Dados e atendimentos realizados pelo projeto apontam como Prefeitura de São Paulo falha na atualização cadastral e pode deixar famílias em risco de perder benefícios
A partir de amanhã, 22 de outubro, pessoas que visitarem agências na Caixa Econômica Federal em Itaquera, Zona Leste de São Paulo, terão a oportunidade de conhecer o projeto "Ju do Bolsa", iniciativa que utiliza a inteligência artificial (IA) para tornar mais fácil e rápida a busca por informações sobre direitos e benefícios sociais. Nos três dias de ativação, que acontece na semana de pagamento do Bolsa Família, promotoras uniformizadas estarão estrategicamente posicionadas para explicar o que é a "Ju do Bolsa", seus objetivos, e como ela pode auxiliar beneficiárias/os deste e de outros programas sociais. A ação acontece nos dias 22, 23 e 24 de outubro, das 10h às 16h, nas proximidades das agências.
Com o mote “O
direito é seu, a Ju tira suas dúvidas”, a "Ju do Bolsa" foi criada
para auxiliar beneficiárias/os e potenciais elegíveis ao Cadastro Único dos
programas sociais (CadÚnico), que é necessário para acessar programas
conhecidos, como o Bolsa Família. O projeto oferece e facilita o acesso a
informações públicas, confiáveis e de qualidade.
Como forma de atrair o público, brindes serão distribuídos para proporcionar uma experiência de relaxamento e bem-estar, com kit de escalda-pés em garrafa de vidro, mini toalha, bacia plástica e ecobag.
Prefeitura
de São Paulo falha na atualização cadastral do Bolsa Família
Dados levantados pelo projeto destacam como a relação entre o Bolsa Família e as prefeituras é um fator determinante para assegurar que as famílias continuem a receber o benefício, e como problemas locais de gestão podem gerar grandes obstáculos. No entanto, as dificuldades de agendamento e a precariedade do atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) têm dificultado a atualização de cadastros, gerando o bloqueio ou cancelamento do benefício para muitas famílias.
Em São Paulo, cerca de 403.267 famílias foram inseridas em processos de revisão cadastral ou averiguação em 2024, mas a taxa de atualização cadastral no município é de apenas 77,4%, abaixo da média nacional de 86,7%. Isso representa um grande número de famílias em risco de perderem o Bolsa Família, devido à falta de vagas e atendimento nos CRAS.
A situação é particularmente crítica em algumas regiões, como Itaquera, onde 53.564 famílias estão cadastradas e 11.639 precisam passar por averiguação, e São Miguel Paulista, com 71.267 famílias cadastradas e 15.710 em necessidade de revisão. A disparidade entre a demanda e a capacidade de atendimento é evidente, com São Paulo figurando como o terceiro pior estado do país em cobertura de CRAS, conforme levantamento da PUC-SP.
"Entre julho e outubro deste ano, mais de 31 mil pessoas foram atendidas pela Ju, sendo mais de 50% desses contatos de pessoas da cidade de São Paulo. Mais de 30% das dúvidas são relacionadas ao bloqueio, à suspensão e ao cancelamento do Bolsa Família. Além disso, também são questionados pontos sobre o cadastro e recebimento do benefício, que têm relação direta com o trabalho feito pelas gestões municipais", afirma Paola Carvalho, assistente social e diretora da Rede Brasileira da Renda Básica, que participa do projeto. Saiba mais.
SERVIÇO
Atendimento
público “Ju do Bolsa”
Data: 22, 23 e 28 de outubro
Horário: Das 10h às 16h
Local:
Proximidades de agências da Caixa
Econômica Federal em Itaquera, São Paulo
Rua Américo Salvador Novelli,
427
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