe mensagens nos PMVs, reforçando a importância de cuidar da
saúde e realizar exames preventivos.
A Entrevias
está realizando ações internas, como: palestra sobre o tema para os
colaboradores e o dia do azul - todos os colaboradores de azul. Buscando levar
a informação para o público externo, a concessionária também exibirá mensagens
nos PMVs, iluminação azul na sede da empresa e o tema será repercutido nas
redes sociais da concessionária.
A CCR
Via Oeste, em parceria com o Instituto CCR, realizaram
ação do Programa Caminhos para
a Saúde no km 57 da Rodovia Presidente Castello Branco (SP-280),
sentido capital, em São Roque. A iniciativa faz parte das ações programadas
pela CCR Rodovias, durante o Novembro Azul.
Durante a ação, os caminhoneiros e motoristas
que passaram pelo local puderam realizar diversos atendimentos de saúde, como
odontológico, aferição de pressão, teste de glicemia e colesterol, serviços de
barbearia, massagem terapêutica, apoio emocional, além de check up de veículos
e entrega de brindes.
A AutoBAn
também realizou ações com caminhoneiros no km 56 da Rodovia
dos Bandeirantes, em Jundiaí. No local, a equipe realizou uma manhã de
diálogos, trocas de experiências, exames de pressão e glicemia, massoterapia,
apoio psicológico, check-up do caminhão e distribuição de brindes.
Já a Rede
Voa, que integra o Programa de Concessões de Aeroportos
Regionais da ARTESP, também está apoiando a campanha e para isso, realizou uma
palestra para os seus funcionários, em alusão tanto ao Outubro Rosa quanto ao
Novembro Azul, onde os colaboradores foram vestidos com as cores das campanhas.
Divulgação: Rede Voa |
Nenhum comentário:
Postar um comentário