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segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

5 dicas de segurança para proteger sua conta e cartões no Carnaval

Fabiana Saenz, diretora de Inteligência Antifraude do Mercado Pago, orienta foliões sobre os cuidados redobrados durante a maior festa popular do país

 

O Carnaval deve movimentar 9 bilhões de reais neste ano, valor 10% maior se comparado ao mesmo período de 2023, é o que estima a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De fantasia, adereços a alimentos e bebidas, os foliões devem estimular a economia durante o feriadão, mas é preciso tomar alguns cuidados com os pertences, como carteira e aparelho celular. A especialista Fabiana Saenz, diretora de Inteligência Antifraude do Mercado Pago - banco digital oficial do Carnaval de Rua de Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro - listou cinco dicas de como aproveitar a folia com segurança.

 

1.   Cuidado com golpes bancários feitos por ligações e falsos links de promoções

Fique atento ao receber e-mails, SMS, mensagens no WhatsApp e até ligações oferecendo promoções ou afirmando ser de bancos oferecendo vantagens relacionadas à data. "Sempre verifique quem é o remetente da mensagem que recebeu", alerta. Se for uma ligação de um suposto atendente do seu banco, desconfie e desligue, em seguida entre em contato com sua instituição bancária por meio dos canais oficiais para informar a possibilidade de golpe”.

 

2.          Aposte em doleiras e pochetes com zíper e mantenha-as fechadas 

As bolsinhas, pochetes, shoulders bags e doleiras são itens essenciais para levar os seus pertences no Carnaval, os acessórios são indispensáveis quando o assunto é: segurança. “Carregue seus pertences, como celular e carteira em doleiras e pochetes e coloque-as na frente do corpo. Use utensílios para lacrar sua pochete como cadarços com nó ou até um mosquetão - equipamento de segurança formado por um elo de metal com uma parte móvel -, que pode ser facilmente encontrado no Mercado Livre”, orienta Saenz. Existem também carteiras anti roubo, com proteção RFID, ou seja, evita que alguém realize uma transação sem o consentimento do cliente, apenas aproximando o cartão de uma maquininha sem que o dono do cartão perceba. 

 

3.          Leve o celular com todas as funções de segurança ativadas 

O celular já faz parte da rotina e dia a dia dos brasileiros e não deve ficar de fora da folia, afinal, aquela selfie com os amigos não pode faltar. De acordo com pesquisa recente do Mercado Pago, 60% dos brasileiros costuma levar celular aos bloquinhos e 1 a cada 3 usa o aparelho como meio de pagamento. “Os pagamentos digitais são uma facilidade tanto para consumidores como para os ambulantes, pois é rápido e seguro, no entanto, para evitar que acessem seus dados em caso de perda ou roubo é importante usar as funções de segurança disponíveis nos aparelhos, como autenticação em dois fatores, cadastro no programa Celular Seguro e biometria facial usando seu rosto ou digital para ativar o bloqueio do celular”, explica a especialista.  

 

No Mercado Pago, por exemplo, existe a funcionalidade “Pessoa de Confiança”, que permite adicionar outra pessoa à sua conta, possibilitando que ela reporte - como representante do titular - casos de roubo ou perda do celular. Dessa forma, o usuário consegue ter o apoio para bloquear rapidamente a sua conta, impedindo que bandidos façam transações financeiras. “Com o Pessoa de Confiança, o usuário pode convidar o pai, mãe ou cônjuge, por exemplo, para que o ajude a proteger a conta. E em caso de movimentação suspeita ou caso tenha seu telefone furtado ou roubado, essa pessoa pode reportar o problema de forma rápida e fácil através de uma pessoa de sua confiança”, ressalta a diretora de Inteligência Antifraude do Mercado Pago.

 

4.          Cuidado com seu cartão de crédito e débito

Segundo o Serasa, metade dos brasileiro possuem mais de dois cartões de crédito (52% contam com três ou mais cartões). Porém, segundo Fabiana Saenz, no Carnaval uma boa prática é levar apenas o essencial. “Não leve todos os seus cartões com você, escolha apenas um para a folia”, destaca a especialista. Ao usar seu cartão no Carnaval, é importante conferir o valor no visor antes de efetuar o pagamento e sempre confirmar a compra por meio do uso de senha. “Com o grande fluxo de pessoas, recomendamos que os usuários configurem o cartão para pedir senha - mesmo com uso de aproximação (NFC) - para evitar utilização indevida em caso de perda do dispositivo. Outra opção é apostar em cartões físicos, que não tenham informações da conta e do usuário, como nome e número do cartão, diante disso, em caso de perda ou roubo os bandidos não terão acesso aos seus dados. “No Mercado Pago a versão física do cartão não possui informações pessoais impressas para preservar a segurança  do usuário (nome completo, numeração, data de vencimento e código de segurança)”, lembra. 

 

5.          Em caso de perda ou roubo, avise seu banco e as autoridades imediatamente

Ao perceber que perdeu o celular, foi furtado ou vítima de roubo, entre em contato com seu banco via canais de atendimento, que podem ser call centers ou acesso ao internet banking de outro dispositivo/ plataforma para solicitar o bloqueio da conta e cartões. “No Mercado Pago, por exemplo, é possível bloquear a conta por meio do site oficial: https://www.mercadopago.com.br/ ou pedindo que a sua pessoa de confiança realize a denúncia por você, é um processo rápido e seguro”, destaca Fabiana Saenz. 

 

Veja o passo a passo: 

Passo 1: acessar de qualquer dispositivo o site do Mercado Pago 

Passo 2: sem precisar fazer login, você pode reportar a perda ou roubo do celular 

Passo 3: clique em começar para reportar o ocorrido 

Passo 4: coloque o email que utiliza para se logar a conta

Passo 5: escolha o meio de comprovar que a conta pertence à você: reconhecimento facial ou envio de documento ou e-mail validando identidade 

O banco digital também mantém canais de atendimento oficiais, dentro e fora do aplicativo, para eventuais dúvidas e orientações: site (www.mercadopago.com.br/ajuda); botão ‘Ajuda/Fale Conosco’ no aplicativo e site, para contato por chat ou e-mail; ou ainda pelo telefone (0800 637 7246). 

 

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