Programação
do Detran-SP reuniu ações na capital e no interior, palestras da Escola
Paulista de Trânsito (EPT), nova plataforma de dados e campanha educativa em
todos os meios de comunicaçãoOperação Direção Segura Integrada (ODSI) em Marília
A edição 2024 do Maio Amarelo termina com um saldo positivo de atividades para um trânsito mais seguro nas cidades paulistas. Foram mais de 100 ações do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), em todo o estado, e um recorde de Operações de Direção Segura Integrada (ODSI) em comparação ao mesmo mês do ano passado. A arrancada do novo Infosiga, a programação especial de palestras da Escola Paulista de Trânsito (EPT) e a ativação de uma campanha de mídia educativa nos principais meios e veículos de mídia também estão entre os destaques de uma agenda que encampa um movimento internacional pela vida no trânsito.
Só de ODSI, a dois dias do fim do mês já haviam sido realizadas 62 pelo estado – 55% mais que em maio de 2023, quando foram feitas 40 operações. O número de veículos fiscalizados passa de 49 mil, com 1.265 recusas ao bafômetro, 66 infrações por direção sob influência de álcool e dez por crime de trânsito. A operação busca conscientizar e prevenir os sinistros causados pela mistura de álcool e direção. A iniciativa conta com o apoio das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.
O trabalho de conscientização é reforçado pela chegada do novo Infosiga, o portal do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito, do Detran-SP. Reestruturada ao longo de catorze meses, a plataforma infosiga.sp.gov.br foi ao ar em 16 de maio com novas funções e informações, como o ranking de mortalidade no trânsito no estado, que mostra as cidades com vias mais letais, análises avançadas com gráficos inclusive em 3D, e comparativos entre critérios diversos, como faixa etária, gênero e meio de transporte.
“O Infosiga surge como um aliado do gestor público na busca por medidas eficientes a favor da vida. A tecnologia é sempre um meio, não o fim, para entregarmos valor ao cidadão. A transformação digital permeia diversas ações do Detran-SP e deste Maio Amarelo, ao dar suporte e fornecer evidências que permitam pautar campanhas, ações educativas e intervenções em vias públicas”, diz o diretor-presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio. “De olho no Infosiga, podemos criar planos específicos para um determinado grupo social. A ferramenta nos permite ver, por exemplo, que os idosos são as principais vítimas de atropelamento e pedem olhar especial.”
O lançamento contou com um workshop da imprensa, uma forma de equipar esses importantes parceiros para a divulgação de números que devem ser do conhecimento de todos, para que todos, do nível individual à gestão pública, tomem as melhores decisões em benefício de toda a sociedade. Com dados dos 645 municípios de São Paulo, o site fornece evidências precisas para a criação de políticas públicas eficazes.
Com o mesmo objetivo, de despertar a
reflexão sobre a importância do cuidado e da segurança no trânsito, foi
disparada na televisão, rádio, internet e mobiliário urbano a campanha “De zero a sem em um piscar de olhos”, em que “sem” se refere à perda da vida por imprudência
nas ruas e avenidas. Questões como velocidade, atenção à sinalização e respeito
à faixa de pedestres são tratadas nas peças, dirigidas a motoristas de carros, motociclistas, ciclistas,
caminhoneiros e sobretudo pedestres.
Elo mais frágil da cadeia viária,
como apontam os dados do novo Infosiga, os pedestres foram o principal alvo
deste Maio Amarelo. Em abril deste ano, os sinistros com
óbitos de pedestres tiveram aumento de 36%: foram 121 mortes, contra 89 no
mesmo mês de 2023. No acumulado do primeiro quadrimestre, o crescimento foi de
10,4% – 402 óbitos de janeiro a abril, contra 364 no mesmo intervalo do ano
passado. Além de não contar com proteção em torno do corpo, os pedestres são,
muitas vezes, idosos, com mobilidade reduzida.Rodovia Mirim em Araçatuba: parceria com a
Polícia Rodoviária para as crianças receberem
orientação de como se comportarem no trânsito
Palestras e
compromisso seguem no ar
Uma das marcas deste Maio Amarelo foi o compromisso perene com a causa que ele representa. Transmitidas pelo canal oficial do Detran-SP no YouTube e já com mais de 3 mil visualizações, as palestras realizadas pela Escola Paulista de Trânsito (EPT) seguirão no ar, lembrando a importância de revisitar tópicos como o significado do movimento, lançado em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), o valor da direção defensiva, o perigo do uso do celular ao volante, o risco das lesões por acidente e empatia como estratégia para a segurança nas vias.
A palestra “Representação do Maio Amarelo”, por exemplo, traz dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que mostram que o Brasil é o 5° país do mundo em vítimas de trânsito, que 95% dos sinistros são causados por descuido, não por imperícia e que cerca de 60% dos leitos hospitalares e 50% dos centros cirúrgicos do Sistema Único de Saúde (SUS) são ocupados por vítimas do trânsito. “Meu pedido é para que a gente dê o primeiro passo rumo a uma linguagem menos violenta, além de um comportamento de paz”, disse a palestrante convidada, Silvana Barbaric, gestora de Educação da Gerência da Universidade Corporativa da Companhia de Engenharia de Tráfego (UniCET).
Comunicação também foi tema da palestra que uniu Mércia Gomes, representante do Observatório Nacional de Segurança Viária e membro do Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo (Cetran-SP), e Paula Toco, jornalista especializada em transporte, com mais de 223 mil seguidores no Instagram. Repórter do programa Pé na Estrada, transmitido pelo SBT e pela rádio MassaFM, Paula endossou o valor do conhecimento e do uso de uma linguagem que permita a transmissão de mensagens relevantes ao maior número de pessoas – como ela busca fazer nas redes sociais. Mércia defendeu a educação como via para o aprimoramento. “A educação está no topo da pirâmide. Agimos no individual para atingir o coletivo”, disse a conselheira.
Confira, abaixo, a relação completa
das palestras, que podem ser vistas no Youtube:
·
“Representação do Maio Amarelo”, com Silvana Barbaric, da
Companhia de Engenharia de Tráfego (CET)
·
“A prevenção começa na educação e na comunicação”, apresentada por
Mércia Gomes, do Observatório Nacional de Segurança Viária e Paula Toco, do
Trucão Comunicação em Transportes
·
“A importância da direção defensiva na segurança do trânsito”,
apresentada por Eliseu Ruiz, do Centro Educacional de Valorização de Trânsito
(Cevat)
·
“Comportamento seguro, não para o celular no volante”, apresentada
por Mauricio Gomes e Antonio, do Centro de Especialização, Aperfeiçoamento e
Capacitação de Condutores (CEACC) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
·
“Acidentes de trânsito, o que você precisa saber sobre amputação”,
apresentada por Roberto Enéas, da Associação Brasileira Ortopedia Técnica
(Abotec)
·
“Empatia no trânsito começa por você”, com Rosely Fantoni -
Observatório Nacional de Segurança Viária
Ações
na capital e no interior
O raio das
iniciativas educativas do Maio Amarelo se expandiu pelo interior do estado, na
direção das diversas Superintendências Regionais do Detran-SP: Araçatuba,
Araraquara, Bauru, Capital, Franca, São José dos Campos e Presidente Prudente,
entre outras. Foram feitas desde panfletagens a condutores e pedestres a testes
educativos do bafômetro em bares e restaurantes.
Na Região de
Araçatuba, a Rodovia Mirim levou crianças a palestras na base da Polícia
Rodoviária. Policiais e agentes do Detran-SP acompanharam as aulas, com
orientações sobre faixas de pedestres, respeito às leis e cuidados no
trânsito. Em outro momento, agentes abordaram ciclistas e motociclistas para
fornecer orientações e materiais, como selos refletivos para capacetes – e, no
caso das motos, antenas contra cerol, em parceria com a Concessionária Rondon e
a Polícia Rodoviária.
Na Região de
Araraquara, o teatro foi a linguagem usada para falar a motoristas e pedestres
sobre as normas a seguir, com orientações de agentes de trânsito antes e depois
dos espetáculos. Em Franca, agentes do Detran-SP
marcaram presença na Expoagro com estande próprio, onde orientaram os
visitantes, distribuíram panfletos educativos e brindes e realizaram mais de
700 testes de bafômetro. A ocasião foi oportuna para quem nunca havia visto um
etilômetro. A principal dúvida foi a respeito da tolerância zero. Mais de 35
mil pessoas circularam pelo evento, no último final de semana do mês (25 e 26
de maio).
Em Roseira, o
Detran-SP ainda participou da iniciativa Pé na Estrada para levar informação e
prevenção aos motoristas profissionais. O cuidado com os caminhoneiros reforça
o compromisso com profissionais que exercem atividades essenciais para a
sociedade. No evento, eles puderam tirar dúvidas sobre o bafômetro, valores de
infrações e tipos de enquadramento (infração administrativa, recusa e crime de
trânsito).
Na capital, a
mensagem de não combinar álcool com volante guiou atividades realizadas durante as bancas de exame prático, com os novos condutores como
público-alvo. A cidade de São Paulo foi palco também do Dia D do Maio Amarelo,
um dia (24) dedicado à propagação da segurança do trânsito nas estações Brás da
CPTM, Tatuapé do Metrô e no Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso da EMTU (em
Osasco), com apoio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Usuários de
transporte público foram abordados para receber materiais impressos e
orientações para respeitar a faixa de pedestres, evitar distração com o celular
e, mais uma vez, não beber antes de dirigir, ação que contou com testes
educativos do bafômetro (sem geração de multas).
Foi
dada a partida no Sistran
O Maio Amarelo de
2024 ainda contou com a reunião de implantação
do Sistema Estadual de Trânsito de São Paulo (Sistran), uma iniciativa pioneira
que permitirá encaminhar, com maior rapidez e qualidade, políticas públicas
voltadas à preservação da vida e à segurança viária. Integração e sinergia são
as palavras de ordem no Sistran-SP, como se viu naquele que foi o primeiro de
uma série de encontros mensais. A reunião selou a colaboração entre os diversos
membros da entidade, com troca de ideias e sugestões – como o fortalecimento da
rede de hospitais de trauma e campanhas para públicos específicos – e o anúncio
da reestruturação do Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo (Cetran-SP),
que ganhará um arcabouço de governança robusto para uma atuação mais forte na
coordenação dos esforços por um trânsito seguro no estado.
Criado pelo Decreto n° 68.347, de 29 de fevereiro de 2024, o Sistran surgiu com a missão de coordenar esforços e garantir a sintonia entre as ações em curso pelo trânsito. O objetivo é integrar órgãos e entidades no âmbito do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), assegurando sua atuação uniforme em todo o território paulista, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). E, ao elevar a capacidade de gestão do sistema, melhorar seus processos decisórios.
Entre as medidas
já previstas ou efetuadas pelo Sistran, estão a reativação do Observatório
Estadual de Trânsito e a ampliação do Programa Respeito à Vida, a capacitação
de agentes de trânsito e padroniza a sinalização nos municípios, gerando maior
compreensão e conscientização sobre a importância de um trânsito seguro.
Cabe também ao
Sistran propor e articular ações para a implementação do Pnatrans e para a
criação de uma Política e Plano Estadual com respeito à segurança, mobilidade,
defesa ambiental e educação para o trânsito, ponto que merece especial atenção
neste Maio Amarelo, por seu potencial de proteção à vida.
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