Pesquisar no Blog

quarta-feira, 7 de junho de 2023

Dores nas costas: quando se preocupar e como aliviar?

Freepik
Fisioterapeuta explica que o desconforto na lombar interferir nas atividades diárias

 

Passar muito tempo sentado em frente ao computador com uma má postura, levantar objetos muito pesados ou realizar movimentos incorretos do corpo, são alguns dos possíveis motivos das dores nas costas. No entanto, existem circunstâncias que são mais graves e aumentam o risco do desconforto na lombar, fatores como sedentarismo, obesidade e tabagismo, e nesses casos, uma das recomendações é marcar uma consulta com um fisioterapeuta.

Existem várias causas que provocam dores nas costas, como doenças reumáticas, uso constante do celular, posição inadequadas ao realizar tarefas no trabalho e a lombalgia em mulheres grávidas. Pessoas que trabalham por muitas horas sentadas e sem pausa para se locomover ou fazer alongamentos podem estar mais propensas a sentirem esses desconfortos.

“Nenhum tipo de dor deve ser ignorado, pois, caso venha a se estender por um tempo, significa que pode indicar um problema. Desta forma os profissionais de saúde têm papel importante para avaliar, fazer as investigações e tratamentos pertinentes para minimizar ou eliminar o sofrimento do indivíduo”, explica a professora do curso de Fisioterapia da UNINASSAU Paulista, Vanessa Lapa.

A dor nas costas pode interferir nas atividades diárias, como o sono, causando dores intensas e crônicas. Elas podem também provocar alterações na sensibilidade e na força, mesmo sem movimento, se agravando quando a pessoa está deitada, tornando-se ainda mais difícil suportar. Para o diagnóstico, a radiografia pode ser útil, mas existem outros exames, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada, que podem ser mais indicados para avaliar esse tipo de queixa.

A fisioterapia se mostra como forma eficaz tanto para prevenção, quanto para tratamento no incômodo na lombar, ampliando o movimento, força muscular, entre outros benefícios. Os recursos terapêuticos incluem manobras manuais, cinesioterapia, mobilizações articulares, fisioterapia aquática, osteopatia, entre outros, sempre obedecendo às orientações médicas. O objetivo é que o paciente possa realizar suas atividades diárias com a maior qualidade de vida, eliminando as dores.

“A má postura é uma das causas principal, e é importante orientar a sociedade como se sentar no ambiente de trabalho ou até mesmo em casa. Após a avaliação, o fisioterapeuta deverá definir o plano de tratamento com o objetivo de realizá-lo. Dentre as técnicas disponíveis, temos a Osteopatia, Pilates, alongamentos, mobilidades articulares, fisioterapia aquática, acupuntura e acupuntura auricular, tudo dependendo da indicação ou contraindicação. A importância que o corpo esteja sempre em movimento”, ressalta a fisioterapeuta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados