- Aplicativos de mensagem são o meio mais usado para
complementar e apoiar as vendas do e-commerce
- A maioria dos lojistas online escolheu o Instagram para
criação de conteúdo
- Dados são do NuvemCommerce 2023, estudo da Nuvemshop sobre o
comércio online das Pequenas e Médias empresas brasileiras
De acordo com o estudo NuvemCommerce 2023, realizado pela
Nuvemshop -- plataforma para criação de lojas online que é líder na América
Latina --, a maioria das pequenas e médias empresas online (89%) já utilizam as
redes sociais como canais de venda adicionais ao e-commerce. Aplicativos de
mensagens instantâneas são os mais utilizados (73%) e, em segundo lugar, o
Instagram Shopping (67%).
Quando o assunto é a divulgação de conteúdo de marca, as redes
sociais seguem com grande destaque. Cerca de 97% dos empreendedores afirmaram
criar conteúdo para sua marca no Instagram, seguido por Facebook (71%),
WhatsApp (63%) e TikTok (33%).
“Apesar da preferência dos lojistas pelo Instagram, o TikTok é a
rede social que mais cresce no Brasil. Em 2021 apenas 13% dos lojistas usaram o
TikTok para criação de conteúdo e em 2022 este número subiu para 33%. A
tendência é de crescimento, visto que a preferência por vídeos curtos segue
aumentando ao redor do mundo”, comenta Guilherme Pedroso, country manager da
Nuvemshop no Brasil.
De acordo com o relatório Transformação Digital na América Latina,
da Atlantico, em 2022, os brasileiros passaram 20 horas semanais no TikTok e 16
no Instagram. “Por conta do grande uso das redes sociais pelos consumidores, é
importante que o lojista consolide sua marca nesses espaços. Quem não está
presente está perdendo potenciais clientes para concorrentes e deixando de
estar em contato com os clientes que já conhecem a marca”, complementa o
executivo.
WhatsApp para relacionamento com o consumidor
A pesquisa da Nuvemshop também destaca a importância das redes
sociais para o contato do empreendedor com seus clientes. Apenas no último ano,
94% dos lojistas online utilizaram o WhatsApp para atendimento ao cliente. “O
uso das redes sociais para otimizar o atendimento é uma estratégia crescente e
que deve ser aproveitada pelos lojistas. Por meio de integrações com as lojas
virtuais, automação e chatbots é possível otimizar essa jornada, o chamado conversacional
commerce, aumentando as taxas de conversão e diminuindo o abandono de
carrinhos”, aponta Pedroso.
Marketing de influência também é destaque entre as PMEs
online
Outra tendência crescente mostrada pelo estudo é o marketing de
influência por meio de campanhas com influenciadores: apesar de 41% não
utilizarem a estratégia ainda, 21% afirmam ter interesse em fechar acordos com
influenciadores digitais para a promoção de suas marcas e produtos em 2023.
Já em relação a campanhas pagas e anúncios, o estudo aponta que a
maioria dos lojistas (60%) investe até mil reais por mês em tráfego pago, sendo
67% em Instagram Ads e 61% em Facebook Ads.
NuvemCommerce
materiais.nuvemshop.com.br/ebooks/nuvemcommerce
Nenhum comentário:
Postar um comentário