Revisão é uma bateria de testes que diagnosticam a saúde do carro Envato |
Segundo o Instituto Scaringella Trânsito, a má conservação dos veículos é responsável por 30% dos acidentes nas estradas
Freios, pneus, bateria, escape e outras peças e
estruturas são essenciais para o bom funcionamento de um carro. Para evitar
prejuízos e acidentes, é de extrema importância que o automóvel seja seguro
para motorista e passageiros e para quem trafega nas mesmas vias. Segundo a
Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), de janeiro a agosto de 2022, mais
de 150 mil motoristas foram multados por conduzir veículos em mau estado de
conservação ou reprovados na avaliação de inspeção de segurança veicular. O
problema pode ser ainda maior. Em outra pesquisa do Instituto Scaringella
Trânsito, falhas relacionadas à manutenção dos pneus, freios, amortecedores,
níveis de óleo e de água, funcionamento de luzes e até mesmo o cinto de
segurança causam 30% dos acidentes nas estradas. Segundo o Código de Trânsito
Brasileiro (CTB), os carros em movimento devem estar em conformidade com
todas as exigências da lei, ou seja, precisam estar em um estado que não
coloque a vida de pessoas em risco.
Para isso, o serviço de revisão e check-up,
quando feito no prazo correto, evita danos ao automóvel e possíveis acidentes.
A manutenção preventiva ajuda também no momento da revenda, já que veículos bem
cuidados, estética e mecanicamente, atraem compradores com mais facilidade. A
revisão é uma bateria de testes que diagnosticam a saúde do carro. “Nesse
momento, é observado o estado de conservação e funcionamento de todos os
componentes e sistemas, sejam mecânicos ou elétricos. Existindo falhas ou
problemas que possam se agravar no futuro, a oficina responsável fará a
substituição preventiva de algumas peças”, explica o gerente comercial da Ford
Slaviero, Rogério Lechinski. Ele aconselha que é melhor investir em revisões
programadas do que se deparar com gastos maiores em uma manutenção corretiva.
O ideal é levar para a revisão a cada 12 meses ou
10 mil quilômetros. Todavia, esse prazo cai para a metade nos casos de veículos
com uso mais severo, isto é, os que rodam constantemente em trânsito lento. “É
importante destacar que os planos de manutenção definem prazos
específicos também para a troca de determinados componentes, como as velas de
ignição”, comenta o gerente.
Saiba quais itens não podem ficar de fora do check-up:
Escape
Um sistema de escapamento defeituoso pode
significar baixa eficiência de combustível, potência reduzida e, às vezes,
ventilação inadequada dos gases tóxicos que o motor produz.
Direção e suspensão
Peças de direção soltas, amortecedores ou molas
danificadas, montagens ou buchas quebradas ou gastas, e o veículo balançando ou
saltando, podem indicar problemas.
Pneus
Para evitar um pneu furado, é necessário um técnico
treinado para inspecionar o alinhamento e os pneus. A inspeção também pode
revelar desalinhamento, que diminui a vida útil dos pneus e reduz a eficiência
do combustível.
Freios
O sistema de freios é um dos recursos de segurança
mais importantes. Mas, como muitas outras peças, ele pode superaquecer caso não
tenha sido reparado há algum tempo. É imprescindível certificar que o sistema
esteja em ótimo estado.
Itens menores
Apesar de não configurarem problemas estruturais, é preciso atentar para alguns outros mecanismos do carro que podem causar falhas no futuro. Na hora da revisão, o técnico pode verificar os níveis de fluido, como óleo do motor; velas de ignição e filtros de óleo; combustível e ar; carga da bateria; sistema do ar condicionado; faróis e limpador de parabrisa.
Ford Slaviero
fordslaviero.com.br
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