Soluções tecnológicas como o NICE CXone elevam o nível da Experiência do Cliente em diversas camadas - do autoatendimento à interação com os agentes
O “Gartner
IT Score for Customer Experience” revela que 70% das
organizações ainda estão em estágios iniciais de maturidade da Experiência do
Cliente, apesar de reconhecer sua importância. Para aprimorar, estas
empresas precisam acelerar seus processos com melhorias na colaboração, nas
métricas e no reconhecimento.
Para
contribuir com a construção de uma Experiência de Cliente de alto nível, as
empresas fornecedoras de tecnologia devem dar suporte aos Contact Centers e aos
CIOS sobre como aproveitar melhor os benefícios tecnológicos para que as
interações com os consumidores sejam mais efetivas.
A
consultoria afirma que, sem métricas adequadas e conhecimento do setor,
diversas áreas organizacionais não entendem a importância do CX ou como
melhorar as ações centradas nos clientes.
“Os dados do
Gartner demonstram como é essencial que todas as áreas das empresas estejam
alinhadas quanto à importância do relacionamento com o consumidor. Não se trata
apenas da ação de um departamento isolado, mas de um ecossistema no qual todos
contribuem para uma excelente Experiência do Cliente. Isso é o que garante que
cada interação, direta ou indireta, reflita o compromisso com a satisfação e a
fidelização”, explica André Fernandes, Diretor de Pré Vendas da NICE.
De acordo
com o documento, para reverter essa situação, as empresas devem:
- Criar uma narrativa convincente que conecte as
iniciativas de CX às metas da organização para garantir que os executivos
entendam e priorizem a Experiência do Cliente.
- Concentrar-se em métricas de CX que demonstrem um
impacto na receita e na retenção.
- Envolver os agentes com recompensas e reconhecimento
para criar uma cultura centrada no cliente que motive a obtenção de
resultados.
- Formar um comitê de CX de nível organizacional para
alinhar e envolver diversas áreas e hierarquias corporativas no objetivo
de amadurecer a Experiência do Cliente.
Além de
organizar-se internamente, as empresas precisam escolher um bom parceiro de
tecnologia. É certo que uma estratégia de CX competente necessita de soluções
que criem um ambiente 360 de inovação para que toda a organização seja
incluída.
“A
Inteligência Artificial tem papel preponderante no projeto. Um ponto de muita
importância é a utilização de IA específica para CX, evitando a IA genérica.
Essa atitude trará grandes benefícios, segurança da informação, melhores
práticas para os agentes e satisfação para os clientes”, diz André Fernandes.
Outros
pontos importantes de cobertura para a criação de um projeto de CX eficiente é
a adoção de assistentes virtuais e chatbots baseados em IA, que incrementam as
interações com respostas ágeis e precisas no autoatendimento. Esse tipo de
solução também melhora a eficiência operacional e libera os agentes para cuidar
de interações mais complexas.
Optar por ferramentas omnichannel, como o NICE CXone, também eleva a
Experiência dos Clientes. Com a utilização de inteligência artificial, a
solução da NICE integra diferentes canais de atendimento, o que dá ao
consumidor a escolha sobre qual canal de contato deseja utilizar para interagir
com suas marcas favoritas.
Finalmente,
a tecnologia correta dá às organizações a capacidade de captar dados e
utilizá-los para uma análise preditiva de comportamentos futuros. Para André
Fernandes, “a oportunidade de antecipar-se às necessidades dos clientes está no
cerne de uma CX de alto nível, que com certeza se tornará um grande diferencial
competitivo, já que personaliza o atendimento”.
Para
conhecer o relatório completo do Gartner, clique
aqui.
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