Pesquisar no Blog

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Instituto CADES anuncia aulas de miniatletismo para crianças em escolas públicas de São Paulo

Projeto aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte com patrocínio da Bayer, Bermad, Racional Engenharia, Digix e Haganá vai cumprir três ODS assegurando saúde e bem-estar, educação de qualidade e redução das desigualdades aos alunos 


O Instituto CADES comunica uma novidade: aulas de miniatletismo nas escolas EMEF OCTAVIO PEREIRA LOPES e CEMEI CAPÃO, ambas em São Paulo (SP). O projeto, aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte com patrocínio da Bayer, Bermad, Racional Engenharia, Digix e Haganá, promoverá aulas duas vezes por semana, simultaneamente, para turmas de 4 a 6 anos de idade e de 6 a 11 anos.

Conforme explica Ana Cristina Amaro, Presidente do Instituto CADES, as aulas têm como objetivos: oferecer um grande número de oportunidades e descobertas para o desenvolvimento de habilidades motoras variadas, utilizar os valores do esporte para formação cidadã e desenvolver as capacidades motoras (correr, saltar, arremessar, rolar) e físicas (agilidade, equilíbrio, coordenação, potência, velocidades de deslocamento e reação) e estimular o livre brincar em ambiente seguro e controlado.

Já a Educadora Física e Gestora de Projetos do CADES Adriana Cancian conta que para o processo de ensino da aprendizagem do atletismo é vinculado a aspectos lúdicos, onde o brincar permite o desenvolvimento das capacidades motoras básicas, possibilitando a vivência de diferentes situações, favorecendo o desenvolvimento global da criança. “Os materiais e equipamentos serão convencionais e adaptados, adequados às necessidades do ensino. O método consiste em exercícios e jogos lúdicos destinados a estimular as capacidades coordenativas, executivas e controle inibitório”, detalha.


Três Objetivos da ODS 

Prestes a completar dezessete anos de atuação, o Instituto Cidadania Através do Esporte (CADES) nasceu do ideal de democratizar o acesso ao esporte, promover os valores do esporte educacional e transformar vidas através do ESPORTE, ou seja, ele tem como missão promover cidadania e inclusão social levando educação, qualidade de vida, fortalecimento da família e prevenção.

A identificação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas contemplados pela atuação do CADES norteiam a gestão no planejamento estratégico e articulação com a sociedade, setores públicos, empresas e atores sociais. Dentre as ODS contempladas nesse projeto, podemos destacar: ODS 3 – Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, ODS 4 – Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e ODS 10 - Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.

“A prática esportiva estimula o raciocínio estratégico, a criatividade, a resolução de problemas e a tomada de decisões rápidas, além de ser um instrumento de inclusão social e o miniatletismo nas escolas será mais um instrumento que utilizaremos na tentativa de transformamos vidas de crianças e adolescentes por meio do fortalecimento de vínculos sociais e melhoria da qualidade de vida deles”, finaliza Adriana.

Todas as informações e projetos realizados, em execução e em captação estão disponíveis em https://www.institutocades.org.br/




Bayer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados