De acordo com a pesquisa Turismo 2023,
53% da população pretende viajar no próximo ano Crédito: oxana v | Unsplash
Os destinos nacionais estão no topo do
ranking de desejos para 87% das pessoas
40% dos brasileiros planejam suas viagens entre 3 e 6 meses de antecedência
Além de todas as metas que estipulamos para um próximo ano,
viajar, arrumar a mala e cair na estrada é uma prioridade para mais da metade
dos brasileiros, segundo pesquisa da Hibou - empresa de pesquisa e insights de mercado e consumo. O
estudo “Turismo - 2023'' identificou os comportamentos e expectativas de
viagens a partir de painel digital com mais de 1200 brasileiros.
53% da população pretende viajar em 2023, mas 19% dos brasileiros
ainda estão decidindo. E quem gostaria e, infelizmente, não pode? 21% sentem
vontade de viajar, mas não vão; e 8% não querem e nem pretendem sair de casa.
De carro ou avião? 85% das pessoas se sentem seguras com meio de transporte
aéreo.
Malas prontas já no primeiro semestre de 2023. 67% dos brasileiros gostariam de viajar
entre dezembro deste ano até julho do ano que vem. Sendo 16% em dezembro/22 e
janeiro/23, cada; 6% em fevereiro; e 29% até julho. A partir de julho estão
18%.
Destinos nacionais despontam!
Como destino predileto, o Brasil desponta com 87% das intenções.
Destes, 60% pretendem fazer passeios por outros Estados, enquanto 27% pretendem
curtir o Estado em que moram. A Europa também está na mira e é uma preferência
para 23%. Os demais destinos citados foram América do Norte (11%), América
Latina (7%). África, Austrália/Oceania e Ásia (3%, cada), Outros (2%). 7% ainda
estão indecisos.
Destino internacional: EUA
53% dos brasileiros pretendem visitar os EUA e 3 em 10 turistas
planejam ir até 2023. O Top 3 norte americano é formado por New York (68%),
Orlando (64%) e Miami (53%). A América Airlines está no topo das companhias
preferidas para ir aos Estados Unidos por 37% e, entre os motivos que fazem os
brasileiros optarem por uma determinada companhia é formado por melhor
serviço/atendimento (39%); o melhor preço (33%) e as melhores aeronaves (30%).
Ao viajar para os EUA, os turistas têm em mente as inúmeras
possibilidades de aproveitar as atividades, os destinos urbanos misturam
lugares e boas compras: parques (65%), compras (61%), prédios famosos (52%),
gastronomia (48%), locais históricos (42%), passeios personalizados (41%),
museus (35%), shows (26%), locações de filmes e séries famosas (9%) e esportes
(8%).
Finanças e as Férias tão desejadas
A situação financeira é uma preocupação no momento de organizar
uma trip e foi apontada por 60%; outros fatores como a economia atual do
país (21%) e a cotação do dólar (17%) também estão no radar. Como herança da
Covid19, há 14% que temem a pandemia e outras doenças que têm surgido em menor
escala; e 10%, observam a garantia na higiene dos transportes, locais, manuseio
de malas. 26% encaram como desafio conciliar as agendas e encontrar uma data
disponível devido a compromissos, trabalho, calendário escolar, entre outros.
COVID19 volta a preocupar
Vale lembrar que muitos brasileiros ainda estão atentos aos
cuidados com a COVID19 e suas variantes. Assim, os viajantes consideram
importante que as empresas sigam protocolos de biossegurança.
Os kits de higiene com álcool em gel, por exemplo, inspira
segurança para 58%, bem como a embalagem individual dos alimentos entregues nos
voos (46%); o uso de máscaras por equipes de atendimentos (43%); higienização
de bagagem ao chegar ao destino (25%);Também foram considerados pontos
positivos de biossegurança: Maior digitalização que evita papéis e concentra
tudo no celular (36%); Higienização de carros para transfer ou deslocamentos a
cada viagem (36%) e impedimento de aglomeração em restaurantes (34%), são
outros exemplos.
A escolha do destino põe a mesa sim!
O destino brasileiro remete muito a história e boa comida. Quando
selecionam suas viagens nacionais, os brasileiros prezam por gastronomia (63%),
em primeiro lugar. Além disso, os locais históricos (58%), passeios personalizados
(47%) e parques (40%), estão na lista de atividades a fazer durante a viagem.
Já as compras estão na preferência de 32% deles.
Se tem uma coisa que o Brasileiro não deixa para última hora
é…
Os preparativos de viagem de 40% dos brasileiros começam entre 3 e
6 meses antes de seguirem rumo ao destino. Para 23% o período de 1 a 3 meses é
suficiente e 11% preparam apenas 1 mês antes de embarcarem. Para 20% um ano
antes é o ideal e 5% optaram por se programarem com mais de um ano de
antecedência.
“As empresas de turismo, passeios e o setor da hotelaria devem
começar o quanto antes as suas ativações. Com uma grande parcela de brasileiros
se preparando para viajar nos próximos seis meses, essa é a hora de criar
campanhas efetivas com promoções agressivas e atrativos que impactem”,
sugere Ligia Melo, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou.
Brasileiro fica em média 1 semana viajando
Os brasileiros querem curtir ao máximo seus dias de viagem e o
período perfeito permeia uma semana. Para 43%, o ideal é de 5 a 8 dias, e até 4
dias, para 8%. Entre aqueles que têm mais tempo para ficar na cidade escolhida,
o ideal é de 9 a 12 dias é o ideal (22%); 13 a 16 dias (17%); 17 a 20 dias
(5%); 25 dias ou mais (4%).
¼ das pessoas buscam hospedagem por aluguel de casa ou
apartamento
O sonho de quem viaja é assegurar que não surjam imprevistos que
gerem dor de cabeça. Assim, na hora de escolher a hospedagem, hotéis de uma
rede conhecida é a preferência de 47% dos brasileiros; 25% buscam por aluguel
por temporada, seja casa ou apartamento; e 11% preferem hotel boutique ou
independente.
Ranking das preocupações dos brasileiros na hora do
planejamento
Ao planejar a viagem, 4 entre 10 tópicos observados estão
relacionados às finanças. A maior parte dos turistas (57%) levam em
consideração a estação do ano e o clima do destino, porém, o bolso está em
evidência e os brasileiros observam:
Orçamento final - 50%
Forma de pagamento - 48%
Pacote promocional - 42%
Cotação do dólar - 16%
Os demais pontos são o roteiro envolvendo tudo que
desejam conhecer (42%); passagens com possibilidade de remarcação (21%); pacote
de parques/locais turísticos (20%); shows ou eventos na cidade e roteiros de
compras (6%, cada).
Metodologia
A pesquisa “Turismo - 2023” foi conduzida pela Hibou em Novembro
de 2022, por painel digital. 1289 brasileiros maiores de 18 anos participaram
do estudo, que apresenta 2,7% de margem de erro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário