Professor de Psicologia do UniCuritiba explica por que romantizar a sobrecarga de trabalho é um risco à saúde física, mental e emocional
O excesso de trabalho pode reduzir a produtividade. Essa é uma das principais conclusões de um estudo elaborado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Segundo o levantamento do organismo ligado à ONU, um terço dos profissionais do mundo trabalha mais de 48 horas semanais. A média de horas extras não remuneradas também cresceu de 7,3 para 9,2 horas por semana.
Psicólogo e
coordenador da Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho do Conselho
Regional de Psicologia em Curitiba, Guilherme Alcântara Ramos diz que há um
componente cultural que reforça esses números: a romantização da exaustão.
Segundo ele, as pessoas são reconhecidas por trabalhar nos finais de semana,
abrir mão das férias ou exceder, rotineiramente, a jornada diária.
“Para muita gente, dormir mal e viver sobrecarregado é a ‘prova’ de uma vida produtiva. Quem defende o contrário e valoriza horas de descanso e lazer recebe críticas, que são atribuídas à falta de objetivos, de determinação e de comprometimento com o futuro e o sucesso”, avalia o professor do curso de Psicologia no UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, o maior e o mais inovador ecossistema de ensino do país.
O problema,
explica Guilherme, é que ignorar a necessidade de descanso e de lazer afeta
tanto a saúde mental quanto o bom desempenho profissional. “O ócio é saudável,
assim como cuidar da alimentação, ter um sono de qualidade, fazer atividades
físicas e manter relacionamentos e interações sociais ou familiares. É o
equilíbrio disso tudo que torna as pessoas mais produtivas. Quem gerencia bem a
rotina de trabalho e de descanso toma decisões mais rapidamente e com mais qualidade.
Ou seja, produz mais.”
Tendência mundial
Milhões de
profissionais em todo o mundo trabalham demais porque acham que o sucesso está
relacionado ao total de horas que passam estudando ou trabalhando. Uma pesquisa
da Maxis GBN realizada em diversos países mostra essa tendência mundial.
Os Emirados Árabes
lideram o ranking. Por lá, cada trabalhador faz em média 24 horas extras por
mês. Estados Unidos e Hong Kong vêm logo atrás (23,2 horas extras mensais). O
Brasil aparece após a França, a Índia e a Rússia. Por aqui, de acordo com a
pesquisa, cada profissional faz cerca de 18 horas extras por mês.
O resultado,
reforça o estudo, é uma cultura improdutiva e insalubre, com aumento nos casos
de depressão, burnout e presenteísmo – quando o trabalhador está no local de
trabalho, mas não tem produtividade.
Dicas
para evitar a sobrecarga
Para quem deseja se livrar da síndrome de super-herói e da falsa ideia de que sucesso e dinheiro estão diretamente associados à uma rotina exaustiva de trabalho e de compromissos, o professor de Psicologia do UniCuritiba, Guilherme Alcântara Ramos, dá algumas dicas.
1) Tenha
como meta o equilíbrio entre trabalho, estudo e descanso. Não se torne um
escravo do dinheiro, da fama e do status.
2) O
dia deve ser dividido em três partes. Uma para o trabalho, uma para o lazer ou
a família e outra para o descanso.
3) A
sobrecarga de atividades compromete a energia vital, aumenta a ansiedade e
desencadeia sentimentos como decepção e frustração. Evite-a.
4) A
romantização da sobrecarga de trabalho coloca em risco a saúde física e mental.
Avalie se vale a pena comprometer o equilíbrio diário em prol de um objetivo
fora da realidade.
5) Não
aceite cargas excessivas de trabalho ou de compromissos. Estabeleça limites.
6) Não
incentive a sobrecarga ou romantize a exaustão. Se perceber que um familiar ou
amigo está excessivamente cansado, ofereça apoio e ajude-o a reorganizar a
agenda.
7) Se
você ou um conhecido precisar de ajuda, conte com um psicólogo ou médico para
iniciar um tratamento e recuperar sua saúde física e mental.
8) Não
incentive familiares ou amigos a permanecer em um emprego desgastante. Seja
aliado na busca por soluções e novos caminhos.
9) Defina
prioridades. Ninguém consegue fazer tudo ao mesmo tempo. Mantenha o foco no que
realmente é importante.
10) Aprenda a
administrar seu tempo e faça um planejamento das atividades do dia. Não
negligencie o descanso.
UniCuritiba
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