Quem acompanha o mercado de startups notou que 2022 não foi um ano
fácil. Foi o ano de apertar os cintos, recalcular rotas, analisar os pontos
fortes e investir cada vez mais neles. O ano que começou com altas expectativas
pelos grandes cheques que rolaram em 2021, mostrou-se em curso oposto durante
seu curso, tanto pelas repercussões de pandemia, varíola do macaco, M&As,
demissões em massa, quanto pela queda de crypto e tantas outras adversidades.
As startups tiveram que pesar bem as "burn rates" (taxas
de queima de caixa), estratégias de crescimento, investimento em equipe e
marketing e segurar todos os gastos. Tiveram de entender valuations mais
baixos, muitos declínios de captações e realmente provar seu valor para
manterem-se vivas.
O Brasil é um país especialmente empreendedor, ocupa o sétimo
lugar no ranking realizado anualmente pelo Global Entrepreneurship Monitor, que
tem parâmetros definidos para verificar o espírito empreendedor dos povos de
diferentes países. O mercado de inovação brasileiro é exemplo no mundo e atrai
investidores de todas as partes, mas, diante do cenário global, é necessário
uma readequação e forma de validação.
Minha carreira empreendedora surgiu justamente em um ano atípico:
2020, mas com o olhar voltado para tecnologia, foi possível evoluir muita coisa
em pouco tempo. O CalcLab é uma healthtech que surgiu via recursos próprios e
que agiliza e facilita a interpretação de exames laboratoriais, processando
resultados de 800 laboratórios, inclusive internacionais, para criação da
startup, convidei o professor Gabriel de Carvalho, que é referência no assunto,
para fazer parte. Dentro deste caminho, cada ano teve uma característica
mercadológica diferente e precisamos ser ágeis na tomada de decisão e atentos
ao que acontecia.
Nos dois primeiros anos, nos dedicamos a colocar toda inteligência
científica na criação de um software de ponta que concatenasse as combinações
para possíveis resultados que facilitariam a rotina de médicos e especialistas
em saúde. Já no ano de 2022 foi quando colocamos ‘o carro na rua’, geramos
conversa com investidores que estão caminhando, participamos de premiações e
trouxemos algumas para casa, expandimos nosso networking e ampliamos nosso leque.
Fizemos nossa lição de casa em relação ao nosso propósito,
tecnologia de ponta, cultura empresarial, números, metas e acompanhamento da
evolução estratégica, então para 2023, nossa meta é ter a rodada de captação
para expandir ainda mais nossa operação, aumentar o quadro de funcionários,
chegar a mais médicos para democratizar o acesso à saúde do paciente, a fim de
auxiliar o diagnóstico de pacientes, otimizando a consulta médica.
Finalizo o ano com o checklist empresarial mais do que concluído e
com as metas claras de onde vamos chegar, de modo sustentável e viável, sem
exageros e queima de caixa sem necessidade. Para 2023 o planejamento está feito e pronto para as adversidades que podem aparecer.
Karla Lacerda- idealizadora e CEO do
CalcLab, Vencedora do ‘Mulheres Empreendedoras 2022’ Finep e MCTI.
Nutricionista pós-graduada em Nutrição Funcional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário