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sexta-feira, 2 de agosto de 2024

O que é psicologia positiva e como gestores podem aplicá-la nas empresas

Abordagem pode ajudar a promover a satisfação dos colaboradores e o bem-estar no ambiente organizacional


A Psicologia Positiva dá ênfase ao que há de melhor em cada um e esse reconhecimento traz mais felicidade, estimulando as equipes a serem engajadas

 

Desde a infância, somos ensinados a focar naquilo que nos falta, nas nossas fraquezas, nas áreas em que não nos destacamos. Um exemplo clássico e prático disso é que se um aluno não vai bem em uma determinada disciplina, passa a reforçar seus estudos justamente nessa matéria. A Psicologia Positiva trabalha justamente na contramão: focar nas forças individuais, nos aspectos positivos da vida e no desenvolvimento do potencial humano. 

A abordagem surgiu na década de 1990 e representa uma mudança de paradigma na Psicologia, direcionando o foco para o estudo e promoção dos aspectos positivos da vida. Martin Seligman, considerado o pai da Psicologia Positiva, liderou esse movimento, destacando a importância de compreender o humano para além das questões patológicas. 

“A Psicologia Positiva busca promover o crescimento pessoal, o bom funcionamento e a qualidade de vida. Isso é alcançado através do estudo de diversos fatores, como emoções positivas, forças pessoais, relacionamentos saudáveis, significado e propósito, além de técnicas e experiências. É uma área muito prática, com uma série de ferramentas que podem ser aplicadas no dia a dia, tanto na vida pessoal e profissional quanto nas empresas”, explica Soraia Schutel, cofundadora da escola de formação de lideranças Sonata Brasil e especialista em psicologia social pela Universidade Estatal de São Petersburgo.

 

Benefícios para as empresas 

Aplicar a Psicologia Positiva nas empresas oferece uma série de benefícios. De acordo com Soraia, ao promover o bem-estar dos colaboradores, cria-se uma cultura organizacional que valoriza o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. A abordagem também dá ênfase ao que há de melhor em cada um e esse reconhecimento traz mais felicidade e realização para o ambiente, estimulando as equipes a serem mais engajadas, produtivas e comprometidas com os objetivos da empresa. 

Além disso, a Psicologia Positiva ajuda a desenvolver resiliência, confiança e habilidades de adaptação, essenciais em um ambiente de negócios sujeito a mudanças rápidas e incertezas constantes. Isso prepara líderes e equipes para lidar com desafios e crises, mantendo o desempenho e a eficácia ao utilizar, por exemplo, a inteligência emocional e as habilidades das pessoas do time para lidar com cada situação.

 

Como aplicar a Psicologia Positiva na gestão 

Como vimos, a Psicologia Positiva desempenha um papel muito importante na promoção de ambientes de trabalho saudáveis, colaborativos, sustentáveis e produtivos. Mas a grande dúvida dos gestores é como aplicá-la no dia a dia. Soraia Schutel lista algumas formas.
 

Cultivar um clima de trabalho positivo: Os líderes podem promover um clima de trabalho positivo incentivando a comunicação aberta, o apoio entre os membros da equipe e o reconhecimento do trabalho bem executado. Isso pode ser feito através de parabenizações, feedbacks construtivos e celebração de conquistas individuais e coletivas.

 

Desenvolver forças pessoais: Identificar e desenvolver as forças pessoais dos colaboradores é fundamental. Isso pode envolver desde testes para o mapeamento das principais características e competências, até a atribuição de tarefas que demandem essas habilidades, bem como o fornecimento de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

 

Ter clareza do propósito e servir de inspiração: Os colaboradores de hoje não querem mais apenas um chefe. Eles procuram inspiração em seus líderes. Nesse sentido, a psicologia positiva pode auxiliar as lideranças a terem mais clareza do seu propósito e dos objetivos da empresa. Um líder que sabe onde quer chegar, consegue direcionar melhor sua equipe, isso motiva os colaboradores e faz eles se sentirem mais engajados e comprometidos com o trabalho.

 

Focar no crescimento e no desenvolvimento: Em vez de apenas se concentrar em corrigir problemas, os líderes podem adotar uma abordagem que valorize o desenvolvimento e o aprendizado. Isso pode ser feito através de programas de treinamento, mentorias e feedbacks.

 

Para aprender a teoria e a prática 

Compreendendo a importância da Psicologia Positiva, a escola Sonata Brasil lançou a nova edição de uma imersão internacional para Portugal, que oferece, em parceria com o Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, uma certificação na área. O programa já tem data para acontecer: será entre os dias 22 a 27 de setembro, e foi 100% customizado para lideranças brasileiras. 

“A imersão combina excelência acadêmica com experiências práticas e culturais, oferecendo aos participantes uma oportunidade única de aprofundar seu conhecimento em Psicologia Positiva. É uma formação para pessoas interessadas no desenvolvimento humano”, complementa a cofundadora da escola, Soraia Schutel. 

Durante as aulas, os participantes da imersão vão estudar sobre a Psicologia Positiva aplicada a três pilares: ao indivíduo, às organizações e às nações. O objetivo do programa é capacitar os alunos com conhecimentos, habilidades e ferramentas práticas em Psicologia Positiva, e também os inspirar a se tornarem lideranças que promovam o bem-estar, a busca de sentido, a humanização e o sucesso sustentável.
 

Soraia Schutel - Empreendedora e cofundadora da Sonata Brasil, escola de desenvolvimento de lideranças. Possui experiência executiva e empreendedora internacional de duas décadas. É Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estudou em renomadas escolas como Harvard Business School, Universidade de Montreal-Canadá, Schumacher College-Inglaterra, Faculdade de Psicologia da Universidade Estatal de São Petersburgo.


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