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segunda-feira, 6 de maio de 2024

Especialista revela como consultorias de RH superam as barreiras impostas pelo mercado

Segundo Alisson Souza, CEO e fundador da abler, construir uma relação de confiança é o primeiro passo para se destacar na área de recrutamento e seleção


No dinâmico cenário de recrutamento e seleção, as consultorias de RH enfrentam desafios que podem impactar diretamente sua eficácia e sucesso. Desde a falta de talentos qualificados até a pressão por resultados rápidos, essas dificuldades exigem soluções inovadoras e adaptativas. 

De acordo com Alisson Souza, CEO e fundador da abler, startup que tem o propósito de ampliar a empregabilidade, a escassez de talentos qualificados é um dos principais desafios enfrentados pelas consultorias de recrutamento e seleção. “Encontrar um profissional com as habilidades e experiências necessárias pode ser uma tarefa difícil e demorada, resultando em processos de recrutamento prolongados”, revela.

O especialista alerta que essa dificuldade para preencher vagas pode gerar insatisfação de clientes e até a perda de oportunidades de negócio para a consultoria. “Para superar esse desafio, a consultoria pode investir em um banco de talentos para expandir a atração de profissionais qualificados. Além disso, promover a marca empregadora em conjunto com os clientes pode ser uma boa alternativa”, pontua.

O mercado de recrutamento e seleção é altamente competitivo, dificultando a vida das consultorias em criar oportunidades de crescimento e destaque perante a concorrência, afetando preços, margem de lucro e impactando diretamente na qualidade dos serviços oferecidos. “Para superar esse desafio, é importante investir nos diferenciais da consultoria, para que atendam melhor aos clientes”, declara. 

Para Alisson, promover a marca empregadora é uma excelente estratégia para ganhar destaque no mercado. “Assim como se manter atualizado sobre as tendências e inovações no mercado, adaptando constantemente a estratégia da consultoria para permanecer relevante e competitiva”, relata.


Gerenciamento de processos e pressão por resultados

O gerenciamento de muitos processos é uma tarefa comum para as consultorias de recrutamento e seleção, especialmente aquelas que lidam com um grande volume de vagas e candidatos. “Coordenar e acompanhar tudo simultaneamente pode ser complicado e exige máxima atenção aos detalhes. Afinal, envolve o sucesso dos clientes. Para conseguir contornar isso, é importante contar com sistemas e ferramentas de gerenciamento que possam ajudar a automatizar e simplificar os processos seletivos”, revela.

O CEO acredita que o uso de software de recrutamento e seleção de candidatos (ATS) ou outras tecnologias podem ajudar a organizar e acompanhar o processo em cada etapa do ciclo de contratação. “Além disso, é fundamental estabelecer processos claros e consistentes para garantir uma execução eficiente”, pontua.

Em uma consultoria de RH, muitas vezes os clientes esperam que as suas demandas sejam resolvidas de forma mais rápida do que a realidade permite. “Essa cobrança pode criar uma pressão adicional sobre os recrutadores para preencher vagas rapidamente e atender às expectativas dos clientes. Para contornar esse desafio, a primeira coisa a se fazer é alinhar as expectativas desde o início do processo de recrutamento e seleção, fornecendo uma estimativa realista do tempo necessário para preencher uma vaga e garantir uma comunicação aberta e transparente”, ressalta.


Experiência do candidato

Segundo Alisson, oferecer uma experiência positiva e satisfatória é um dos maiores desafios para qualquer recrutador. Principalmente, porque o processo de seleção do candidato pode impactar a reputação da consultoria, seja de forma positiva ou negativa. “Uma experiência ruim pode afastar potenciais talentos dos processos seletivos. Em consequência disso, perde-se a reputação, clientes, dinheiro e bons profissionais”, alerta.

É preciso adotar estratégias que tornem a jornada dos candidatos mais positiva. “É possível começar oferecendo uma comunicação clara e transparente ao longo de todo o processo. Fornecer e solicitar feedbacks construtivos aos candidatos irá ajudar a consultoria. Afinal, essas informações podem ter bons insights para melhorar a experiência do candidato e fazer ajustes conforme necessário”, declara.

Vale lembrar que a falta de diversidade pode limitar a capacidade das empresas de atender às necessidades do seu público. “As consultorias devem contar com políticas de inclusão, além de educar seus clientes a respeito de adotar práticas inclusivas”. 


Definição do perfil ideal

Ter um perfil ideal de candidato é a maneira mais eficiente e prática de ter em que se basear para encontrar um profissional qualificado. “Uma descrição de vaga mal elaborada ou imprecisa pode dificultar a identificação dos talentos certos. Por isso, é importante que a consultoria trabalhe de perto com os clientes para entender melhor suas necessidades e expectativas em relação à vaga. Assim, é possível definir melhor as prioridades e ajustar conforme a realidade da empresa e do mercado”, revela.

Mapear o perfil comportamental dos candidatos é crucial para garantir a compatibilidade entre o profissional e a cultura organizacional da empresa. “É uma tarefa muito importante, mas que pode ser desafiadora devido à complexidade das características e à necessidade de interpretar os resultados das avaliações”, pontua.

Para superar esse desafio, é fundamental utilizar ferramentas e metodologias de avaliação comportamental confiável, como o DISC®, que é o modelo mais utilizado no Brasil. “Esse tipo de ferramenta pode fornecer insights sobre estilo de comunicação, capacidade de trabalho em equipe e demais características relevantes para a função”, relata.

Ao mapear o perfil comportamental dos candidatos de forma precisa e objetiva, as consultorias podem garantir que os profissionais mais adequados e alinhados com a cultura da empresa sejam selecionados.


Custos operacionais e gestão da marca

Para Alisson, é fundamental identificar e eliminar desperdícios, como o tempo gasto em processos muito longos. “Investir na automação de tarefas repetitivas e o uso de tecnologias para otimização dos processos pode ser útil. Dessa maneira, é possível diminuir o tempo gasto nos processos, fechar vagas mais rapidamente e reduzir o número de ferramentas usadas, centralizando tudo em um único local”, aconselha. 

Outra opção pode ser o mapeamento de canais que atraem mais candidatos. Assim, ao invés de gastar muito com divulgação, investe-se recursos em que há mais chances de conseguir bons resultados.

Elevar a reputação da consultoria é essencial, facilitando a atração de talentos qualificados, potenciais clientes e mais oportunidades de negócio. “É preciso investir na construção e manutenção de uma marca forte e positiva. Mas isso não significa pagar publicidade, por exemplo. Um trabalho realizado de forma eficiente pode fazer esse trabalho de branding naturalmente. Promover ações internas como treinamentos, valorização e investimento nos colaboradores é uma excelente maneira de construir uma reputação de confiança, credibilidade e bom trabalho”, declara.


Adaptação às novas tecnologias

Frequentemente estão surgindo novas ferramentas e plataformas no mercado, e é difícil acompanhar tudo. No entanto, é importante estar atento a isso para permanecer competitivo e relevante. “Essas mudanças podem exigir investimentos significativos em treinamento, desenvolvimento e infraestrutura. Por isso, é importante escolher ferramentas que sejam eficientes e possam se adaptar às necessidades da consultoria. Pensar nisso é fundamental para garantir que os recrutadores estejam prontos para enfrentar os desafios do futuro”, finaliza.

  

Alisson Souza - Trabalha há 15 anos no mercado de Tecnologia, sendo os oito últimos no mercado de Recrutamento e Seleção, onde foi Gestor de Tecnologia da Informação em uma das maiores consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil. Pós-graduado em Startups e Future Management pela HSM University, é apaixonado por inovação, negócios digitais e R&S. No final de 2017 co-fundou a abler, plataforma para Recrutamento e Seleção (SaaS – ATS) 100% focada no aumento de produtividade e consequentemente na redução do tempo de fechamento das vagas. Neste negócio já auxiliou mais de 300 clientes a fechar 110 mil vagas na média, em 15 dias.
 
abler
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