Plataforma multicanal, conteúdos interativos e outras iniciativas podem ser importantes para a comunicação interna dentro das organizações
De
acordo com pesquisa recente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
(Aberje), para 70% das companhias, nenhuma tarefa referente à comunicação
interna é mais desafiadora do que engajar gestores a serem comunicadores.
Esse dado demonstra como o aprimoramento da comunicação interna está cada vez
mais se tornando importante dentro das empresas para melhorar o diálogo com os
colaboradores, formando assim, um ambiente corporativo favorável ao
conhecimento e transparência das informações, que potencializam a participação
e harmonia dos times, acelerando os negócios.
“A
cada ano que se passa, a comunicação interna se mostra ainda mais estratégica e
indispensável nas organizações. Podemos dizer que essa relevância está
diretamente ligada às mudanças rápidas no cenário empresarial global e às
transformações e desafios na dinâmica entre empresas e colaboradores. Por essa
razão, cada vez mais as companhias observam a necessidade de melhorar esse
setor não apenas para participarem de uma tendência, mas como uma prática
necessária para competir no mercado”, enfatiza Eric Vazzoler, Gerente de
Marketing da Progic, empresa líder em TV Corporativa no Brasil.
Visando melhorar a comunicação das
empresas, o executivo listou algumas tendências da comunicação interna para
2024. Veja a seguir:
1. Influenciadores Internos
Assim
como acontece na internet, as empresas também possuem seus próprios
influenciadores internos: colaboradores que estão profundamente alinhados com a
cultura organizacional e que, de maneira natural, desempenham o papel de
influência.
Eles possuem um grande potencial de
engajar o time e ajudar a divulgar as campanhas e ações de endomarketing da
empresa, fortalecendo a cultura organizacional e desempenhando, de certa forma,
a função de embaixadores da marca.
2.
Experiência do
Colaborador
O
termo employee experience (experiência do colaborador), representa,
basicamente, a percepção do funcionário sobre toda a sua jornada e
vivências dentro de uma empresa. Diversos fatores são capazes de impactar
essa experiência, e entre eles estão o processo de onboarding, estrutura do
espaço de trabalho, a cultura organizacional e os benefícios oferecidos, por
exemplo.
Logo, essas ações internas são
indispensáveis para o atingimento de bons resultados em todos os setores de uma
empresa, isso porque por meio delas é possível proporcionar melhores
experiências aos colaboradores, fortalecendo a cultura e impactando nos
resultados da organização como um todo.
3.
Plataforma
Multicanal
A
plataforma multicanal de comunicação interna representa uma evolução bastante
significativa nas práticas de interação dentro das organizações. Em vez de
depender de um único canal de comunicação, essa abordagem utiliza diversos
meios para disseminar informações de mais forma eficaz entre os colaboradores.
Essa diversidade de canais permite uma
comunicação mais abrangente, atingindo públicos diversos e adaptando-se às
preferências individuais. Também facilita a obtenção de feedback instantâneo
dos colaboradores, que promove uma comunicação bidirecional, permitindo que os
funcionários compartilhem suas opiniões, tirem dúvidas e contribuam para a
conversa de maneira mais dinâmica.
4.
Conteúdos
Interativos
Os
conteúdos interativos na comunicação interna desempenham um papel essencial ao
transformar a forma como as organizações se conectam e envolvem os
colaboradores. Eles promovem a participação ativa do time, gerando mais
engajamento, identificação, compreensão e retenção de informações.
Essa estratégia dinâmica é fundamental
em um ambiente corporativo moderno, onde a atenção dos colaboradores é
disputada por diversas fontes de informação.
5.
Inteligência
Artificial
A
inteligência artificial se tornou, sem dúvidas, uma grande tendência de
investimento nas organizações para esse e os próximos anos e pode ajudar as
empresas a melhorar sua eficiência, aumentar sua competitividade e fornecer
soluções inovadoras para desafios antigos.
De forma resumida, podemos dizer que a
IA é uma área em constante evolução que está transformando a forma como as
pessoas interagem com as máquinas e como as empresas conduzem seus negócios.
Assim, essa tecnologia pode ajudar nas inúmeras atividades que são realizadas
diariamente no setor e na necessidade de inovação na forma em que elas são
entregues na empresa.
6.
Mensuração
O
acompanhamento das métricas e resultados da Comunicação Interna é essencial
para aprimorar continuamente as ações e estratégias da área, além de auxiliar
na demonstração de valor do setor para a alta liderança.
Por
meio de recursos analíticos e métricas específicas, as plataformas permitem
avaliar o alcance, a efetividade e o engajamento das mensagens entre os
colaboradores. Com dados concretos sobre a taxa de abertura, cliques e
interações, é possível identificar quais comunicados obtiveram maior sucesso e
quais precisam ser aprimorados, por exemplo.
Além disso, algumas plataformas
possibilitam a segmentação das mensagens para diferentes grupos de
colaboradores, como é o caso do aplicativo corporativo, o que facilita a
análise do impacto em cada segmento. Essa abordagem permite que os comunicadores
adaptem suas estratégias de acordo com as necessidades e interesses específicos
de cada público, tornando a comunicação mais relevante e eficaz.
7.
ESG
Atualmente,
na hora de comprar produtos ou serviços e investir em empresas, os investidores
e consumidores passaram a analisar outros fatores para além de preço, qualidade
e lucro, tais como a adoção de práticas sustentáveis, a responsabilidade social
da empresa e o nível de transparência.
Nesse
sentido, além dessa prática ser uma tendência, implementar a sigla tem se
tornado um pré-requisito para competir e sobreviver no mercado. Inclusive,
demonstrou-se que empresas que praticam essas boas ações tiveram um desempenho
financeiro melhor do que empresas que tiveram uma baixa pontuação de ESG.
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