Estudo realizado
pela LWSA, aponta eletroeletrônicos, eletrodomésticos e roupas como itens mais
desejados pelos consumidoresDivulgação
Cartões de crédito
e Pix são as principais formas de pagamento; 83% pretendem parcelar as compras
em até 12 vezes
A Pesquisa de Intenção de Compras, realizada por
Tray, Bling, Melhor Envio e Vindi, marcas da LWSA, com mais de 3 mil pessoas em
todo país, mostra que o consumidor brasileiro tem se preparado cada vez mais
cedo para a Black Friday. De acordo com o levantamento, 62% dos consumidores
pretendem gastar até R$ 3 mil nas promoções, enquanto 64,3% planejam as
compras, 44% têm guardado dinheiro nos últimos meses e 20,3% vão reservar parte
do 13o salário para aproveitar as ofertas.
Segundo o levantamento, 96% dos consumidores
planejam fazer compras online na Black Friday 2024. Deles, 87% realizaram
compras no mesmo período em 2023. Entre os produtos mais buscados, 51%
afirmaram que devem comprar eletrônicos (Smartphone, computadores, TVs), 46%
planejam a compra de roupas e 45% querem adquirir eletrodomésticos.
A maior parte dos consumidores (75%) disse que
pretende fazer compras para a Black Friday em marketplaces, seguido por
sites próprios das marcas e quanto a forma de pagamento, 75% dos consumidores
preferem pagar com cartão de crédito, 23,2% com PIX e 83% pretendem parcelar as
compras em até 12 vezes. “Na Black Friday, o parcelamento no cartão de
crédito é preferido por consumidores devido à possibilidade de diluir
pagamentos sem comprometer o orçamento, além de maximizar benefícios como
milhas e cashback. A confiança no cartão de crédito e a popularidade crescente
do PIX, que oferece conveniência e gratificação instantânea, são fatores que
destacam um consumidor que busca flexibilidade e controle financeiro. Do lado
dos lojistas, essas modalidades aumentam o ticket médio, eliminam objeções de
compra e garantem liquidez imediata, especialmente útil em períodos de alta
demanda”, avalia Monisi Costa, diretora de Payments da Vindi.
Redes sociais das marcas e
anúncios são principal atrativo para consumidores
A pesquisa de Intenção de Compra para Black Friday
2024 mostra que os consumidores começam a pesquisar produtos e preços com
antecedência. Para 57%, sites e redes sociais das empresas são a
principal forma de se informar sobre os descontos. Os perfis focados em
promoções e descontos das redes sociais (24%), e-mails promocionais (37 %),
sites de comparação de preços (25%), canais e/ou grupos no WhatsApp focados em
descontos (20%), influenciadores digitais (18%) e informativos das lojas/marcas
no WhatsApp (17%) são outros meios de pesquisa de promoções utilizados pelos
consumidores.
Eles revelaram ainda os fatores que influenciam a
compra: 65% citaram anúncios de internet, 59% as redes sociais e 19% os
influenciadores digitais. “Neste período pré-Black Friday, conhecer os hábitos
do consumidor e onde estão as fontes em que ele confia para decidir a compra é
um grande diferencial para os lojistas. E a grande novidade que chama a atenção
neste ano em relação ao anterior é a consolidação dos canais de ofertas nos
aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e Telegram. Isso mostra que em pouco
tempo essa opção já figura na preferência do brasileiro, inclusive superando
outras bem estabelecidas, como os influenciadores, por exemplo”, disse Marcelo
Navarini, diretor do Bling.
Frete é fator decisório de
compra
Quase 60% dos entrevistados afirmam que o valor do
frete é um fator muito importante e decisivo para as compras online. Quase 40%
dos entrevistados não estariam dispostos a pagar um valor de envio mais caro
para receber o seu produto com mais rapidez.
Entre os pontos listados na pesquisa sobre o que
faria o consumidor desistir de comprar mesmo diante de uma boa oferta na Black
Friday foram taxas de frete (57%), preços mais altos do que em períodos sem
oferta (50%), não confiar na loja (45%), nota baixa em sites de reputação
(43%), avaliações ruins nas redes sociais (42%) e desconto/oferta não ser
atrativo o bastante para a Black Friday (40%).
"Com a consolidação da Black Friday no Brasil,
os consumidores passaram a analisar de forma cada vez mais criteriosa as
ofertas para o período, buscando comparar preços, conhecer a reputação da
empresa em sites de venda, entre outros pontos antes de decidir pela compra.
Isso ressalta a importância do lojista destacar claramente os diferenciais e
benefícios que oferece, garantindo uma comunicação eficaz das vantagens
associadas à compra para seu cliente. Além disso, a data demonstra a
necessidade dos lojistas cultivarem bom relacionamento com seus clientes e boas
avaliações ao longo do ano para que as suas ofertas sejam potencializadas pelo
respeito adquirido pela sua marca." analisa Thiago Mazeto, diretor da Tray.
Segundo o levantamento, 57% desistiram da compra
devido às taxas de frete e 50% revelaram que não comprariam se os preços fossem
mais altos do que em períodos sem oferta. “Durante a Black Friday 2024,
oferecer frete grátis para produtos específicos ou para compras acima de um
determinado valor cria um incentivo irresistível para que os consumidores
finalizem suas compras, aumentando o valor do carrinho. Destacar a rapidez da
entrega como um diferencial competitivo, promovendo prazos de entrega curtos e
cumprindo-os de forma consistente, é importante porque vai fazer aquele cliente
criar uma impressão positiva e ficar propenso a comprar novamente na mesma
loja”, afirma Vanessa Bianculli, gerente de marketing do Melhor Envio.
*Para o estudo, a pedido da
LWSA, a Opinion Box entrevistou 3087 consumidores, com idade acima de 16 anos
de todo o Brasil e de todas as classes sociais, entre 12 e 23 de setembro de
2024. A margem de erro da pesquisa é de 1,7 pontos percentuais.
LWSA
Para mais informações, acesse
Nenhum comentário:
Postar um comentário