Começo de ano é época de refazer metas e planejamentos, seguir adiante como se uma nova chance nos fosse dada. É como um recomeço onde podemos estabelecer um novo marco zero. Sabemos, porém, que a tarefa de colocar em prática o que se imaginou pode ser mais difícil do que pode parecer à primeira vista. Para entender o que pode atravancar o processo, o psicanalista Ronaldo Coelho, da capital paulista, traz cinco pontos importantes a serem considerados.
O primeiro e mais importante é saber que para inserir algo em sua vida, algo vai ser perdido. Muitas pessoas acham que para ser fitness, por exemplo, basta querer e “ter força de vontade”. Mas não é assim que funciona. Para encaixar uma rotina de exercícios na sua vida, você terá que decidir do que vai abrir mão: tempo de descanso, do seu momento nas redes sociais, do seu descanso, do seu lazer. Enfim, esse tem que estava sendo utilizado com outra coisa será trocado por outra atividade.
Sendo assim, o segundo, terceiro e quarto pontos referem-se a se perguntar qual a real importância de cada coisa na sua vida. As coisas mais importantes, sem dúvida, são as atividades que garantem sua subsistência, seu trabalho, sua renda. Mesmo que implique uma mudança no seu trabalho, é fundamental um planejamento que garanta, de algum modo, sua renda.
Terceiro ponto vem ao lado do segundo. Tudo o que lhe faz feliz vale por si. É de fundamental importância preenchermos nosso tempo com o que nos faz feliz para que a vida seja prenhe de sentido. Sem momentos felizes, a vida passa a não mais valer a pena, e isso é muito importante de ser considerado.
Quarto ponto é pensar que se uma coisa é penosa, não lhe faz feliz enquanto se está fazendo e mesmo assim você vai ter que colocar ela no lugar de outra, então essa outra que você vai tirar da sua vida tem que ser muito bem escolhida. Muitas pessoas tentam tirar justamente momentos de descanso ou lazer, momentos de ócio. Vale lembrar que momentos de ócio e descanso são importantíssimos para que possamos trabalhar melhor, sermos mais criativos e produtivos, sem contar que essa recuperação do organismo é o único meio de se ter uma vida saudável sem se violentar.
O quinto e último ponto é calcular bem se a organização temporal bate com suas metas, se cabe na sua rotina e se você está realmente disposta a uma mudança de estilo de vida para alcançar aquilo que se propôs. Querer algo exige de nós um processo muito mais profundo do que simplesmente pular sete ondas e jogar para o universo para que ele lhe traga aquilo que pediu. Bora pegar as rédeas da própria vida?
Ronaldo Coelho - idealizador e professor do curso Análise do
Discurso na Clínica Psicanalítica, que tem por objetivo formar psicólogos e
psicanalistas para realizarem uma análise consistente de seus pacientes desde a
primeira sessão. Atua como psicanalista em seu consultório particular e mantém
o canal Conversa Psi no YouTube. Graduado em Psicologia (USP) e Mestre em
Psicologia Institucional (USP). Foi professor de Psicologia Médica do curso de
graduação de Medicina (UNIFESP) e preceptor da Residência Multiprofissional em
Saúde (UNIFESP). Trabalhou em hospitais como Hospital São Paulo e Hospital
Universitário da USP, onde, além da assistência aos pacientes e familiares,
realizava supervisão clínica de atendimentos psicológicos desenvolvidos por
estudantes e psicólogos, orientação de pesquisas e aulas em Psicologia
Hospitalar
Nenhum comentário:
Postar um comentário