Aos poucos as
lojas de rua e os shoppings centers vão ganhando decorações natalinas; confira
as dicas de Paulo Moratore, diretor Comercial da Pricefy by Selbetti, para o
varejista emplacar vendas
Faltando pouco mais de dois meses para a data mais
movimentada para o varejo, muitas dúvidas podem surgir para fazer com que seu
negócio alcance o sucesso esperado nas vendas. Uma pesquisa da Confederação
Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que o Natal de
2024 pode ser desafiador para o comércio. O primeiro semestre, porém, foi
positivo, com um crescimento de 5,2% nas vendas do varejo ampliado e de 4,3% no
comércio varejista em relação ao mesmo período de 2023.
Aos poucos as lojas de rua e os shoppings centers
vão ganhando decorações natalinas. Para os varejistas que ainda estão se
preparando, Paulo Moratore, diretor Comercial da Pricefy by Selbetti (www.pricefy.com.br), empresa de referência que oferece tecnologia para fazer da
comunicação na loja uma experiência transformadora para colaborador e shopper,
apresenta 10 dicas que podem ajudá-los a vender mais nessa comemoração
natalina!
1 - Capriche na decoração de
Natal
Essa é, afinal, a data mais importante do ano,
aguardada durante onze meses por todos, não só pelo lado comercial, mas pela
alegria que o Natal traz. Entre no clima natalino e decore seu estabelecimento.
Monte uma árvore, ponha luzes pela loja, pendure enfeites e cartazes de
ofertas com tema do Natal. Crie formas para chamar atenção do seu
consumidor e assim aumente as suas vendas no Natal. A decoração é muito
importante, porém deixar a sua loja organizada é essencial.
2 - Fique sempre atento à
concorrência
Tenha consciência que você sempre deve analisar sua
concorrência. Os clientes preferem empresas que possuem algo diferente a
oferecer, principalmente, nas promoções ou na decoração. Portanto,
faça uma análise completa sobre o que a sua loja pode oferecer, tanto
em atendimento, em decoração, como em produtos para seu o seu consumidor.
3 - Apresente suas promoções
nas redes sociais
Aplique seu marketing de conteúdo para o Natal em
suas redes sociais. Faça publicações referente à data, com significados
natalinos e ideias de presentes, por exemplo, divulgue o que sua empresa fará
na comemoração, descontos, sorteios, promoções, etc. Algumas semanas antes
do Natal é a época em que os clientes ficam mais atentos às redes
sociais em busca de produtos com os menores preços.
4 - Preserve sempre seus
clientes antigos
Não deixe de se comunicar com aqueles clientes fiéis
as novidades e condições de pagamento que vão oferecer nas vendas natalinas.
Vale uma mensagem por WhatsApp, pelas redes sociais ou um e-mail marketing. Mas
não perca a chance de conquistar novos consumidores com a sua
divulgação especial de Natal.
5 - Crie uma campanha natalina
Promoções e descontos sempre chamam a atenção das
pessoas. Portanto, em uma data em que os clientes tendem a gastar mais, como o
Natal, uma ótima ideia é apostar em promoções temáticas, que se inspirem no
espírito natalino para atrair o consumidor. Um bom planejamento pode lhe
dar sempre uma vantagem, por exemplo, você pode agradar seus clientes com um
cupom de promoção e ainda manter o seu faturamento em um nível aceitável.
6 - Motive sua equipe
Como a quantidade de vendas no Natal sempre é maior
que no decorrer do ano, é preciso vendedores altamente treinados. Isso,
porque o fluxo de compradores e saída de produtos é muito maior. É sempre
importante atender bem os seus clientes, porém, seus vendedores precisam estar
mais preparados e atenciosos, para que o cliente compre muito mais do que o
esperado, mas também não podem se delongar tanto no atendimento.
7 - Prepare o seu estoque
Muitos clientes procuram produtos específicos nessa
época do ano e uma das piores coisas que pode acontecer na hora da compra deste
produto é não os ter em estoque, certo? Esteja pronto para a
quantidade de consumidores novos e de movimentação nova que pode acontecer.
Essencialmente nos últimos dias, o movimento sempre aumenta. Muitas pessoas
deixam para a última hora as compras de fim de ano. Então, tenha um controle
otimizado dos seus produtos.
8 - Considere em aumentar o
horário do atendimento
Fique atento se a movimentação de cliente estiver
grande nas proximidades ao Natal, vale a pena investir em aumentar o horário de
atendimento da sua loja. Mas esse desdobramento deve ser divulgado para seus os
clientes com antecedência nas redes sociais, WhatsApp e nas suas campanhas de
e-mail-marketing.
9 - Ofereça diversas formas de
pagamento
Como no Natal falamos de aumento de faturamento, é
muito válido recordar que a maioria dos clientes recebe o décimo terceiro
salário. Porém, muitos deles precisarão arcar com diversas despesas no início
do ano, além das compras e dos presentes de Natal. Pensando nisso, é importante criar
ofertas ou condições de pagamento acessíveis para que possam vender mais,
como os cupons, códigos de desconto, débito, crédito, parcelamento sem juros,
em compras on-line uma ótima opção de pagamento é o boleto bancário.
10 - Automatize a produção dos
cartazes de oferta
Hoje sabemos como é uma correria deixar tudo pronto
para a chegada do Natal, não é? Vitrines para decorar, gôndolas para organizar,
enfeitar a loja, treinar equipe, criar as campanhas promocionais e ainda criar
os cartazes e etiquetas de promoção para chamar a atenção do cliente. A melhor
alternativa é automatizar o processo, facilitando o dia a dia, trazendo
agilidade, padronização e gestão para todo esse processo de precificar a loja.
PRICEFY
www.pricefy.com.br
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