Estudo da Brazil Panels aponta sabor como o principal fator para escolha da marca
Um levantamento realizado pela Brazil Panels,
empresa de pesquisa de mercado e marketing full service, em parceria com a
Agência Conexão Vasques, revelou dados significativos sobre os hábitos de
consumo de cerveja no Brasil. O estudo mostra que 61% dos brasileiros consomem
cerveja.
Entre os 1.715 respondentes de todas as regiões do
país, 3,5% bebem diariamente, com uma concentração maior nas regiões Sudeste e
Centro-Oeste. Além disso, 13,1% consomem de duas a três vezes por semana,
enquanto 16,15% bebem uma vez por semana. O estudo também aponta que 8,9% dos
consumidores apreciam a bebida de uma a três vezes por mês, e 19,4% consome
cerveja raramente.
"A diversidade nos hábitos de consumo,
variando do diário ao ocasional, assim como as diferenças sociodemográficas
observadas, oferecem dados valiosos sobre o comportamento dos consumidores
brasileiros em relação à cerveja", ressalta Claudio Vasques, CEO da Brasil
Panels e Conexão Vasques.
Marcas de cerveja mais
consumidas
As marcas de cerveja mais consumidas regularmente
no Brasil incluem Brahma (43,1%), Heineken (40,6%), Skol (36,6%), Amstel
(33,2%) e Budweiser (28,8%). Em seguida, aparecem Antarctica (27,6%), Itaipava
(26,5%), Stella Artois (18%), Petra (16,7%), Original (16,4%) e outras marcas*
(30%).
No recorte por faixa etária, a Heineken é a cerveja
mais consumida entre os jovens de 18 a 24 anos (68,8%) e de 25 a 34 anos
(61,1%). Já a Brahma se destaca entre todas as outras faixas etárias: 44% dos
consumidores entre 35 e 44 anos, 42,6% entre 45 e 54 anos, 44% entre 55 e 64
anos e 34,5% acima de 65 anos.
Segundo a pesquisa, as classes A e B consomem mais
Heineken, a classe C bebe mais Brahma e as classes D e E optam por Brahma e
Skol. Regionalmente, o Nordeste e o Centro-Oeste lideram o consumo de Heineken,
com 49,7% e 41%, respectivamente, enquanto o Norte consome mais Skol (51,2%), o
Sudeste, Brahma (48,1%), e o Sul, Amstel (37,2%).
Marcas de cerveja preferidas
Ao questionar os consumidores sobre suas marcas de
cerveja preferidas, ficou evidente que a preferida pode não ser a mesma mais
consumida diariamente. As marcas favoritas incluem Heineken (16,7%), Brahma
(16,2%), Skol (14,2%), Antarctica (7,4%), Budweiser (7,4%), Amstel (6,6%),
Itaipava (5,4%), Original (3,5%), Stella Artois (3,2%) e Crystal (2,1%). No
entanto, ao analisar os dados por região, foram observadas variações
significativas.
As três marcas que se destacam em todas as regiões
do país são Heineken, Brahma e Skol. "A recorrência indica uma forte
aceitação nacional, refletindo a popularidade dessas marcas entre os
consumidores brasileiros, independentemente das diferenças regionais. Os
resultados revelam as nuances das preferências regionais, e confirmam a forte
presença de marcas tradicionais e consolidadas no paladar dos
brasileiros", explica Vasques.
Fator de escolha
O estudo revelou que o sabor é o fator mais
relevante na escolha de uma marca de cerveja, mencionado por 61,6% dos
entrevistados. Outros aspectos importantes incluem preço (17,1%),
qualidade premium (11,1%), tradição da marca (7%), disponibilidade (2,5%) e
outros motivos (0,8%).
No recorte social, os principais fatores de escolha
para a classe A são o sabor (48,6%) e a qualidade premium (27,9%), seguidos
pelo preço (17,6%) e a tradição da marca (4,4%). Para a classe B, o sabor
(62,8%) e o preço (16,4%) são os mais relevantes, assim como na classe C, onde
63,9% consideram o sabor como prioridade, seguido pelo preço (15,3%). Nas
classes D/E, os fatores mais importantes também são sabor (58,8%) e preço
(22,7%).
"Com uma cultura de consumo que abrange desde
as cervejas mais leves, apreciadas em ocasiões sociais e de lazer, até as
artesanais, que proporcionam experiências únicas ao paladar, o gosto é o fator
central na decisão de compra. Assim, o sabor se destaca em todos os segmentos
de classe social, especialmente em um mercado que valoriza a diversidade de
estilos e sabores", finaliza Vasques.
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre 10 e 20 de setembro
de 2024, com uma amostra de 1.1715 respondentes residentes no Brasil, com
idades acima de 18 anos. A amostra é nacionalmente representativa, com cotas de
idade, gênero e local de residência distribuídas pelas regiões da seguinte forma: Sudeste
– 54,6%, Sul – 19,9%, Centro-Oeste – 6,6%, Nordeste – 14,9%, Norte – 6%.
*Outras marcas englobam
Eisenbahn, Spaten, Kaiser, Corona, Devassa, Crystal, Schin, Bavaria, Polar,
Lokal, Proibida, Beck`s, Caracu, Baden Baden, Colonia, Glacial, Colorado, Cerpa,
Cacildis e Tijuca, que tiveram menor número de votos na pesquisa nacional.
Brazil Panels Consultoria
https://www.brazilpanels.com.br
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