Pesquisar no Blog

quinta-feira, 25 de julho de 2024

“LESÕES NO JOELHO, POR QUE TÃO FREQUENTES?”, ESPECIALISTA RESPONDE

Você já se perguntou o que o jogador Neymar, o ator Keanu Reeves e o cantor Sam Smith têm em comum? Se sua resposta for nada, você está enganado, todos eles sofreram um trauma no joelho. Confira!
 

Não é incomum vermos diversos nomes da mídia sofrerem com lesões no joelho, mas por que essas lesões acontecem com tanta frequência? A resposta está na complexidade da articulação do joelho e nos diversos fatores que podem contribuir para seu comprometimento, de acordo com especialistas, mas cada situação indica uma causa do princípio da lesão.
 

Caso a caso: O que aconteceu? 

Em dezembro do ano passado, o jogador Neymar recebeu o diagnóstico de ruptura no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo e também de uma lesão no menisco, depois da partida contra o Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, somando a segunda e terceira lesão do atleta apenas no ano de 2023. Ao que tudo indica, o jogador deve estar se recuperando, já que na semana passada (16) retornou aos treinos pelo Al-Hilal. 


Ainda no futebol, na última quarta-feira (17), Piquerez, do Palmeiras, sofreu também uma lesão no joelho depois da partida contra o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro e precisou recorrer ao tratamento cirúrgico. 

Já nos palcos, ou melhor, nas pistas de esqui, o cantor Sam Smith, contou no programa ‘Sidetracked with Annie and Nick’, da BBC, que também foi acometido por uma lesão no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho enquanto esquiava em uma pista perigosa. 

“O ligamento rompeu completamente e eu decidi não seguir o caminho cirúrgico, mas basicamente não consegui andar com essa perna por um mês”, disse o ícone pop. Sam ainda dividiu que estava lutando contra a ansiedade há anos, então usou o acontecimento como “uma desculpa para colocar minha vida em ordem”. Atualmente, o cantor já se recuperou da lesão e está em turnê internacional. 

Ainda de Hollywood, porém diretamente das telas de cinema, o ator Keanu Reeves, mais conhecido como John Wick, contou hoje (24) que sofreu grave lesão no joelho depois de gravar uma cena externa da comédia ‘Good Fortune’. O ator disse que entrou rapidamente em uma casa para se proteger do frio, quando tropeçou em um objeto e acabou batendo com o joelho no chão, quebrando sua patela “como uma batata chips”, disse.

 

Por que, então, lesões como essa são tão comuns? 

Segundo a fisioterapeuta e Diretora Clínica do Instituto Trata de Guarulhos, Raquel Silvério, as lesões no joelho são comuns devido a uma combinação de fatores, como predisposições anatômicas e genéticas, e externos, como atividades físicas intensas e acidentes. “A articulação do joelho é uma das mais complexas e sobrecarregadas do corpo humano, o que a torna especialmente vulnerável a danos”, completa a especialista. 

Raquel ainda explica que embora o joelho seja uma articulação exposta e sujeita a impactos diretos, a alta incidência de lesões está relacionada à sua função complexa e ao papel crítico que desempenha no movimento e na sustentação do peso do corpo. 

“O joelho precisa manter um delicado equilíbrio entre mobilidade e estabilidade, o que o torna ainda mais suscetível a lesões, tanto por traumas, como por uso excessivo ou até mesmo por fatores biomecânicos. Além disso, a falta de condicionamento adequado e a execução incorreta de movimentos podem aumentar esse risco considerávelmente”, explica Raquel. 

A fisioterapeuta também diz que é comum vermos esse tipo de lesão acontecer durante as práticas esportivas graças à natureza intensa e dinâmica dessas atividades. Esportes frequentemente envolvem movimentos bruscos, mudanças rápidas de direção, saltos, aterrissagens e contatos físicos, que podem colocar uma sobrecarga na articulação do joelho. 

Para prevenir esses incidentes, mesmo em ambientes não-esportivos, Raquel indica algumas medidas gerais: 

  • Antes de qualquer atividade física, faça um aquecimento para preparar os músculos e articulações. Isso pode incluir alongamentos dinâmicos e exercícios leves;
  • Fortalecer os músculos ao redor do joelho, como os quadríceps, isquiotibiais e panturrilhas, proporciona maior estabilidade à articulação. Exercícios específicos podem ajudar a reduzir o risco de lesões;
  • Manter uma técnica correta durante qualquer atividade física é essencial. Movimentos inadequados ou mal executados podem sobrecarregar o joelho e levar a lesões. 

“Além dessas dicas, o autoconhecimento, o preparo adequado e cuidados direcionados são fundamentais para proteger a articulação e manter a saúde a longo prazo”, finaliza a especialista.

 

Raquel Silvério - Fisioterapeuta e Diretora Clínica do Instituto Trata, a profissional possui especialização em fisioterapia músculo esquelética pela Santa Casa de São Paulo, além de formação em terapia manual ortopédica nos conceitos Maitland e Mulligan e forte experiência em tratamentos da coluna vertebral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados