Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Azia pós ceia: 3 dicas de como fugir dos problemas estomacais neste fim de ano

Divulgação- Freepik
Especialista dá dicas de como prevenir queimação, má digestão e refluxo nas festividades  

 

Fim de ano chegou e, com ele, as comilanças características da época. Quebra na rotina, refeições fartas e comidas muito pesadas próximas ao horário de dormir podem ocasionar alguns problemas estomacais, entre eles azia, refluxo ou má digestão. É preciso, neste momento, saber o que fazer para melhorar o desconforto, e se possível, evitá-lo. 

O médico gastroenterologista Rodrigo Aires de Castro, do Hospital Anchieta de Brasília, relembra que durante os comuns exageros entre Natal e Ano Novo, pessoas que não sofrem de doenças gástricas de forma crônica, também podem ser afetadas por elas. O cuidado deve ser redobrado.  

“Essas semanas que vamos passar entre dezembro e janeiro marcam, para a maioria das pessoas, um tempo de festejar. Então, normalmente, elas tendem a aproveitar mais, dormir em horários desregulados e desfrutar de comidas e bebidas. No entanto, esses abusos podem ocasionar alguns desconfortos após as festas”, conta o especialista. 

A queimação no estômago (azia) recorrente da Doença do Refluxo Gastroesofágico, má digestão, sensação de estômago cheio, náuseas, vômitos, diarréias ou outras possíveis patologias que acontecem pela imoderação de comidas e bebidas, podem ser evitadas por meio de bons hábitos alimentares, hidratação e prática regular de exercícios físicos.
 

Confira as dicas:

 

1- Não pule refeições 

Quem nunca pensou em passar um tempo maior sem se alimentar, para poder se esbaldar durante uma festa ou jantar? Essa prática é a receita perfeita para grandes exageros e, consequentemente, uma alimentação feita em excesso que ocasiona em desconfortos futuros. Em vez disso, opte por alimentos leves durante o dia, como saladas, verduras e frutas, evitando alimentos muito gordurosos e processados.
 

2- Não coma emocionalmente  

Em momentos sociais, não raramente, as pessoas são levadas pela empolgação e pela variedade de alimentos ali presentes e acabam “comendo com os olhos”. Coma em pequenas porções e vá repetindo caso sinta necessidade. Lembre-se de se alimentar conscientemente aproveitando o momento e saboreando cada mordida. Pensar no que não comeu ainda faz com que leve ainda mais tempo para a sensação de satisfação. 

 

3- Cuidado com as bebidas e escolha bem os seus alimentos  

Bebidas alcoólicas com moderação, escolher opções menos calóricas, com baixa quantidade de açúcares e conservantes são indispensáveis para quem busca manter o equilíbrio sem deixar de desfrutar de momentos divertidos com familiares e amigos. Seja responsável quanto ao uso de álcool e se possível o evite.  

“Ainda em relação aos excessos de fim de ano, sentir uma secura ou amargor na boca no dia seguinte, pode apontar a falta de hidratação do corpo. Então é bastante importante lembrar de beber bastante água, principalmente após os exageros”, completa o médico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados