Pesquisa do Sebrae
revela que do total dos ativos, 90% dos MEIs estão operando normalmente
Levantamento inédito realizado pelo Sebrae mostra
que, dos 11,5 milhões de microempreendedores individuais (MEI) com registros
ativos no Brasil, mais de 90% estão em atividade, contra 77%, em 2022, e 72%,
em 2019. O recorde, na visão do Sebrae, sinaliza a melhora do consumo das
famílias e consolida a figura jurídica que é a porta de entrada para formalizar
milhares de brasileiros, com registro simplificado e baixo custo de tributos.
“A implementação do MEI, durante o segundo mandato
do presidente Lula, permitiu que milhões de brasileiros que faziam do
empreendedorismo uma forma de complementação de renda ou mesmo a sua principal
ocupação pudessem se beneficiar de direitos que lhes eram vedados. Esse modelo
de negócio significou, na prática, a mais importante política pública para a
inclusão econômica e previdenciária do Brasil”, assegura o presidente do
Sebrae, Décio Lima. Para ele, o crescimento dos MEI em atividade é um
termômetro da melhora do ambiente de negócios no país. “São brasileiros e
brasileiras que estavam invisíveis e agora, ganharam cidadania e visibilidade”,
complementa.
No recorte por regiões, o Centro-Oeste apresenta
maior percentual de MEIs em atividade (92%), seguido do Sul (88%), Nordeste
(90%) e Sudeste (91%) e Norte (87%). Um dado curioso é que, considerando o
histórico da pesquisa, o número de microempreendedores que trabalham em suas
próprias residências vem caindo: neste ano, 36,1% assinalaram atuar em casa,
ante os percentuais anteriores de 38% (2022) e 40% (2019, antes da pandemia da
covid-19).
As indústrias registradas como MEI são a maioria
entre o segmento em atividade (92%). Ao todo, 82% dos microempreendedores
individuais do setor afirmam que tirar o CNPJ os ajudou a vender mais – a média
foi de 73% dos entrevistados. Com pouco mais de 15 anos, a figura jurídica do
MEI foi criada para tirar da informalidade profissionais autônomos e pequenos
empreendedores, que passam a ter um registro de empresa própria, podendo emitir
notas fiscais e acessar benefícios da Previdência Social, além de contratar um
funcionário.
Crédito é o principal desafio
Entre aqueles MEIs inoperantes no momento da pesquisa, 52% estavam com
atividades paralisadas temporariamente, enquanto um terço havia encerrado em
definitivo. A falta de dinheiro para investir no negócio, somada ao pouco
conhecimento acerca da atividade, foram os principais motivos citados para o
encerramento da operação. “O Sebrae capitalizou um patrimônio líquido de R$ 2
bilhões para novas operações por meio do seu Fundo de Aval, que vai viabilizar
R$ 30 bilhões em crédito para os próximos três anos. Em 2024, apenas 12% dos
pequenos negócios obtiveram crédito. Estamos dando oportunidade para que os
outros 88% consigam ter crédito”, complementa Décio Lima.
Compre do Pequeno valoriza
pequenos negócios
Os MEI integram a campanha comemorativa do Dia da Micro e Pequena Empresa,
celebrada em 5 de outubro. O Sebrae realiza ampla mobilização para
conscientizar a sociedade sobre a importância dos pequenos negócios para a
economia e para a população. O movimento “Compre do Pequeno” incentiva o
consumo consciente, priorizando as MPE no momento da compra. Assim, cada
brasileiro contribui para movimentar a economia, gerar empregos e
desenvolvimento sustentável.
Com o tema “Quem compra do pequeno negócio vira fã”, a iniciativa
valoriza a proximidade física e conexão emocional que as MPE estabelecem com
seus clientes. "São milhões de empreendedores e empreendedoras que acordam
pela manhã e conseguem se virar, buscar o próprio sustento e fazem a economia
girar. Com isso, movimentam bairros, cidades, municípios, movimentam o país e
contribuem para o desenvolvimento econômico, gerando emprego, renda e inclusão.
Esse universo representa 95% das empresas brasileiras. São os imprescindíveis,
que lutam o ano todo, lutam por uma vida" enfatiza o presidente do Sebrae,
Décio Lima. “Por esse motivo, o Sebrae elegeu o mês de outubro – quando se
comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena empresa – para conscientizar o
brasileiro sobre a importância de valorizar os pequenos negócios”, acrescenta.
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