Pesquisar no Blog

quinta-feira, 8 de junho de 2023

Transporte do Tatuzão entre Santos e São Paulo é feito em cerca de 4 horas por rodovias concedidas do Estado

 

Principal peça do equipamento que será usado nas escavações do túnel da extensão da Linha 2-Verde do Metrô subiu a serra nesta quarta-feira


O Governo do Estado realizou, na madrugada desta quarta-feira (7), o transporte do Main Drive, a principal peça do Tatuzão, máquina de 2,7 mil toneladas, que será utilizada na execução dos túneis da obra de extensão da Linha 2-Verde do Metrô. O deslocamento do equipamento entre a cidade de Santos e o Trecho Sul do Rodoanel levou cerca de quatro horas.

Mais de 30 profissionais da ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo e das concessionárias Ecovias e SPMar, além de homens da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), DER e da transportadora estiveram envolvidos diretamente na operação. O transporte teve início por volta das 23h e chegou ao Rodoanel às 3h30 aproximadamente. Com velocidade média de 5 km/h, o carregamento passou por trechos de neblina durante o percurso, mas a baixa visibilidade não afetou a operação.

“O planejamento do transporte de uma peça dessas leva de três a quatro meses para ser feito. É uma operação bastante complexa, com a participação de diversos órgãos do Estado, das prefeituras de Santos e São Paulo e das concessionárias. Todos esses órgãos têm de estar totalmente integrados para garantir que um transporte dessa magnitude seja feito com segurança, não somente da carga, mas de todos os usuários das rodovias e vias municipais", afirmou o diretor geral da ARTESP, Milton Persoli, que acompanhou a operação.

O Main Drive

O Main Drive tem cerca de 190 toneladas, e o conjunto todo do transporte - a carga somada ao caminhão e a carreta - chega a 325 toneladas. Somente essa peça tem 7,8 metros de comprimento e 6,65 metros de largura. O transporte foi feito pelas rodovias Anchieta (SP 150), Interligação Baixada (SPI-059/150), Imigrantes (SP 160), Rodoanel Mário Covas (SP 021) e SPA-086/021. Na madrugada anterior, de segunda-feira (5) para terça-feira (6), outras quatro megapeças do equipamento, com pesos entre 85 e 138 toneladas haviam sido transportadas pelo mesmo trajeto em operação similar.

As peças estão em uma área estratégica da malha da SPMar de onde seguirão pelas vias municipais com escolta da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que coordenará essa parte da operação nos próximos dias. As cargas serão levadas ao Complexo Rapadura, na região da Vila Carrão, Zona Leste da Capital. canteiro das obras da extensão da Linha 2-Verde.



O que é o Tatuzão?

O Tatuzão veio da China e chegou pelo Porto de Santos, de onde é transportado para São Paulo em várias partes. No total, a máquina pesa 2.740 toneladas e tem cerca de 100 metros de comprimento. A máquina será utilizada na escavação e construção de 7,5 quilômetros de túnel, incluindo a instalação dos anéis de concreto que sustentam a estrutura. A extensão da Linha 2-Verde terá, no total, 8,4 quilômetros de vias e oito estações cruzando a zona leste de São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados