Plann- Pexels |
Literalmente de A a Z, de administradores a zootecnistas, a lista de profissões que podem atuar como profissionais liberais inclui dezenas de categorias, tais como advogados, dentistas, médicos, terapeutas, agrônomos, arquitetos, contadores, corretores, economistas, engenheiros, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos, entre muitas outras.
Em
razão de trabalharem de forma autônoma e em um ambiente cada vez mais
concorrido, milhões desses profissionais precisam trabalhar o próprio
marketing, algo que não costuma ser ensinado nas faculdades. E, em 2023, é
impossível falar em marketing sem presença digital. Matheus Marcondes, fundador
da Smile University, edtech de gestão e marketing, elencou 10
passos essenciais para que um profissional consiga posicionar-se e destacar-se
no mundo virtual e, por consequência, fechar negócios no mundo real.
1 – Tenha um site
Parece antiquado, né? Mas não! A cada dia, cerca de
5,5 milhões de pesquisas são feitas na internet, e mais de 60% delas são de
pessoas em busca de produtos ou serviços. E para onde os sites de busca
remetem? Para os sites! Por isso, os mecanismos de busca tornam-se peças muito
relevantes para quem pretende posicionar o seu empreendimento no mundo virtual,
atraindo interessados reais para o seu negócio.
2 – Cadastre-se no Google Meu Negócio
Quando se faz uma pesquisa por estabelecimentos
físicos no Google, principal buscador da internet, os empreendimentos que
recebem destaque – com localização, telefone e horário de funcionamento – são
aqueles cadastrados no Google Meu Negócio. Por isso, incluir seu negócio na
ferramenta é indispensável.
3 – Esteja nas redes sociais
Não há como escapar: hoje, para ser competitivo, os
profissionais liberais precisam estar nas redes sociais. Mas fique atento: as
redes são diferentes e atraem e têm impactos diferentes em públicos diferentes.
Por isso, é importante que o profissional procure entender em quais redes
comunicar-se com seus clientes.
4 – Use o WhatsApp Business
A versão do app voltada para empresas inclui vários
benefícios. Entre os principais estão a possibilidade de utilização de
etiquetas personalizadas, separando os clientes por categorias distintas, e a
criação de um catálogo virtual, com descrição, fotos e preço de seus produtos.
5 – Conheça o Marketplace
A plataforma destina-se exclusivamente a vendas de
produtos e serviços. Disponível no Facebook e no Instagram, é uma boa vitrine
para quem precisa expor seu trabalho.
6 – Mantenha um blog corporativo
Os blogs são ótimas ferramentas para se estabelecer
uma relação com clientes e potenciais clientes. Neste espaço, o profissional
pode oferecer textos que agreguem valor aos leitores e que, além de estimularem
a venda de seus produtos ou serviços, servirão para construir e reforçar sua
imagem e autoridade no respetivo segmento de atuação.
7 - Invista em anúncios
Em algumas
situações, investir em tráfego pago pode ser interessante. Os anúncios podem
ser feitos tanto no Google com nas redes sociais, podendo ser segmentados
conforme o público que se pretenda impactar.
8 – Faça e-mail marketing
Parece demodê, mas essa ainda é uma ferramenta
bastante útil de comunicação com os clientes. No entanto, vale um alerta:
cuidado para não torrar a paciência do seu destinatário. Um e-mail marketing
será mais assertivo quando for parte de um plano de comunicação planejado e
estruturado.
9 – Seja ágil e constante
De nada
adianta manter site, blog e redes sociais e não atualizá-los ou responder aos
contatos por eles gerados de forma ágil. Por isso, publique conteúdos
relevantes com frequência, responda aos contatos recebidos por e-mail e redes
sociais e envie e-mails para clientes que já compraram ou fizeram contato,
sempre com o cuidado de não exagerar, fazendo com que seu endereço vá parar na
lista de spam.
10 – Estude marketing digital
Para que o conjunto de ações acima funcione, estude as
principais técnicas de marketing digital. Exemplo: para que seu site e blog
apareçam com destaque nas primeiras páginas do Google, é importante que sejam
otimizados para SEO (search engine optimization ou otimização de mecanismos de
busca). Mas essa é apenas uma técnica. Há diversas outras, como marketing de
conteúdo, análise concorrencial, otimização de conversão, gestão de redes
sociais, mídia paga etc. E conhecê-las – e aplicá-las – fará com que você se
destaque na multidão digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário