Pesquisar no Blog

sexta-feira, 17 de março de 2023

Sono, sujeira e sol: os três eSSes da imunidade

Quem dorme, seus males espanta. Numa adaptação livre da expressão, o sono está para o corpo como o canto está para a alma. E os males, nesse caso, são – literalmente – as doenças.  

É que, um sistema imunológico fortalecido está diretamente ligado às noites de sono bem dormidas. 

O sono reparador reverbera por todo o organismo, acompanhado de benefícios que se estendem à saúde mental e do cérebro.
“Sono é fundamental para a higienização do cérebro. Nós temos a produção de uma proteína chamada beta amilóide que está diretamente ligada à doença de Alzheimer. Temos no sono um mecanismo de filtragem que atua nessa proteína e quando você dorme mal você prejudica o processo de filtragem e eliminação dela”, detalha o nutricionista, educador físico e professor do Puravida PRIME, Marcelo Carvalho. 

Segundo o especialista, dormir menos que o indicado é um dos passos rumo ao déficit cognitivo e de memória.  

Desdobramentos que esbarram no sistema imunológico, uma vez que o sono inadequado leva à busca por alimentos ultraprocessados e hiper palatáveis. “Então você entra no overfeeding, com excesso calórico, comprometendo seu sistema imune e até a função muscular”, o professor do Puravida PRIME.  

O looping reforça a necessidade de reorganização de hábitos – movimento que vai ao encontro do que propõe a Medicina do Estilo de Vida, abordagem na qual a construção da saúde é resultado de um conjunto de fatores. 

“O sistema imunológico é constituído por pilares. Quando você vai investir sua saúde, seus hábitos, dia após dia nesses pilares, você vai edificando uma estrutura forte, rígida e resistente. Então não adianta somente suplementar alimento X ou somente cuidar do sono ou somente ter um bom manejo do estresse. Você tem que ter bons hábitos de maneira geral e continuada”, explica o nutricionista e também professor do Puravida PRIME, Paulo Mendes. 


Imunidade fortalecida

Composta por dois grupos, a imunidade tem a versão inata, que acompanha o indivíduo desde a barriga da mãe e segue presente por toda vida; e a adquirida que, como o próprio nome sugere, é provocada pela exposição a agentes patogênicos.  

Num estilo de vida saudável há espaço para a inclusão da exposição consciente a situações que fogem da rotina, de forma alinhada aos hábitos positivos do cotidiano. 

Trilhas, por exemplo, são excelentes opções para se exercitar e colocar o organismo num ambiente em que não está habituado e com o qual terá que interagir, encontrando mecanismos para se proteger contra vírus, bactérias, fungos e demais ameaças presentes pelo caminho.  

“É o princípio da hormese, que consiste em expor seu corpo a um desequilíbrio fisiológico, mas não a ponto de você gerar um dano muito grande, fortalecendo a imunidade”, simplifica Paulo.  


Banho de sol 

Outra exposição é essencial para a manutenção de um sistema imunológico fortalecido.  

Tomar sol está entre as indicações para elevar os níveis de vitamina D, um dos nutrientes indispensáveis para a imunidade.  

Isso porque, segundo estudos, a vitamina D atua diretamente nas células de defesa e modula respostas imunes tanto no sistema inato quanto no adquirido.  

Além disso, manter os níveis adequados do nutriente no organismo auxilia na manutenção da saúde mental, sendo um forte aliado contra a depressão.  

Mas, atenção: não basta se esticar no sol. A recomendação médica é que essa exposição ocorra entre as 10h e 14h, janela temporal em que o sol libera raios ultravioleta B – responsáveis pela ativação da vitamina D ingerida por meio da alimentação ou suplementação. 

O professor do Puravida PRIME explica que é preciso expor de 40 a 45% do corpo ao sol, sem protetor solar, durante alguns minutos diariamente.  

O tempo total varia conforme a tonalidade da pele, dividida na escala de Fitzpatrick em seis tonalidades que guiam a variação desse tempo de exposição, que vai de 5 minutos a meia hora.  

“O tempo é chamado de DME – dose mínima de eritema -, que é o tempo que a pele leva para ficar vermelha. No caso de quem é muito branco, costuma ser de 5 a 7 minutos, tempo a partir de quando o sol começa a prejudicar a pele. Aí, você passa o protetor solar”, detalha Paulo.  

Bronzeado, saudável e feliz. Marcelo Carvalho faz questão de frisar: “Além de todos os benefícios, o sol tem o benefício cognitivo, na produção de neurotransmissores e síntese de serotonina – o hormônio da felicidade”. 

Se manter saudável vem junto com um combo de benefícios alcançados com hábitos prazerosos e saudáveis!


Bom lembrar 

A construção de um sistema imunológico fortalecido está diretamente ligada à manutenção de bons hábitos.  

Dormir bem, se expor a situações que ajudem o corpo a desenvolver resistência a agentes patogênicos diferentes e tomar sol são três dos pilares da imunidade.  

É possível fazer tudo isso sem fugir de uma rotina saudável, com atividades como o trekking ou ciclismo outdoor, por exemplo. 

Ao tomar sol, é fundamental lembrar da regra dos 40%, percentual que precisa estar exposto aos raios solares durante o intervalo temporal das 10h às 14h – sem protetor solar. Fique atento: o pulo do gato está em observar a reação da pele. Assim que ela ficar vermelha, é preciso aplicar o produto.  

E assim, sem muitos segredos, o sistema imunológico se mantém fortalecido enquanto você se diverte e descansa.  

  

Puravida


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados