Pesquisar no Blog

sexta-feira, 17 de março de 2023

17 de março é Dia Mundial do Sono

Quem nunca teve vergonha de atender o telefone logo ao abrir os olhos? Mesmo sem ver o rosto, a voz de sono entrega qualquer um. O médico otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros, da capital paulista, explica porque isso acontece.

 

É natural que todo o corpo amanheça ligeiramente inchado: os olhos, as mãos, o rosto e o mesmo acontece com as pregas vocais. “Com o inchaço das cordas vocais, a voz se apresenta rouca e com um tom mais grave", fala o médico que explica como driblar a situação. O consumo à noite de álcool e de alimentos que estimulem a produção de suco gástrico podem levar a refluxo e, consequentemente, piora da voz.

Durante o café da manhã, ao mastigar e deglutir, essas movimentações da musculatura que envolvem a laringe (órgão onde se encontram as pregas vocais) além da movimentação dos órgãos articulatórios, como lábios, língua, mandíbula, bochechas vão colaborar para a melhora da articulação dos sons da fala e, consequentemente, na melhoria da qualidade da voz. “Mas, se precisar usar a voz com boa qualidade em curto espaço de tempo é importante fazer movimentos de rotação de língua e emissão de sons fricativos (contínuos) Z, J e V , sugere o especialista.

Dr. Bruno lembra que o ideal é deixar que as pregas vocais desinchem naturalmente com o passar das primeiras horas após acordado. E ainda, ela alerta que é preciso ficar de olho se essa rouquidão não desaparecer rapidamente. “Isso não deve durar por muito tempo no decorrer do dia. Rouquidão por tempo prolongado é um forte indicativo de que algo não está bem com as pregas vocais, daí é preciso buscar ajuda médica". 

 

FONTE:  Bruno Borges de Carvalho Barros - Médico especialista em otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e cirurgia cervico-facial. Mestre e fellow pela Universidade Federal de São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados