Pesquisar no Blog

sexta-feira, 17 de março de 2023

Respiração, sono e viver bem: médicas mostram como esses temas estão entrelaçados

O ronco pode ser um aliado no rastreio de problemas respiratórios que levam a um cotidiano cansado, difícil e até mesmo doente. Três médicas otorrinolaringologistas desenham o mapa do sono saudável na semana do Dia Mundial do Sono (17/03)

 

"Ser Feliz É Dormir Bem e Respirar Pelo Nariz" é tema da proposta da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) para lembrar do Dia Mundial do Sono neste ano, nada melhor do que reunir especialistas em otorrinolaringologia para cercar o problema do ronco e da apneia, grandes vilões do sono e da vida de da população mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Para começar, o cuidado com o ronco é unânime no sentido de ser um indicador infalível de que algo não vai bem com a respiração durante o sono. Exceto em momentos específicos de resfriados e outras situações pontuais, o ronco não deve ser considerado normal na vida das pessoas. É o alerta da otorrinolaringologista do Hospital das Clínicas de São Paulo Dra. Maura Neves. "Roncar todas as noites ou roncar alto denota obstrução importante da passagem do ar e pode indicar a síndrome da apneia do sono, que interrompe a passagem do ar, diminuindo a quantidade de oxigênio no sangue", explica a especialista, destacando o que muitos sabem, mas poucos agem a respeito disso: "A presença da apneia do sono está associada, por exemplo, ao aumento do risco de hipertensão, insuficiência e arritmia cardíacas, derrame e diabetes." 

Engajada na missão de ajudar as pessoas a se conscientizarem sobre a gravidade dessa ocorrência, a otorrino Dra Roberta Pilla membro da ABORL-CCF -Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, preparou uma lista simples para identificar a presença da apneia: 

  1. Boca seca ao acordar
  2. Sonolência diurna ou fadiga
  3. Sono fragmentado
  4. Dor de cabeça matinal
  5. Dificuldade na concentração e perda de memória
  6. Irritabilidade 

A apneia é um dos problemas que prejudicam a qualidade do sono e de vida das pessoas, mas, ainda que não se desenvolva essa questão mais grave, a experiência da Dra Roberta mostra que a respiração pela boca, em si, já é suficiente para dificultar o dia a dia. Ela contextualiza: "O ar deve ser inspirado pelo nariz para ser filtrado, aquecido e umidificado antes de chegar aos pulmões. A respiração pela boca não é normal e precisa ser avaliada". 

Respirar pela boca pode acontecer por diversas razões, desde motivos anatômicos até quadros de rinite alérgica, desvios de septo, pólipos nasais, hipertrofias de conchas nasais, hipertrofia de adenóide e amígdalas palatinas, entre outras. Além dos sintomas que alertam para a apneia, dormir de boca aberta pode, segundo Dra. Roberta, levar a sintomas mais difíceis. "A curto e longo prazo o indivíduo pode começar a perceber uma hiperatividade, irritabilidade, desinteresse por atividades e agressividade, além de questões físicas, como alterações crânio esqueléticas, como rosto alongado, alteração na oclusão dentária, maxila pouco desenvolvida, lábio superior curto e entreaberto, narinas mais estreitas e palato ogival", detalha a médica.

 

Como saber se é grave? 

Dra Maura Neves chama a atenção para os cuidados de quem está preocupado com o sono, a respiração ou o ronco. "Deve ser feita uma avaliação do sono por um exame chamado Polissonografia, em que se verifica o tempo de sono, frequência cardíaca e porcentagens dos estágios de sono, além da quantidade de apneias e microdespertares". A otorrino conta que, em consulta, ela também avalia os sintomas clínicos, como a sonolência diurna, aquela que leva a cochilar em situações como assistir televisão, ler, andar de ônibus ou metrô, dirigir no trânsito etc. 

Identificadas as causas do ronco, ou da respiração bucal, ou mesmo a apneia, os tratamentos começam a ser considerados, como continua Dra Maura: "Em casos de apneia, há casos de cirurgia, uso de aparelhos intraorais, CPAP, fonoterapia para fortalecimento da musculatura do pescoço. Tudo depende da severidade da apneia". Para as condições que envolvem a respiração pela boca, a especialista cita o controle das rinites, a correção de desvio de septo, das amígdalas e adenóides, e ressalta a necessidade de avaliação do dentista e da fonoterapeuta como terapia multidisciplinar, se for o caso.

 

O que fazer para respirar melhor e, assim, dormir melhor? 

A médica otorrinolaringologista geral e pediátrica,Dra Carla Falsete preparou um guia de autocuidado para cuidar da respiração, que pode ser amiga ou inimiga da noite de sono: 

1. Pratique a respiração diafragmática: Ao respirar profundamente, seu diafragma, o músculo que ajuda a controlar a respiração, é ativado. Essa respiração ajuda a aumentar a capacidade pulmonar, reduzir o estresse e melhorar a oxigenação. Para praticar, deite-se de costas, com as mãos sobre o abdômen. Inspire profundamente pelo nariz e sinta o abdômen se expandir. Em seguida, expire lentamente pela boca, contraindo o abdômen. Repita por alguns minutos diariamente. 

2. Mantenha uma boa postura: A postura inadequada pode dificultar a respiração, especialmente se você permanecer sentado por longos períodos. Tente manter uma postura ereta, com os ombros para trás e o queixo levemente para cima. 

3. Tente evitar exposição a poluentes ambientais, como fumaça de cigarro, poluição do ar e produtos químicos irritantes. Use uma máscara em ambientes poluídos ou com muita poeira. 

4. Faça exercícios regularmente para melhorar a função pulmonar e a capacidade respiratória, além de fortalecer os músculos respiratórios. Escolha atividades que elevem sua frequência cardíaca, como caminhada rápida, corrida, natação, ciclismo ou dança. 

5. Mantenha seu corpo bem hidratado para manter a saúde das vias respiratórias, pois o muco que reveste o nariz, a garganta e os pulmões é composto principalmente de água. Quando o corpo está desidratado, o muco pode se tornar mais espesso e pegajoso, o que pode dificultar a respiração. 

6. Reduza o estresse, pois ele pode afetar a respiração, deixando-a mais superficial e acelerada. Práticas como meditação, ioga e tai chi podem ajudar a reduzir o estresse e melhorar a respiração. Também é importante identificar as fontes de estresse em sua vida e encontrar maneiras saudáveis de lidar com elas. 

7. Consulte um profissional da saúde especialista. Um médico otorrinolaringologista e um dentista podem ajudar a encontrar o tratamento específico com base no diagnóstico. 

 

Dra. Carla Falsete - CRM 101843 | RQE 71523 - Médica graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- Campus Sorocaba (2000), Residência médica em Otorrinolaringologia Geral e Pediátrica pela Clínica Médica Otorhinus (2004). Título de Especialista em Otorrinolaringologia Geral e Pediátrica e Cirurgia Cérvico Facial pela ABORL-CCF (desde 2005). Pós-graduada em Medicina Desportiva pela UNIFESP (2007). Preceptoria cirúrgica no Núcleo de Otorrinolaringologia de São Paulo (desde 2007). Psicoterapeuta formada Helper pelo Pathwork®️ (2018). Formação Médica ampliada pela Antroposofia (2020). Healthy lifestyle.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados