Apesar da redução
de 14,8% no valor das tentativas frente a 2023, o valor do ticket médio dos
pedidos fraudulentos teve um aumento de 15,1%
Segundo a ClearSale, companhia de inteligência de
dados e soluções antifraude em diversos segmentos, as compras virtuais no mês
de setembro registraram 156,6 mil tentativas de fraude. Em valores, o prejuízo
poderia ter sido de R$ 173,4 milhões, redução de 14,8% em comparação com o mesmo
período em 2023. Já o valor do ticket médio dos pedidos fraudulentos foi de R$
1.101, aumento de 15,1% na comparação com o ano passado. O estudo analisou
pelo menos 14,4 milhões de compras, no intervalo entre 1° e 30 de setembro.
No ranking das categorias com mais tentativas de
fraude no mês, eletrônicos aparecem em primeiro lugar (4,2%), com ticket médio
de R$ 1.977, seguidos por games (4,1%), com R$ 1.605, celulares (3,8%), com R$
2.849, informática (2,9%), com R$ 2.648, e eletrodomésticos (1,7%), com R$
2.477. Para o levantamento, a companhia considerou apenas pagamentos via cartão
de crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas
as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas.
“As tentativas de fraude no comércio eletrônico,
embora tenham apresentado uma leve diminuição em números absolutos, permanecem
uma realidade preocupante que exige atenção contínua das empresas e
consumidores. A evolução das tecnologias de segurança e a conscientização sobre
práticas de compra seguras têm contribuído para essa redução, mas os
fraudadores também estão se adaptando e se tornando mais sofisticados”, alerta
Matheus Manssur, superintendente comercial da ClearSale.
Nenhum comentário:
Postar um comentário