Digitalização faz
grupo de concessionárias alcançar 10 milhões de novos usuários, com 55% dos
atendimentos sendo convertidos em vendas
O digital é a escolha de mais de 90% dos
consumidores para pesquisar automóveis no processo de compra. O dado faz parte
do relatório da GearShift TNS Kantar, que mostra: a busca por informações no
ambiente on-line tem sido determinante para a tomada de decisão. Para
acompanhar a mudança de comportamento do consumidor, as concessionárias estão
apostando em sistemas híbridos, que têm o digital como pontapé inicial na
jornada de compra. Cada vez mais, a indústria automotiva deve combinar
elementos do mundo virtual com o do físico para personalizar ainda mais a
relação com o cliente.
"É preciso repensar a forma como as empresas
se posicionam em relação aos clientes e migrar para o on-line
sem esquecer da importância do atendimento humanizado", analisa Marcos
Pavesi, head comercial da Dealersites, startup que lidera
a digitalização do setor automotivo no Brasil. Com o olhar voltado para o
mercado, o especialista entende que uma jornada de compra enriquecedora começa
com estratégias alinhadas e integração de dados. "Não basta apenas fazer
bom uso dos recursos tecnológicos, tem que se preocupar também com a
performance de vendas e o ranqueamento do site", explica.
A transformação digital não é apenas um diferencial
competitivo, mas uma necessidade. Investir em inovação e tecnologia faz parte
da estratégia de concessionárias que entendem que essa é uma escolha
inteligente para alavancar os resultados. É o que acontece no Grupo Urca, que é
referência no país ao utilizar o meio digital como aliado para melhorar a
experiência de compra, o alcance de público e a eficiência de negociações. "Hoje,
a digitalização já é natural para o consumidor, que vê a tecnologia presente em
tarefas diárias e em vários segmentos do mercado. Por isso, acompanhar a
trajetória do cliente, desde o primeiro contato com a empresa até a aquisição
do carro, é uma receita de sucesso", reforça o gerente de CRM do Grupo
Urca, Edcarlos Silva.
Conectividade gera negócios
São 15 milhões de sessões e 10 milhões de novos
usuários que passaram pelo site do Grupo Urca apenas entre março e outubro de
2022. Os números são significativos, já que 73% dos agendamentos marcados pelo
site foram realizados e 55% convertidos em vendas. A nova aposta segue um
planejamento cuidadoso para acompanhar a sequência de bons resultados do grupo
que conta com mais de 15 concessionárias em Minas Gerais e Goiás. "Mês a
mês percebemos que a digitalização está trazendo resultados sólidos. Hoje, o
nosso grande sucesso vem ao encontro das parcerias que estabelecemos com
empresas como a Dealersites, que nos ajuda a fortalecer esse conceito de concessionária
do futuro", afirma Edcarlos.
O site é a primeira impressão que o cliente tem
sobre a concessionária, e precisa ser rápido, fácil de usar e apresentar
informações atualizadas sobre os veículos disponíveis. Após acompanhar de perto
as mudanças dentro do Grupo Urca, Marcos Pavesi percebe que a adoção de uma
estratégia digital e o investimento em soluções inovadoras são pontos
fundamentais para garantir a competitividade no mercado. "São grandes os
desafios na busca pela consolidação da venda de automóveis por meio do digital,
mas tudo é possível quando juntamos know-how de mercado combinado com as
melhores ferramentas", salienta o head comercial da Dealersites.
O futuro do mercado automotivo é virtual e algumas
concessionárias já estão se preparando para essa evolução. Nesse cenário, as
expectativas para os próximos anos são de que a venda de veículos de forma 100%
digital se torne uma rotina para consumidores e revendedores do mundo todo. No
Brasil não será diferente e as concessionárias que se adaptarem a esse novo
modelo de negócios mais cedo sairão na frente dos concorrentes. "Não
apenas os carros precisam ser mais tecnológicos, eficientes e sustentáveis,
chegou a hora do processo de venda ser digitalizado para gerar novas
experiências", conclui Edcarlos.
Dealersites
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