Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Resooluções de bem-estar: 9 dicas para incorporar em 2023

9 dicas valiosas para ter mais saúde em 2023 

Que tal aproveitar a chegada de um novo ano para adquirir novos hábitos e garantir vida longa com mais saúde? Dr. Alexandre Parma, médico, fundador da startup hygia saúde e chefe do Departamento de Imagem em Radiologia da Santa Casa de Votuporanga, traz dicas importantes – daquelas para enquadrar e pendurar na parede – para se viver mais e com mais qualidade. 

Entre as recomendações de ouro do especialista, estão a importância de não exagerar na quantidade de alimentos ingeridos e de se relacionar – isso mesmo, ficar sozinho não faz bem à saúde. Acompanhe a lista e anote as dicas:


  1. Ame-se

Amor próprio é o início de tudo. Ame-se, e muito! Esse sentimento de autocuidado faz toda a diferença para uma vida com saúde e qualidade. 

 

  1. Coma o que te nutre.

Alimente-se de comida que tenha nutrientes, cores e sabores naturais. Evite açúcar, farinha branca em excesso, frituras e bebidas doces. Comemos muitas calorias e poucos nutrientes, entre vitaminas, minerais e fitoquímicos (substâncias que as plantas produzem e são muito benéficas para nós – como o resveratrol). Coma fibras, é barato e eficiente. Descasque mais e desembale quase nada. Coma proteína animal com moderação, capriche nos vegetais e consuma azeites extra virgens e castanhas naturais, também com moderação. Ah, e não se esqueça: beba muita água. Faça de seu alimento o seu remédio - já dizia Hipócrates, o pai da medicina.

 

  1. Não coma demais.

Alimentar-se bem significa alimentar-se com qualidade e não com quantidades excessivas. É comprovado que os mais longevos do mundo comem pouco. Não precisamos de muito para sobreviver e viver bem – isso, claro, quando não temos condições de saúde que nos obriguem a ingerir mais calorias.

 

  1. Durma bem.

Nascemos para ter um ciclo circadiano que respeita a exposição à luz, ao nosso astro maior, o Sol. Nós produzimos substâncias naturais, como a melatonina e o cortisol, que são liberados justamente nesse ciclo - tente segui-lo e sua vida mudará. Evite contato com computadores e celulares à noite, coma pouco e não faça ingestão de substâncias excitantes como a cafeína. Em geral, de 7 a 8 horas de sono são suficientes! Por falar em sol, tem um aforisma da saúde que diz: “onde entra o sol sai a doença”. Exponha-se a ele sempre que puder e reveze as áreas expostas. O sol é importante em situações metabólicas como a produção de vitamina D e outras.

 

  1. Mexa-se, movimente-se.

Tenha uma rotina de exercícios, eventualmente de maneira natural. Suba escadas e não use o elevador (caso não tenha contraindicações, obviamente); vá a pé (ou o caminho inteiro, ou salte um ponto antes); faça flexões e abdominais; corra, se puder; se tiver condições, vá até uma academia; tenha músculos fortes; levante-se da cadeira, ficar sentado por vários períodos é tão prejudicial quanto hábitos ruins como fumar, e está associado a doenças, como hipertensão, obesidade e outras ainda mais graves.

 

  1. Acalme-se, respire e tenha um propósito. 

Tire um momento para se aquietar, para meditar com uma música calma, sem pensar em nada. De preferência, entre 10 e 15 minutos antes de se levantar da cama. Aliás, acorde e não pegue seu celular, tampouco ligue a TV, abra um jornal ou computador. Respire fundo: conte até 20 ou 30, segure e vá soltando o ar lentamente. Repita por algumas vezes, tentando não pensar em nada. Tenha um hobby, como cultivar plantas, ler e se gostar; tenha uma religião, que também te ajudará a meditar, pensar no bem maior pra si mesmo e para humanidade. Comprovadamente, todos esses hábitos trazem saúde, bem-estar e longevidade saudável.

 

  1. Relacione-se

Conviver com seus entes queridos e cultivar amigos está comprovadamente associado a um incremento na longevidade. Seja feliz por ter pais e avós, filhos e netos, todos juntos e misturados. Se for casado ou tiver um relacionamento estável, invista nele, inclusive no relacionamento íntimo, pois aumenta hormônios da felicidade e, consequentemente, melhora a saúde.

 

  1. Não fume e beba pouco.

O hábito de fumar está na lista dos vilões da humanidade já há muito tempo. Busque todo o apoio necessário caso tenha esse vício, para que consiga parar o mais rápido possível. Se tiver o hábito de ingerir bebidas alcoólicas, não dirija e beba pouco, o suficiente para alegrar a alma e parar.

 

  1. Faça consultas e exames médicos.

Procure ajuda profissional, sempre que necessário e de maneira preventiva. Vá ao médico, do posto ou privado, (se puder e preferir), mas vá, ao menos uma vez ao ano. Faça os exames indicados. Descobrir condições de saúde e doenças precocemente faz toda a diferença. Cuide de seus dentes, do seu físico e da sua cabeça, com auxílio das pessoas preparadas para isso. 

 

 

hygia

www.hygiasaude.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados